PT denuncia autoridades do Maranhão por omissão em motociata com Bolsonaro

1comentário
O presidente Jair Bolsonaro participou de motociata gigantesca no último dia 13 em Imperatriz

A bancada do PT no Senado enviou uma representação ao Ministério Público do Maranhão pedindo que seja investigada a eventual omissão de órgãos de fiscalização e de policiamento durante uma motociata do presidente Jair Bolsonaro (PL) na cidade de Imperatriz (MA), realizada na semana passada.

Os parlamentares destacam que tanto o presidente quanto a pessoa na garupa de sua motocicleta não fizeram uso de capacete, o que configuraria infração de trânsito gravíssima.

A representação junto ao Ministério Público afirma que essa não é a primeira vez em que Bolsonaro não faz uso do equipamento de segurança ao andar de moto. Chama a atenção, ainda, para a falta de atuação de autoridades e de órgãos fiscalizadores que deveriam zelar pelo Código de Trânsito Brasileiro.

“É possível observar que estas autoridades ficam inertes durante esses eventos, não sendo lícito nem correto que o presidente da República e seus apoiadores presentes se beneficiem da omissão desses agentes públicos”, afirmam os senadores, citando os deveres da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e de guardas municipais, além da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Imperatriz.

A representação é assinada pelos senadores petistas Paulo Rocha (PA), Humberto Costa (PE), Fabiano Contarato (ES), Jaques Wagner (BA), Jean Paul Prates (RN) e Rogério Carvalho (SE) e pela senadora do Pros Zenaide Maia (RN).

O documento ainda afirma que não há exceção no ordenamento jurídico brasileiro que isente o presidente da República do cumprimento de normas de trânsito, sugerindo que, ao dirigir sem capacete, o mandatário também incentiva a população ao desvio da legalidade.

“A Constituição Cidadã não acolhe ao chefe do Poder Executivo o direito de se eximir do cumprimento das leis, posto que não se trata de soberano, mas, sim, de cidadão mandatário incumbido de deveres e responsabilidades essenciais para a condução da nossa nação”, diz a representação.

Considerada um reduto bolsonarista no estado, a cidade de Imperatriz é uma das três entre os 217 municípios maranhenses em que Bolsonaro venceu o segundo turno das eleições em 2018.

Na quarta-feira (13), ao fazer um discurso dominado pela chamada “pauta de costumes”, Bolsonaro defendeu que “o Joãozinho seja Joãozinho a vida toda”, que “a Mariazinha seja Maria a vida toda” e disse que o seu modelo de família é composto por “homem, mulher e prole”.

1 comentário para "PT denuncia autoridades do Maranhão por omissão em motociata com Bolsonaro"


  1. Rosí Mota

    Esse PT e seus senadores são um bando de desocupados, com tantas coisas importantes para se preocuparem, vão fazer serviço de guarda de transito.
    Eita! que esse Brasil está sem rumo mesmo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS