O vereador Marlon Botão (PSB) mostrou, recentemente, como o incentivo ao esporte pode transformar a realidade de muitas famílias e revelar talentos surpreendentes.
.
O apoio do parlamentar garantiu a participação do time de futsal sub-13 do projeto Nova Era, da área Itaqui-Bacanga, na Liga Norte Nordeste de Futsal, realizada em Pernambuco na última semana.
.
O time da Vila Embratel, que teve a missão de representar o Maranhão no campeonato, foi vice-campeão do torneio, vencendo times tradicionais, um feito histórico para um time oriundo de uma comunidade periférica de São Luís.
.
“Depois que conquistamos a vaga na Liga, começamos uma luta muito árdua para conseguir levar o nosso time a Pernambuco. Essa luta envolveu toda a comunidade, os pais dos atletas, os amigos. E foi assim que chegamos ao vereador Marlon Botão, que desde o primeiro contato demonstrou total apoio”, disse Jomardson Araújo, o Joca, criador do projeto Nova Era, que atende 60 crianças e adolescentes na Vila Embratel.
.
“Sem o apoio do vereador Marlon Botão, que garantiu o transporte do nosso time até Pernambuco, a gente não teria conseguido esse feito, essas crianças não teriam vivenciado essa experiência única de representar o Maranhão num campeonato tão importante. Somos muito gratos ao vereador Marlon Botão”.
.
De acordo com o parlamentar, o projeto Nova Era é a prova da importância de projetos de incentivo ao esporte, e mostra a força de comunidades muitas vezes negligenciadas pelo poder público como a área Itaqui-Bacanga.
.
“Eu trabalho desde o início do meu mandato para acabar com as injustiças que comunidades importantes, como as da área Itaqui-Bacanga e da Zona Rural, sofreram por tantos anos. E uma das formas de fazer isso é através do esporte. O projeto Nova Era, que é composto em grande parte por crianças e adolescentes carentes, é a prova de que o incentivo ao esporte tem poder transformador”, disse Marlon Botão.
.
“Essas crianças mostraram que têm talento, muita garra e senso de responsabilidade. Elas só precisavam de um incentivo, de uma oportunidade. E foi isso que fizemos ao abraçar esse trabalho tão bonito que o Joca iniciou na Vila Embratel. Essa garotada, que antes do projeto não tinha muito direito de sonhar, porque infelizmente a realidade de muitas delas ainda é muito dura, agora já pode sim visualizar um futuro melhor através do esporte. E isso não tem preço”.
.
Incentivo
.
Ainda de acordo com Marlon Botão, a sua ideia é criar projetos dentro da Câmara Municipal, e em parceria com a prefeitura de São Luís, para que as comunidades recebam incentivo ao esporte o ano inteiro.
.
“O incentivo ao esporte dentro das comunidades precisa ser institucionalizado. Já estou estudando formas de criar projetos que atendam jovens e crianças o ano inteiro através do esporte, com a criação de escolinhas, de cursos preparatórios”, disse.
.
“Além disso, também precisamos criar mecanismos que garantam que os nossos atletas tenham condições de arcar com esses custos básicos de viagem e hospedagem em eventual participação em torneios fora da capital. Tenho certeza que o prefeito Braide será um parceiro nessa empreitada. O objetivo é levar o esporte para todas as comunidades da cidade”, finalizou.