Ambiente paradisíaco serviu de locação para cenas do filme “Vingadores – Guerra Infinita”, dos famosos estúdios Marvel
O Ministério do Turismo destacou o protagonismo de algumas regiões do Brasil em produções cinematográficas internacionais consagradas. O órgão federal exaltou a exuberância de algumas paisagens naturais nacionais como atrativo para produtores de cinema mundo afora e incluiu na lista o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que em 2018 serviu de locação para cenas de um longa-metragem dos famosos e prestigiados estúdios Marvel, um dos mais importantes de Hollywood (EUA).
Único cartão-postal do Nordeste a compor a lista divulgada pelo Ministério do Turismo, os Lençóis Maranhenses ganharam relevância por ter feito parte da ambientação do filme “Vingadores – Guerra Infinita”, sucesso mundial de bilheteria, cuja trama gira em torno da luta de um grupo de super-heróis formado por Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk e os Vingadores, que se unem para combater o maligno Thanos. Em uma missão para coletar todas as seis pedras infinitas, Thanos planeja usá-las para infligir sua vontade maléfica sobre a humanidade.
Apesar dos efeitos visuais aplicados, a imagem paradisíaca composta por dunas e grandes piscinas naturais assume a forma do planeta Vormir, que foi inspirado nos Lençóis Maranhenses. As cenas não foram filmadas no local, mas a Marvel enviou uma equipe para gravar a paisagem e utilizar no longa.
Gravações nos Lençóis
Em junho de 2017, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu cerca de 40 profissionais para as filmagens da produção da Marvel. O cartão-postal nordestino formado por dunas e espelhos-d’água se transformou no planeta Vormir na trama do longa-metragem.
Nos eventos do filme, o vilão Thanos leva a sua filha Gamora para o remoto e sombrio planeta, marcado pelas formas inconfundíveis da água e areia dos Lençóis Maranhenses em meio a muitos efeitos de computação gráfica. Em Vormir, Thanos busca o paradeiro da Joia da Alma, poderoso artefato importante para o seu plano de aniquilação.