A obra é de extrema importância por favorecer a acessibilidade dos usuários que trafegam pela BR-135, proporcionando melhores condições para o transporte e a valorização econômica
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entrega nesta sexta-feira (25), 59 quilômetros de pista completamente revitalizada na BR-135, no Maranhão. O valor do investimento foi de aproximadamente R$ 11 milhões.
Foram realizados serviços de Tratamento Superficial Duplo (TSD), com microrrevestimento e sinalização horizontal, nas duas pistas do ramal principal somando 35 quilômetros e serviços de melhoria em mais 24 quilômetros no acesso ao Porto do Itaqui, em São Luís, capital do Maranhão.
Uma importante entrega do DNIT para melhorar a acessibilidade dos usuários que trafegam pela BR-135, proporcionando melhores condições para o transporte e a valorização econômica, como o escoamento da produção de bens e grãos através do Porto do Itaqui.
Importância
A BR 135 é uma rodovia longitudinal que liga o meio norte do Brasil a Belo Horizonte/MG. Tem 2.500 quilômetros e importância estratégica para o estado do Maranhão e para todo o país, por permitir o escoamento da produção agrícola da região do MATOPIBA até o Porto do Itaqui. Além disso, a rodovia é o único meio de acesso terrestre à capital, São Luís.
Prefeito Dr. Julinho assina contrato com o Sebrae Maranhão para garantir capacitação para população ribamarense
Com a ideia de incentivar o empreendedorismo e fomentar a economia, a gestão do prefeito Dr. Julinho está investindo em capacitação na cidade de São José de Ribamar. O objetivo é levar renda para mulheres e homens de baixa renda.
Um contrato foi assinado com o Sebrae Maranhão, para garantir capacitação para população. A parceria já está sendo desenvolvida por meio de ações como o Sebrae nos Bairros, que levou oficinas e minicurso aos moradores do Parque Vitória.
Aluna de curso de confeitaria aplica conhecimentos adquiridos graças ao incentivo da prefeitura
Segundo Dr. Julinho, essa é a estratégia para gerar renda na cidade e fazer com que a população chegue à independência financeira. “Cuidar da nossa gente é levar oportunidade e condições de trabalho. Além dos cursos, nós estamos encaminhando ao mercado de trabalho e incentivando a formação de novos negócios”, relatou.
Em parceria com o grupo Ela Faz, mulheres da comunidade da Vila Diomedes receberam o Curso de Pedreira de Assentamento.
Em parceria com o grupo Ela Faz, mulheres da comunidade da Vila Diomedes são capacitadas em curso de Pedreira de Assentamento
As ribamarenses da Vila Dr. Julinho participaram dos minicursos de Efeito Cimento Queimado, Efeito Mármore e Técnicas de Limpeza. Vinte e cinco alunas da comunidade também estão finalizando o curso de Pedreira de Assentamento.
De acordo com a aluna Irene dos Santos, essa é uma forma de levar oportunidade à população. “É um aperfeiçoamento a mais para nosso currículo. Além disso, o curso facilita nossa entrada no mercado”, argumentou.
O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, visitou espaço onde mulheres aprendem técnicas de pedreira de assentamento
A gestão do prefeito Dr. Julinho ainda vai iniciar os cursos de Micropigmentação, Designer de Sobrancelhas e Extensão de Cílios. O curso de Pedreira de Assentamento também será oferecido em outras comunidades.
Após a vitória da seleção brasileira por 2 a 0, contra a Sérvia, na estreia na Copa do Mundo do Catar, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, deu duas boas notícias, que agradaram em cheio a população.
Uma delas refere-se ao Natal Iluminado, cuja abertura ocorrerá nesta sexta-feira (25), às 18h30, no Mirante da Balaiada, com uma série de atividades. O momento mais marcante será a benção e a inauguração do presépio, obra que, além do sentido religioso, tem magnífica concepção artística. O presépio reproduz todos os símbolos natalinos, um verdadeiro arrebatamento para os olhos, capaz de despertar os melhores sentimentos no período em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo.
Em seguida, o público prestigiará o show “Simplesmente Natal”, com o cantor maranhense Fernando de Carvalho, no Centro de Cultura, com o acendimento das luzes na cidade. A programação do Natal Iluminado de Caxias se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2023, com um vasto cronograma de atividades culturais e decoração esplêndida, à altura da importância da data, que certamente atrairá um público expressivo, inclusive turistas..
Concursados
Fábio Gentil também anunciou a convocação, até o início de dezembro, de todos os aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Caxias. Ao autorizar o chamamento dos convidados, o prefeito cumpre um compromisso assumido com o povo. “Palavra dada, palavra cumprida”, ressaltou.
Welisson Rodrigues, 30 anos, foi condenado por homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, meio cruel e feminicídio
O Tribunal do Júri de São Luís condenou Welisson Rodrigues Sousa, conhecido como “Cascudo”, a 21 anos, quatro meses e 15 dias de reclusão pela morte de sua avó Maria do Nascimento Rodrigues Abreu, na noite do dia 11 de fevereiro de 2019, na residência da idosa, com quem ele morava há 10 anos, no bairro Mauro Fecury I, na área Itaqui Bacanga. A motivação do crime teria sido porque a vítima se recusou a dar dinheiro para o denunciado pagar dívidas de drogas.
Welisson Rodrigues, 30 anos, foi condenado por homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, meio cruel e feminicídio, praticado contra pessoa maior de 60 anos. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira (24), no 3º Tribunal do Júri, durante as atividades da Semana “Justiça pela Paz em Casa, que acontece em todo o país, de 21 a 25 de novembro, intensificando as ações de combate à violência contra a mulher. Além de júri popular, estão ocorrendo audiências nas varas especializadas e competentes em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, e atividades externas como cursos, oficinas, simpósios, entre outras.
O juiz José Ribamar Heluy Júnior, titular da 3ª Vara do Júri, negou ao acusado o direito de recorrer da decisão em liberdade e o réu foi levado de volta à Penitenciária de Pedrinhas, onde está preso desde o início da ação penal. Welisson Rodrigues também possui antecedentes criminais, com uma condenação na 5ª Vara Criminal de São Luís. Ele não quis acompanhar o julgamento desta quinta-feira (24) e também não foi interrogado no plenário do júri porque usou o direito de ficar em silêncio.
Na acusação atuou o promotor de Justiça, Samaroni Maia, e na defesa, o defensor público Victor Hugo Siqueira. Durante o julgamento, foi ouvida apenas uma testemunha, o policial militar que efetuou a prisão do acusado, na cabeceira da ponte do São Francisco, dois dias após o crime. A viatura da polícia foi acionada para atender uma ocorrência e, chegando ao local, encontrou o acusado detido por populares.
Confissão
Conforme o promotor de justiça, perante a autoridade policial, Welisson Rodrigues confessou o crime. Consta na denúncia do Ministério Público que na noite do crime, o denunciado chegou alcoolizado em casa e pediu dinheiro à avó para pagar uma dívida de drogas. Como a vítima não atendeu ao pedido, o neto insistiu, tendo ela se recusado novamente. O acusado, então, deu uma “gravata” na idosa e, em ato contínuo, estrangulou a vítima com um punho de rede, fugiu do local e ficou perambulando pela região do Centro Histórico de São Luís.
Ao depor durante o julgamento, o policial militar que efetuou a prisão do acusado disse que o denunciado ao chegar na delegacia estava lúcido e confessou ter assassinado a avó. O corpo da idosa foi encontrado por outro neto da vítima somente dois dias após o crime.
Comentários