O Arraial da Sede de Paço do Lumiar começou na noite desta sexta-feira(24), atraindo uma multidão para ouvir e dançar os grandes sucessos da Banda Mesa de Bar e depois Bruno Rodrigues e Banda, além de assistir a apresentação da Companhia Baile de Caixa. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer-SEMCEL, montou uma grande estrutura de palco, som e luz, em um ambiente seguro, com policiamento, equipes de apoio e a presença do Corpo de Bombeiros.
Com as programações juninas e políticas de incentivo à cultura local, o município gera renda e oportunidade de trabalho para o comércio em todas as regiões de arraiais, fomentando o desenvolvimento de Paço do Lumiar. Somente na Praça da Família, estima-se que o município vai movimentar mais de 1 milhão de reais em renda para barraqueiros e comerciantes de toda a região em 16 dias de programações. A prefeitura vai realizar ainda, o Arraial do Residencial Canaã, nos dias 28 e 29 de junho, e incentiva mais de 40 arraiais comunitários em todo o município até o final do período festivo.
A gestão de Paula Azevedo está trabalhando de fato para promover o Melhor São João da História de Paço do Lumiar, pela primeira vez, o município prioriza o artista local em suas programações, além antecipar o pagamento de cachês em 50% antes das apresentações, e permite ao luminense conhecer mais sua cultura, fazendo também com que turistas e moradores de municípios vizinhos conheçam a variedade cultural e mobilizem o comércio local. Na noite de ontem, o deputado estadual, Pará Figueiredo(PSL) e o deputado federal, Bira do Pindaré(PSB), foram até a Sede de Paço do Lumiar prestigiar o evento.
Leno Gouveia, Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, disse que Paço do Lumiar segue atingindo o objetivo:”Ver a população da Sede lotando o arraial é muito satisfatório, nós tomamos uma decisão ousada, com muita responsabilidade e o povo abraçou essa ideia, compareceu e com certeza vai gostar de tudo”, falou o secretário.
A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) falou sobre o incentivo à cultura luminense. “Paço do Lumiar tem muita coisa boa para mostrar, mas é preciso mais oportunidades e nós estamos engajados em abrir essa porta para que o luminense valorize o que é nosso, afinal, além do Bumba-Meu-Boi, que é amplamente conhecido, temos nossas danças tradicionais, Cacuriá, Tambor de Crioula e muitas outras coisas que precisam ser mostradas”, concluiu.