Depois de meses de negociação, a Câmara Municipal de São Luís enfim aprovou, nesta quarta-feira (4), o reajuste de 8% para todos os servidores municipais. A proposta de reajuste foi enviada pela prefeitura atendendo a um requerimento do vereador Marlon Botão (PSB), um dos principais articuladores do projeto.
.
“Hoje é um dia que ficará marcado na história de São Luís. Depois de 12 anos sem qualquer reajuste salarial, nós concretizamos o aumento de 8% para todos os servidores do nosso município, cumprindo o compromisso firmado”, disse.
.
“Essa é uma conquista histórica da classe trabalhadora, desses homens e mulheres que prestam um serviço essencial para São Luís no atendimento à nossa população, e mostra o compromisso do prefeito Eduardo Braide – que garantiu esse benefício já no seu segundo ano de mandato”.
.
O reajuste aprovado nesta quarta-feira na Câmara já será aplicado no pagamento do funcionalismo público deste mês de maio.
.
Luta coletiva
.
Marlon Botão ressaltou que a conquista do reajuste foi uma luta coletiva, que só foi possível graças ao empenho dos trabalhadores e da sensibilidade do prefeito Eduardo Braide (sem partido).
.
“Foi uma luta árdua, que infelizmente acabou sendo politizada. Na última sessão legislativa do ano passado, apresentaram uma proposta ilegal de reajuste de 7% para os servidores. A proposta foi recusada pela maioria da Câmara porque era inconstitucional, porque só o Poder Executivo pode propor esse reajuste. Mas os vereadores que, assim como eu, tiveram a coragem de votar respeitando a Constituição foram atacados de todas as formas”, disse.
.
“Não foi fácil, porque a narrativa que tentaram criar era a de que estávamos votando contra os servidores. Mas isso simplesmente não é verdade. Naquele mesmo dia, 28 de dezembro de 2021, dei entrada com um requerimento na Câmara pedindo que a prefeitura criasse uma Comissão para discutir uma proposta viável de reajuste. Uma proposta que realmente garantisse o benefício, e que fosse apresentada ainda no primeiro semestre. E foi justamente o que aconteceu agora. Conquistamos um reajuste ainda maior. Estou muito orgulhoso do que fizemos”.
.
Primeiro passo
.
Ainda segundo Marlon Botão, o reajuste conquistado nesta quarta-feira é o primeiro passo de uma série de benefícios que os servidores podem esperar.
.
“Nós vamos continuar em diálogo permanente com os trabalhadores, com o sindicato, e também com o prefeito Eduardo Braide para garantir que a categoria tenha cada vez mais benefícios, para que todos os trabalhadores sejam devidamente valorizados. O prefeito Eduardo Braide, hoje, deu uma grande prova de que valoriza a classe trabalhadora”, finalizou.