Relatório do 1º turno da eleição no Maranhão entregue à presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargadora Angela Salazar, pela Corregedoria da corte aponta o travamento de urnas eletrônicas e falhas na captação da biometria de eleitores como alguns dos principais problemas registrados na votação do último dia 2 no estado.
Em resumo, o documento aponta o alto tempo de votação por parte do eleitor tendo, em vista que eram cinco cargos em disputa; as agregações de seções; o número de eleitores no limite do que estabelece a legislação em cada seção; além de travamento de algumas urnas eletrônicas, problemas de identificação biométrica do eleitor, entre outros.
“Aqui estão publicados todos os problemas que nós tivemos e as soluções que nós estamos apresentando para nos anteciparmos às ocorrências. Quero agradecer à Vossa Excelência e à juíza Rosângela Prazeres que no dia da eleição esteve junto com a gente, testemunhando as dificuldades que tivemos; e à nossa equipe, que fez questão de fazer um levantamento geral de tudo que tem acontecido’, explicou o corregedor do TRE-MA, desembargador José Luiz de Almeida ao apresentar o relatório.
Por sua vez, a presidente reafirmou: “é como eu sempre digo: a nossa gestão é marcada pela colaboração. Fiquei muito feliz mesmo pela sua sensibilidade, pelo seu compromisso em promover esse conforto aos nossos eleitores e eleitoras. Esse é o nosso compromisso: prestar serviço de qualidade. Estou muito feliz mesmo”.
Finalizando a entrega, o corregedor complementou que “o objetivo comum é de somar e isso aqui é como se fosse um trabalho também da Presidência. Por esse motivo eu tive o cuidado, em primeiro lugar, de trazer este documento às mãos de Vossa Excelência, que depois será entregue aos demais membros da Corte”.