Todos os bairros de São Luís devem ter espaços voltados para práticas esportivas, culturais e de lazer. Essa é a avaliação do vereador Marlon Botão (PSB), que nesta semana celebrou os resultados dos mutirões populares que tem realizado em comunidades da área Itaqui-Bacanga.
.
Na região, que é uma das mais pobres da capital apesar de abrigar grandes empreendimentos como a Vale e o Porto do Itaqui, o vereador se juntou à comunidade da Vila Isabel na construção de uma quadra comunitária.
.
“Na Vila Isabel, nós revitalizamos um espaço que estava tomado pela criminalidade, com diversas ocorrências de consumo e tráfico de drogas, assaltos e até casos de estupro. As famílias viviam com medo. Com o nosso mutirão popular, o espaço foi completamente transformado. Construímos no lugar uma quadra comunitária que hoje serve a milhares de famílias, um espaço para práticas esportivas, culturais, de lazer, cultos e ações sociais”, disse.
“Em pouco mais de um ano nós já conseguimos resultados extraordinários com os nossos mutirões populares. Nós ocupamos espaços inutilizados ou que antes eram vistos como perigosos e damos uma nova cara e uma nova vida a eles, sempre com a população ao nosso lado. E então esses espaços são devolvidos para a comunidade. É um trabalho que pode parecer simples, mas que tem grande impacto no dia a dia desses bairros”.
.
A construção da quadra comunitária da Vila Isabel ajudou, inclusive, a aquecer a economia da região.
.
“Como agora o espaço está completamente revitalizado, e com atividades constantes, o entorno da quadra da Vila Isabel também foi ocupado por pequenos comerciantes que agora têm segurança para vender os seus produtos. Daí a gente percebe a importância dessas intervenções que fizemos, e isso me enche de orgulho”, disse.
“Além disso, neste ano também organizamos um grande São João na quadra da Vila Isabel, que contou com a presença de milhares de pessoas para acompanhar uma programação plural, variada, que contou com grupos de bumba meu boi, cacuriá e bandas. Precisamos valorizar e fortalecer cada vez mais as comunidades da área Itaqui-Bacanga, e acredito que os nossos mutirões populares têm grande importância nesse contexto”.
.
Problema geral
.
O vereador afirmou que a falta de espaços para práticas esportivas e de lazer é um problema que afeta grande parte de São Luís, e que por isso tem conversado com a Prefeitura e o Governo do Estado para estimular os mutirões e fortalecer os bairros.
.
“Infelizmente, a falta de espaços públicos é um problema que afeta quase toda a cidade, principalmente nas comunidades mais afastadas e periféricas. E isso tem consequências pesadas no aumento das desigualdades sociais. É por isso que queremos expandir os nossos mutirões populares, para que todas as áreas da cidade recebam essas intervenções. Já conversei com o prefeito Eduardo Braide e com o governador Carlos Brandão para que possamos encontrar a melhor forma de tocar esse projeto”, disse.
“Depois do nosso trabalho na Vila Isabel, fui procurado por representantes de outros bairros da área Itaqui-Bacanga que também estão interessados em promover os mutirões. Isso mostra que estamos no caminho certo, e o que eu posso garantir à população é que esse trabalho não vai parar. Nós vamos ampliar os mutirões, envolver as comunidades e fortalecer os bairros da nossa capital. Garantir direitos básicos, com o direito ao esporte e ao lazer, é garantir justiça social”, finalizou.