Militantes que apoiaram a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente da República estão montando uma caravana que partirá de ônibus de São Luís para assistir à posse do petista, dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília. Mas, a julgar pelo preço – R$ 555,00 (quinhentos e cinquenta e cinco reais) -, apenas algumas dezenas de privilegiados terão condições de embarcar na viagem, sonho de 10 entre 10 partidários lulistas.
A imensa maioria dos que confiam cegamente em Lula e depositam nele a esperança de uma vida melhor não poderá vê-lo de perto recebendo a faixa presidencial pela terceira vez, por pertencer às classes sociais mais humildes e não ter meios para arcar com o deslocamento. Pior ainda, raros serão os pobres que terão a chance de se aproximar do seu suposto redentor depois que ele voltar a ocupar o gabinete que o espera no Palácio do Planalto.
A caravana tem como principal organizador o servidor público da Assembleia Legislativa, sindicalista, membro da extrema esquerda socialista e candidato a diferentes cargos em sucessivas eleições no Maranhão, nas últimas décadas, Luiz Noleto.
Ironia
Como informa o próprio Noleto em suas redes sociais, as vagas na excursão à capital federal são limitadas e o pagamento deverá ser feito exclusivamente via PIX, modelo de transação financeira implantado e popularizado pelo ainda presidente Jair Bolsonaro, agora adotado por seus opositores para faturar com a ascensão de Lula ao poder. Haja ironia, para dizer o mínimo.
O ônibus partirá da Praça María Aragão, no próximo dia 30, às 8h, e o retorno está programado para o dia 1º de janeiro, logo após a cerimônia de posse, que tem início previsto para o meio-dia.
Obrigado por divulgar a Caravana da posse do presidente Lula! Quanto ao choro, é livre…