Além de incrementar o turismo na região, o objetivo da obra é trazer mais benefícios para a comunidade, criando uma área de lazer que possibilitará, por exemplo, passeios e excursões
O Ministério do Turismo vai investir R$ 2,7 milhões na reforma e pavimentação da Praça São Francisco, em Peritoró, no Maranhão. O objetivo é incrementar mais um equipamento turístico, fortalecendo a região, que encanta os turistas com sua cultura nordestina, principalmente com a apresentação de quadrilhas, histórias do Bumba-meu-boi, Dança do Coco, Carnaval. A cidade também é conhecida como a terra da castanha.
Com o recurso, será possível realizar calçamento na Praça, construir bancos em concreto e em madeira, investir em iluminação pública, em mais áreas verdes, melhorar a sinalização, entre outros. A obra trará benefícios para turistas e também para a comunidade, já que os investimentos possibilitarão a melhoria do lazer de quem vive em Peritoró.
Para o Ministro do Turismo, Carlos Brito, esse tipo de obra fortalece a cultura local. “Não só estaremos criando uma estruturação adequada para receber a comunidade e fornecer qualidade de vida e lazer, estamos também investindo em um equipamento turístico que ajuda na economia local e na geração de empregos diretos e indiretos”, afirma.
PERITORÓ – Habitada em 1782 pelos índios, Peritoró tem o seu nome derivado de um índio chamado Peri, um menino esperto que sempre brincava às margens do rio. Sua mãe sempre chamava sua atenção quando chovia e gritava, “Peri! Lá vem um toró!”, para a criança voltar a casa. Disso então surge o nome do rio do município que futuramente daria o nome de Peritoró.
Marcado pela riqueza em suas manifestações culturais, Peritoró é famosa pelas festas de São João, sempre realizada nas últimas semanas de junho e atraindo milhares de turistas.
INVESTIMENTOS EM OBRAS – O Ministério do Turismo também destinou recursos federais para outros equipamentos turísticos no estado do Maranhão, um exemplo disso é o Terminal de Passageiros do Aeroporto de Barreirinhas, que, em 2022, recebeu RS 3,9 milhões para concluir a 1ª etapa do projeto, em 2022. No total, foram entregues 236 projetos no Maranhão, que chegam a somar cerca de R$ 184,8 milhões.