O bairro Liberdade completou nesta quarta-feira (24) 104 anos. Considerado primeiro “Quilombo Urbano” do Maranhão, possui um denso quantitativo populacional que detém uma das maiores reservas culturais do estado. Em comemoração à data, a Universidade Ceuma realizou durante esta manhã uma ação voltada à comunidade, onde foram oferecidos atendimentos estéticos e de cuidados básicos da saúde, bem como orientações jurídicas e nutricionais.
A ação iniciou às 8h e contou com cerca de 50 alunos dos cursos de nutrição, enfermagem, biomedicina, fonoaudiologia, estética, fisioterapia, farmácia, direito e serviço social. Os moradores puderam aferir a pressão arterial, medir a glicemia, tiveram acesso a exames de Hepatite B, realizaram testes de audição, receberam limpeza de pele, observações nutricionais e alimentares, além de orientações jurídicas básicas realizadas pelo Escritório Escola do Campus Renascença.
A coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social, Profa. Ma. Solange Bacelar, celebrou a realização da ação. “Nosso objetivo é facilitar às comunidades o acesso a serviços e orientações, tirando nossos alunos da zona de conforto das salas de aula e levando-os ao contato com vivências reais”, ressaltou a professora Solange Bacelar.
O evento contou com o apoio e presença do deputado estadual Fábio Braga, que agradeceu o suporte da Universidade Ceuma. “Essas ações proporcionam aos presentes atendimentos e orientações que poderão ser replicadas por todo o bairro, envolvendo os alunos com a comunidade e a comunidade com o meio universitário”, destacou o deputado Fábio Braga.
A aluna do curso de Nutrição Karla Mariana (8° período) ressaltou a importância desse tipo de ação para sua formação profissional “Aqui podemos praticar com o próximo o que aprendemos nas aulas, é uma verdadeira troca de conhecimentos”, disse Karla Mariana.
A ação foi encerrada com a apresentação do grupo de Tambor de Crioula “Crioulas e Crioulos”, que trouxe toda beleza e tradição da dança que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.