O Projeto de Lei (267/22) que concede o 14º salário para os profissionais da rede municipal de educação de São Luís, aprovado nesta terça-feira (27) na Câmara Municipal, também beneficiará auxiliares de serviços gerais e vigias. O abono para essas duas categorias foi assegurado graças a uma emenda do vereador Marlon Botão (PSB).
“O texto do projeto inicial que chegou até a Câmara não incluía os auxiliares de serviços gerais e os vigias porque a prefeitura terceiriza esses serviços. Mas, por conhecer a realidade de todo o sistema educacional bem de perto, eu sei por fato que ainda existem auxiliares de limpeza e vigias lotados na prefeitura, e esses trabalhadores e trabalhadoras também merecem receber o abono. Fico muito feliz por termos conseguido aprovar o PL com a nossa emenda”, disse Marlon Botão.
O vereador parabenizou a iniciativa do Poder Executivo, que garantiu o abono, e ressaltou a importância da valorização da rede de educação básica da capital.
“Parabenizo o prefeito Eduardo Braide pela iniciativa que garantiu o abono, parabenizo esta Casa e todos os 31 vereadores que também tiveram papel determinante em todo esse processo, discutindo o PL, dando sugestões para torná-lo mais amplo e democrático. Hoje demos um passo importante, e, acima de tudo, demos um recado para toda a população de que a rede de educação de São Luís deve ser e será valorizada”, disse.
“Nós vamos continuar lutando para que as escolas de São Luís tenham uma boa infraestrutura, merenda de qualidade, professores qualificados e bem remunerados. É assim, com a valorização de todo o sistema educacional, de todos os profissionais, que vamos combater de maneira eficaz a desigualdade social que afeta tantas famílias ludovicenses, é assim que vamos preparar as nossas crianças para o futuro”.
Blitz da Educação
O vereador destacou, ainda, o trabalho de fiscalização do sistema educacional de São Luís que tem feito com a sua Blitz da Educação.
“O primeiro projeto que lancei quando assumi o mandato de vereador foi a Blitz da Educação. É um trabalho do qual me orgulho bastante, porque foi através dele que pude conhecer de fato todo o nosso sistema educacional. E é por isso que hoje, mais do que nunca, eu posso afirmar que resolvendo a educação, resolvemos diversos outros problemas históricos de São Luís”, disse.
“O nosso sistema educacional é muito mais do que apenas a sala de aula, tem a ver com o acolhimento das crianças, muitas delas que vivem em condições de vulnerabilidade; tem a ver com a formação social dessas crianças num ambiente seguro que vai lhes proporcionar recursos para conquistar um futuro melhor. Quando o poder público oferece um sistema educacional de qualidade, ele cuida não só da educação, mas da saúde, da segurança e da cidade como um todo”.
Para o vereador, a valorização da educação deve ser uma política contínua.
“A garantia do 14º salário para todos os trabalhadores que fazem parte da nossa rede municipal de educação foi fundamental, e eu me orgulho muito de ter contribuído com a minha emenda, mas precisamos trabalhar para assegurar a valorização da educação o ano inteiro, buscando o diálogo com os profissionais e com as famílias, o que eu sei que é uma preocupação do prefeito Eduardo Braide”, disse.
“A educação gratuita e de qualidade é um direito fundamental. O nosso trabalho, dentro e fora da Câmara Municipal, será para que todas as famílias de São Luís tenham esse direito garantido. É assim que vamos transformar para melhor a realidade da nossa cidade, cuidando dos que mais precisam, fortalecendo o nosso sistema educacional. Contem sempre comigo”, finalizou Marlon Botão.