O vereador Marcial Lima (Podemos) percorreu, recentemente, diversos pontos do pólo Turu para mostrar a vulnerabilidade da infraestrutura, que fica mais evidente no período chuvoso. Ele alertou que o Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde funciona o Laboratório de Meteorologia, indicou o início da estação das chuvas no norte do estado, onde está situada a capital.
Um dos pontos visitados por Marcial Lima foi a esquina da Rua Jaú com a Rua Equador, na Divineia, que dá acesso ao Habitacional Turu, Chácara Brasil, Planalto Turu e diversos outros bairros. No local, a camada asfáltica foi parcialmente destruída pelas primeiras chuvas deste mês de janeiro, afetando milhares de pessoas que moram ou circulam no trecho. Segundo o vereador, a deterioração do pavimento, após intervenção paliativa do poder público municipal no período de estiagem, nada mais é do que o resultado de uma obra mal executada.
Morador da região, Marcial Lima demonstra profunda preocupação com a fragilidade da infraestrutura de diversos bairros próximos, que tendem a sofrer ainda mais à medida que a estação chuvosa for se intensificando. Na Rua Pernambuco, na Chácara Brasil, interligada a vias interbairros e à Avenida General Arthur Carvalho, ele denunciou a existência de diversos buracos, que obrigam os condutores a fazer verdadeiro malabarismo ao trafegar e que durante temporais se transformam em armadilhas e chegam a furar pneus de veículos.
Matagal em calçada
Na Avenida 8 do Habitacional Turu, o transtorno é o mato que cobre a calçada e impede a locomoção de pedestres, sem contar o risco de ter que caminhar na pista, em meio ao trânsito, e o aspecto nada atrativo do ambiente, triste retrato do abandono.
O vereador também expôs a má conservação do trecho da Rua C, confluência da Avenida 5 do Habitacional Turu, nas imediações de uma loja do Grupo Mateus (a mais antiga) da Avenida São Luís Rei de França. Trata-se de mais uma vi mal-conservada e caótico, com mobilidade extremamente difícil. “O nosso papel de parlamentar estamos cumprindo aqui na capital, nas ruas, na Câmara Municipal e no meio do povo. Não podemos permitir que esse tipo de situação, comum em toda a cidade continue ocorrendo”, reforçou Marcial Lima.