Foram dois anos de espera. Dentre outras dolorosas perdas, a pandemia nos tirou o direito à socialização e também de vivenciar momentos tão importantes e tradicionais da cultura popular. Com o contexto sanitário sob controle e graças ao poder da vacina, retomamos cuidadosamente nossas atividades presenciais, dentre elas as festividades juninas. Dessa forma, com atrações produzidas pelos alunos e a presença de tradicionais grupos de bumba meu boi, a Universidade Ceuma promoveu na segunda-feira (20) o “Ceuma Arraiá”, no campus Renascença.
A festa foi prestigiada por membros da mantenedora, diretores, funcionários, alunos e pelo deputado estadual Fábio Braga. A noite começou com a apresentação do “Cacuriá da Dona Vivi”, a primeira das três atrações produzidas pelos acadêmicos do curso de Educação Física, que ainda apresentaram a “Quadrilha Juntos e Misturados” e o “Auto de Catirina”. A coordenadora do Curso de Educação Física, Profa. Ma. Daniela Flexa relatou o processo criativo das apresentações. “Aproveitamos a disciplina de dança no primeiro período para resgatar as danças e apresentações da nossa cultura, não apenas trazendo a expressão corporal, mas também buscando a teoria dessas brincadeiras, como surgiram e como se estabeleceram. Muito mais do que a apresentação, existe o conhecimento acadêmico para sua construção. Foram 60 alunos envolvidos, que receberam muito bem a proposta, gerando um engajamento muito grande de todos em dois meses de ensaio”, informou a Profa. Daniela Flexa.
O aluno do 3° período de Educação Física, Pedro Lucas de Oliveira, vibrou com o sucesso das apresentações. “Foi um sonho! Eu nunca havia me apresentado no São João. Agradeço à nossa coordenadora, pelo suporte e incentivo”, reforçou Pedro Lucas.
A reitora, Profa. Ma. Cristina Nitz, prestigiou as apresentações e celebrou o retorno da festividade. “É uma emoção muito grande poder ter de volta esse momento cultural e, mais importante, com uma grande participação dos nossos alunos e professores”, ressaltou a Profa. Cristina Nitz.
Uma das organizadoras do “Ceuma Arraiá” 2022, Profa. Ma. Dalinajara Oyama, coordenadora do Núcleo de Extensão, também destacou a importância da celebração junina. “Foi um privilégio esse trabalho conjunto, envolvendo alunos e professores para a valorização da cultura nordestino. No final do semestre, após uma semana de provas, todos estamos eufóricos, com uma grande vontade de reviver esses momentos em coletivade”, disse a Profa. Dalinajara Oyama.
Após as apresentações dos alunos, o Boi Pirilampo chegou ao Ginásio Prof. Márcio Rodrigues trazendo toda tradição e brilhantismo do sotaque de orquestra. Em seguida, o Bumba Meu Boi de Axixá, encerrou a programação, proporcionando um momento marcante aos presentes: o grupo foi batizado na Capela do Campus Renascença, além de estrear a nova indumentária no Ceumaarraiá e embalar a todos os presentes com suas consagradas toadas. A diretora do grupo, Leila Naiva, agradeceu o apoio da Universidade Ceuma. “Eu ainda nao sabia onde batizar o boi, gostaria de agradecer à Universidade Ceuma por ter permitido que fizéssemos o batizado aqui”, disse Leila Naiva.
Greice Emanuele de Sousa, aluna do 9° período de Fisioterapia, enalteceu a iniciativa da Universidade. “Estamos saindo de um período muito difícil, a pandemia nos privou de viver essa época tão especial para os maranhenses. Agora a comunidade acadêmica pode voltar a brincar o São João com segurança”, reforçou Greice Emanuele.
Confira mais registros fotográficos: