Para o líder político, o Município precisa investir mais em infraestrutura, assistência social, saúde e educação
O ex-secretário de Cultura e líder político Marlon Botão (PT) participou, na tarde desta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de São Luís, da Audiência Pública que discutiu as propostas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023.
.
Na ocasião, Marlon Botão elogiou a política de participação popular da gestão Eduardo Braide (sem partido) e defendeu a transparência na aplicação do Orçamento da capital.
.
“Nós temos um trabalho dentro de diversas comunidades de São Luís, a exemplo da Zona Rural e da área Itaqui-Bacanga, que são regiões em que existem muitas famílias em situação de vulnerabilidade. Então é muito importante que a gente consiga garantir, através de discussões como a que propõe esta Audiência Pública, que os recursos de fato cheguem à população, em especial às famílias que mais precisam”, disse.
.
“E esse é um ponto que avalio como bastante positivo da atuação do prefeito Eduardo Braide, que tem mostrado compromisso com o povo e com a transparência da sua gestão. E a nossa expectativa é a de que a população de São Luís seja cada vez mais inserida nessa discussão do destino dos recursos públicos”.
.
Investimentos
.
Marlon Botão também destacou alguns pontos que, na sua avaliação, devem ser priorizados pelo Orçamento da capital a partir de 2023.
.
“Para 2023, levando em consideração a realidade que vivenciamos diariamente nas comunidades da capital, São Luís precisa ampliar os investimentos em infraestrutura, e isso de forma descentralizada, para que bairros mais afastados também recebam obras importantes”, opinou.
.
“Também é necessário maior investimento na Assistência Social e nas políticas públicas preventivas, em especial nas áreas da saúde e educação. Na saúde, com a construção de mais Unidades Básicas e Postos dentro dos bairros, fortalecendo a atenção básica e garantindo o atendimento a quem precisa; na educação, área particularmente afetada pela pandemia da Covid-19, o desafio será o da reestruturação do sistema educacional do município. As nossas crianças precisam estar dento das salas de aula, sendo preparadas para o futuro, com acesso a uma merenda de qualidade e toda a assistência necessária”.
.
Marlon Botão concluiu o seu pronunciamento na Audiência Pública questionando ao Secretário Simão Cirineu (SEPLAN) sobre as perspectivas de investimento da Prefeitura para o enfrentamento ao retrocesso atravessado pelo Brasil com o atual Governo. Para o líder político, São Luís deve estar preparada para a retomada econômica que deve ocorrer a partir de 2023, com a provável derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de outubro.