Audiência pública na Câmara Municipal de São Luís vai discutir transporte por ferryboat

0comentário

Proposta foi apresentada pelo vereador Álvaro Pires durante sessão plenária do último dia 23

Balsa José Humberto, que opera no improviso como ferryboat e já registrou incidentes durante travessias, é o retrato da crise do transporte aquaviáro entre São Luís e a Baixada Maranhense

A Câmara Municipal de São Luís aprovou, no último dia 23, durante sessão ordinária, a realização de uma audiência pública com o objetivo de debater a prestação do serviço de ferry-boat no Maranhão, mais especificamente nos Terminais da Ponta da Madeira e Cujupe, ligando a capital São Luís a mais de 40 municípios da Baixada.

O pedido que foi requerido pelo presidente da Comissão de Direitos e Defesa do Consumidor, vereador Álvaro Pires (PMN), por meio do Requerimento nº 975/22, deverá ocorrer no Plenário Simão Estácio da Silveira, mas ainda não tem data e nem horário marcado para acontecer.

Segundo o parlamentar, a audiência pública sobre o tema foi idealizada devido ao caos instalado no sistema aquaviário desde o mês de maio, quando uma crise sem precedentes instalou-se prejudicando milhares de usuários.

“É fundamental que a Câmara, no exercício de seu poder fiscalizatório, averigue a situação da travessia de ferry boat que conecta a região ocidental do Estado do Maranhão à Ilha de São Luís. Esse sistema de transporte fundamental para os maranhenses vem passando por uma crise sem precedentes, que impede os cidadãos de exercer seu direito de ir e vir e coloca em risco a segurança daqueles que, após enfrentar filas quilométricas, precisam utilizar diariamente as embarcações ainda disponíveis”, destacou o parlamentar ao encaminhar a votação da proposta em plenário.

Para debater essa questão, serão chamados representantes da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do Maranhão (MOB); do Ministério da Infraestrutura; do Comando da Marinha, através da Capitania dos Portos; do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria-Geral da República e Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor.

Também serão convidados representantes da comissão externa do Senado criada para verificar a situação; da Assembleia Legislativa do Maranhão; das empresas que operam o serviço atualmente, além de entidades envolvidas com o tema e a sociedade civil em geral.

Queixas e reivindicações

Desde o mês de maio, Álvaro Pires vem tratando sobre o tema e também fez indicação para intervenção federal no serviço. O parlamentar lembra que a cidade de São Luís tem apenas uma ligação ao continente por transporte rodoviário, pela ponte do Estreito dos Mosquitos, na BR-135.

Os terminais de embarque e desembarque do ferryboat pertencem à União, mas estão cedidos temporariamente ao governo estadual. Segundo o vereador, a transferência do serviço para a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) gerou uma “situação precária”.

Em maio, o governo estadual anunciou o distrato com a empresa por “total incapacidade de atender o escopo dos serviços licitados”. Além de debater a situação precária, o encontro deverá avaliar as principais queixas e reivindicações dos usuários do sistema.

Sem comentário para "Audiência pública na Câmara Municipal de São Luís vai discutir transporte por ferryboat"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS