Um incidente registrado nesta segunda-feira (25) durante uma das travessias da balsa “José Humberto” pôs em descrédito o laudo expedido no último dia 18 pela Capitania dos Portos do Maranhão que liberou a embarcação para navegar na Baía de São Marcos, entre os terminais da Ponta da Espera e do Cujupe. De acordo com a unidade local da Marinha do Brasil, a balsa, alugada no Pará e improvisada para transportar passageiros e cargas como se fosse um ferryboat, apresentou uma única pendência, de ordem documental, na última inspeção, mas o episódio de hoje deixou a impressão de que os problemas vão além de uma simples questão burocrática.
Vídeo que viralizou nas redes sociais e em aplicativos de mensagens mostra a embarcação expelindo uma nuvem espessa de fumaça enquanto atravessava o trecho aquaviário entre a Ilha de São Luís e o continente, tendo como destino principal a Baixada Maranhense. O fumaceiro logo chamou atenção da tripulação, de passageiros e de ocupantes de barcos que navegavam nas proximidades.
Assustados, alguns curiosos passaram a filmar a balsa fazendo a travessia em uma aparente pane. Logo, várias versões passaram a circular como possíveis explicações para o fato, mas nenhuma delas foi conclusiva.
Ao se pronunciar sobre o caso, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) negou que a fumaça expelida pela embarcação tenha sido resultado de uma pane no motor e classificou tal versão como fake news. No entanto, o órgão revelou que a balsa José Humberto será retirada de rota para manutenção, ou seja, vai parar apenas oito dias após ter sido autorizada a navegar pela Capitania dos Portos.
Assista: