O pré-candidato a deputado estadual Nemias Carvalho conquista, a cada dia, mais apoio político e popular ao seu projeto eleitoral. Filiado ao MDB, ele promete fazer uma campanha propositiva, em total sintonia com as necessidades do povo, em especial das famílias da região do Gurupi, seu reduto de origem e onde iniciou sua carreira na vida pública.
Servidor da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Boa Vista do Gurupi, Nemias tem experiência de sobra para fazer a diferença no parlamento em benefício do povo maranhense. Sua formação cristã fortalece ainda mais a convicção de trabalhar pelo bem-estar da população.
Além da número expressivo de lideranças que marcharão juntas para que sua candidatura seja bem-sucedida nas urnas, em outubro, Nemias Carvalho conta com o apoio do ex-senador e pré -candidato a deputado federal Lobão Filho (MDB) e de outras figuras de peso do cenário político estadual. Tamanho respaldo o consolida como um dos nomes mais competitivos na disputa por uma cadeira no Legislativo.
Lançamento
Para apresentar-se aos eleitores, Nemias Carvalho comandará um grandioso ato político no dia 19 de junho, em São Luís, que marcará o lançamento da sua pré -candidatura a deputado estadual. O evento, além de representar a largada rumo ao desafio das urnas, transcorrerá em clima de confraternização, pois o anfitrião estará comemorando mais um aniversário.
O lançamento está marcado para as 19h, na Churrascaria Boca a Boca, no bairro Vila Luizão, e promete ser uma demonstração de prestígio político e popular.
A maranhense Ana Paula Rodrigues, jogadora da seleção brasileira de handebol, está tratando uma lesão que sofreu durante um treino, no final de abril, com sessões de fisioterapia na Clínica-Escola Integrada Ana Lúcia Chaves Fecury, da Universidade Ceuma. A atleta, que atua na Romênia, elogiou a estrutura disponibilizada pela instituição de ensino superior para sua reabilitação.
Nos últimos dias, Ana Paula tem feito exercícios na piscina e outros procedimentos, sob a supervisão de professores do curso de Fisioterapia e acompanhamento de alunos da graduação. A jogadora sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo quando treinava com a seleção brasileira, em Portugal, rompeu um ligamento e precisará se submeter a uma cirurgia. “Estou adorando o tratamento. Acho muito importante esse serviço que a Universidade Ceuma oferece às pessoas”, declarou.
A acadêmica de Fisioterapia Greice Emanuele, que integra a equipe responsável pelo tratamento de Ana Paula, considerou o trabalho com a jogadora uma experiência ímpar. “Aqui na clínica, a gente tem muito mais contato com pacientes idosos, acometidos por patologias mais comuns e ter uma atleta desse nível se submetendo a um tratamento fora da curva é muito enriquecedor para a minha jornada acadêmica”, destacou. Assista:
Atendimentos
A coordenadora das clínicas integradas do Grupo Ceuma, Bruna Paz, informa que a Clínica Ana Lúcia Chaves Fecury está aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Campus Renascença. Os atendimentos são disponibilizados não somente a alunos e professores, mas também a funcionários e a toda a comunidade adjacente. “Venha fazer parte, conheça nossa estrutura e nossos atendimentos. Todos serão bem-vindos, assim como a Ana Paula foi”, convida.
Neste mês de junho, o Maracanã, um dos bairros mais emblemáticos da Zona Rural de São Luís, completa 147 anos de uma rica história. Para celebrar a data, uma extensa e diversificada programação foi preparada para a comunidade. . A festança começa no sábado, dia 4 de junho, no Campo do Cruzador da Ilha (Maracanã), com destaque para o show gratuito do cantor Vitor Fernandes – sucesso nacional em hits como “Acaso” e “Se for Amor”, este último ao lado do fenômeno sertanejo João Gomes. . Idealizador do projeto de celebração do aniversário do Maracanã, o vereador Marlon Botão (PSB), que tem um trabalho consolidado e reconhecido na região, comentou a importância de fortalecer a Zona Rural levando cultura para dentro das comunidades. . “Em quase duas décadas de existência, o Maracanã nunca teve a sua história celebrada como estamos fazendo agora com o nosso ‘Maracanã de Inspirações’, com uma programação que vai ocorrer durante todo o mês de junho, levando muitas atrações e cultura para a comunidade, com shows gratuitos, artesanato, comidas típicas etc.”, disse o vereador. . “O que a gente quer é que as pessoas voltem a ter orgulho de serem filhos e filhas da Zona Rural, região tão rica e importante da nossa cidade que acabou sendo negligenciada por muitos anos. Essa celebração dos 147 anos do Maracanã é a minha forma de presentear toda a Zona Rural e de reafirmar o nosso compromisso de trazer cada vez mais qualidade de vida e desenvolvimento para a região. Essa vai ser a maior celebração da história da Zona Rural”. . No dia 4 de junho, além do show de encerramento do cantor Vitor Fernandes, também se apresentarão Wandim Reis, Marlon Max e DJ Vanderson Pontes. O evento, gratuito, começa às 17h, no Campo do Cruzador da Ilha, no Maracanã. . Ainda de acordo com o vereador Marlon Botão, a programação do aniversário de 147 anos do Maracanã vai se estender por todo o mês de junho, com diversas atrações culturais para as comunidades da Zona Rural. . “Preparamos com muito carinho atrações e ações sociais que vão se estender por todo o mês de junho dentro do Maracanã, envolvendo toda a comunidade nessa celebração. Não tenho dúvidas de que o nosso ‘Maracanã de Inspirações’ vai fazer história na Zona Rural de São Luís e entrar para o roteiro cultural da nossa cidade”, finalizou Marlon Botão. . Serviço: . O quê: Celebração dos 147 anos do Maracanã com show gratuito do cantor Vitor Fernandes e outras atrações. . Quando: Dia 4 de junho (sábado), a partir das 17h. . Onde: Campo do Cruzador da Ilha, Avenida Evandro Bessa S/N, Maracanã.
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (31), a Operação Contrição II, para repressão ao crime de abuso sexual de crianças e adolescentes. A investigação foi conduzida pela PF, com apoio de organismos internacionais e, inicialmente, apurou que um indivíduo mantinha armazenados em provedor de serviço de nuvem, alguns arquivos de fotos e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantil. Algumas dessas imagens indicavam que se tratava de abusos praticados pelo próprio indivíduo.
As diligências realizadas a partir destes dados possibilitaram a identificação do abusador e, na data de hoje, foi dado cumprimento a dois mandados na cidade de Vitória do Mearim/MA, sendo um de prisão preventiva e outro de busca e apreensão, ambos expedidos pela Justiça Federal, em decorrência de representação da PF.
O objetivo das medidas é a arrecadação de outras evidências que reforcem as conclusões da investigação, o afastamento do agressor das vítimas, interrompendo os episódios de abuso, além da identificação de outras possíveis vítimas.
O investigado poderá responder pelos crimes de estupro de vulnerável, produção de vídeo de abuso sexual infantil, além da posse e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil.
O nome da operação faz referência ao Ato de Contrição, oração cristã que expressa a tristeza do pecador pelos pecados praticados.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), informou que será ponto facultativo no Parlamento Estadual, no próximo dia 16 de junho, Dia de Corpus Christi. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (31), na sua conta pessoal no Twitter.
O parlamentar ressaltou que essa é uma forma da Casa do Povo reconhecer a importância da data religiosa.
“Dessa forma, manifestamos o respeito do Parlamento Estadual à tradição cristã e à comunidade católica”, frisou Othelino Neto.
Celebrado sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa, o Corpus Christi é um ritual da Igreja Católica, que tem por objetivo comemorar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Cristo.
Posicionado entre os deputados mais atuantes da Assembleia Legislativa do Maranhão, Wellington do Curso (PSC) faz do exercício parlamentar uma missão sagrada a serviço do povo. Desde o primeiro mandato, ele vem abraçando diversas causas, a grande maioria delas de interesse dos cidadãos mais humildes. Por isso, é alvo de prestígio crescente entre essa parcela da população, que no Maranhão representa um universo expressivo de pessoas, todas ávidas por melhores dias.
É fato indiscutível que a atuação parlamentar de Wellington está em sintonia permanente com o interesse dos mais pobres, que sofrem o drama de uma vida marcada por privações. Sensível a essa triste realidade humana, compartilhada por mais da metade dos 7 milhões de maranhenses, o deputado atua de forma incansável para dar às famílias vulneráveis o mínimo de esperança.
Em seus pronunciamentos na tribuna, Wellington geralmente aborda temas de extrema relevância social. E, com frequência, faz duras críticas aos governantes que deixam de cumprir, por incompetência ou descaso, o dever legal de amparar o povo em suas múltiplas necessidades, o que inclui saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, mobilidade urbana, ações assistenciais e outras obrigações constitucionais, negadas dia após dia por gestores muito mais preocupados em usufruir as benesses do cargo.
Por assumir postura tão aguerrida em favor dos mais humildes e cobrar publicamente melhorias, Wellington não desfruta das regalias usualmente concedidas aos amigos do poder. Mas, para ele, em nada importa esse distanciamento, uma vez que está sempre ao lado da população, disposto a ajudar a atender as mais diferentes demandas.
A luta em defesa de categorias profissionais como forças de segurança pública, magistério, enfermagem e servidores públicos em geral é outra prioridade de Wellington do Curso. Seja em reuniões em seu gabinete, seja em mobilizações de rua, o parlamentar está sempre presente para apoiar reivindicações trabalhistas e fazer valer direitos legais. E a cada conquista, soma para si uma parcela do mérito, indiscutivelmente.
A dedicação de Wellington ao exercício correto do mandato é a prova de que na política há virtudes, mesmo que raras. Por ser uma dessas gratas exceções, o deputado é merecedor de apreço, credibilidade e reconhecimento popular.
O Tributo ao Rei do Baião trará a São Luís mais uma atração de renome da música genuinamente nordestina. Famoso por seus versos inspirados e sonoridade inconfundível, o poeta Amazan animará o Arraial do Picuí, na Cohama, dia 16 de julho.
E para alegrar ainda mais a festa, diversos artistas locais apresentarão sucessos do mais autêntico forró, xote, baião e outros ritmos da mais autêntica música regional. Abaixo, o poeta Amazan convida o público para o show:
Consagrado pelo público por promover eventos da melhor qualidade, sempre valorizando a tradicional cultura do Nordeste, o Tributo ao Rei do Baião realiza mais uma produção que promete ser inesquecível.
Serviço
O que: show do poeta Amazan
Quando: dia 16 de julho, a partir das 17h
Onde: Arraial do Picuí, no Restaurante Picuí Tábua de Carne, na Avenida Daniel de La Touché, na Cohama
A Servi-Porto Serviços Portuários desmentiu categoricamente a fake news propagada na imprensa local de que há 35 anos a empresa opera de forma ilegal e clandestina o transporte aquaviário por ferry-boats na travessia que interliga a Ilha de São Luís e 35 municípios da Baixada Maranhense e do litoral ocidental do estado. A representante da empresa, Lina Rosa Garcia Neves, esclareceu que desde que iniciou o serviço, a Servi-Porto é respaldada legalmente por resoluções e autorizações concedidas pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado.
A Servi-Porto opera de maneira pioneira o transporte aquaviário por ferry-boats há três décadas e meia, atendendo aos anseios da população de milhões de cidadãos da Baixada e do litoral oeste do Maranhão. É a maior empresa do seu segmento e desenvolve as atividades de Apoio Portuário desde 1987, autorizada por meio da Resolução n°.9.620/1987, concedida pela Superintendência Nacional da Marinha Mercante, publicada no Diário Oficial da União em 3 de julho de 1987, autorizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), por meio da Resolução n°1211, e do Termo de Autorização n° 500, assim como autorizada como Operadora de Transporte de Travessia para Transporte de Passageiros e Cargas, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Portaria n° 082, de 4 de Outubro de 2013, publicada em 11 de outubro de 2013, seguida da permissão precária nos termos atuais”!!!
Lina Rosa Neves acrescentou que ao longo dos anos, a Servi-Porto prestou um relevante serviço ao povo maranhense, transportando aproximadamente 26.500.000 (vinte e seis milhões e quinhentos mil) passageiros e cerca de 3.800.000 (três milhões e oitocentos veículos, com margem reduzida de atrasos e leves intercorrências, se comparado aos constantes atrasos, paralisações, quebra de motores, barcos à deriva e outras ocorrências graves, nos moldes das que atualmente estão sendo registradas sob a gestão do Estado do Maranhão, após a intervenção decretada em 2020.
Investimentos com recursos próprios
A representante da Servi-Porto informou, ainda, que empresa investiu recursos próprios nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, assim como na construção de todos os ferries-boats atualmente existentes, considerando que as atuais ferries “Cidade de Araioses”, “Cidade de Tutoia I” e“Baia de São José I” estão entre os 10 maiores do Brasil e têm capacidade para mais de mil passageiros e 100 carros, cada um, em substituição aos antigos ferries boats ”Cidade de Pinheiro”, “Cidade de Alcântara” e “Cidade de Cururupu”, menores e já comercializados.
Quanto à cronologia dos fatos relacionados à intervenção, Lina Neves ressaltou que, conforme constam nos autos do processo judicial movido contra o Governo do Estado, no momento da intervenção, a empresa possuía todos seus três ferries em funcionamento. Segundo ela, basta acessar os dados da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), onde ficam registradas todas as viagens.
Ferries danificados durante a intervenção
A representante da Servi-Porto garante que há provas dos danos causados pela gestão deficitária intervencionista ao ferrie “Cidade de Araioses”, entregue inoperante com a quebra do motor, desde junho de 2020, objeto de pedido de indenização protocolado após a primeira intervenção; e um outro ferrie – “Cidade de Tutóia” –, que acabou paralisado, totalmente sucateado e encostado, do qual foram retiradas peças de forma criminosa”, assinalou, lembrando que o ferrie “Baía de São José I” foi recentemente paralisado, com sérios problemas de alagamento, o que inutilizou os motores.
Risco de colapso
Lina Neves observa que é fato verídico que atualmente todos os ferries da Servi-porto estão com problemas graves, ocasionados pela má gestão durante a intervenção, estando seus proprietários preocupados não somente com seu património, mas também com a possibilidade de a população maranhense não possuir nenhum de seus ferries operando nos próximos dias, caso a intervenção se prolongue ainda mais.
Cabe ressaltar que a Servi-Porto tem mais de 35 anos de existência e que os herdeiros do Sr. Nemésio, que o acompanhavam na gestão da empresa, permanecem como proprietários, e, como tal, têm pleno direito de reivindicar a reintegração do património particular, a fim de exercer livremente a atividade empresarial, o que lhes vem sendo negado por força de sucessivos atos governamentais registrados nos últimos anos no Maranhão.
Mais um importante passo foi dado para a construção do Hospital Público Veterinário de São Luís. Os grandes articuladores desse projeto para a cidade, vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) e deputado Aluísio Mendes (PSC) se reuniram com representantes de ONGs de proteção aos animais e a Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB para apresentar o projeto do Hospital Público Veterinário de São Luís. O hospital será construído na área do Itaqui Bacanga.
O Hospital Municipal Veterinário vai servir à parcela da população que possua animais domésticos e carece de recursos financeiros para arcar com os custos de saúde em unidades particulares.
Responsável por conseguir os recursos financeiros para a construção do Hospital, por meio de emenda parlamentar, o deputado Aluísio Mendes explicou que os recursos já estão disponíveis para a Prefeitura de São Luís. E disse ainda que esse hospital pode ser o segundo maior do país para atendimento de animais.
O vereador Dr. Gutemberg, que encabeçou essa luta junto com o deputado Aluísio Mendes, agradeceu a presença de todos e reafirmou que vai continuar acompanhado o projeto do hospital para que ele sai do papel.
“Hoje apresentamos para vocês o projeto do Hospital. Agradeço o apoio do prefeito Eduardo Braide e a generosa contribuição do deputado Aluísio Mendes, que destinou emendas para a construção do hospital. O Hospital significa respeito aos direitos dos animais, além de contribuir para a saúde pública”, destaca Dr. Gutemberg.
Na ocasião, Dr. Gutemberg, que também é médico, apresentou duas Leis de sua autoria em defesa dos animais:
Lei nº 6.698/2020, que permite a liberação de animais de estimação para os pacientes internados em hospitais.
Projeto de Lei nº 232/21, que cria a Praça dos Pet´s para estimular a prática de hábitos saudáveis e o bem-estar animal, promovendo integração entres pets, donos e criadores.
Com o objetivo de estimular o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes, alunos de ensino médio, vestibulandos, universitários e profissionais recém-formados participaram do “Te Orienta Estudante” (TOE). O evento foi realizado no Shopping da Ilha durante o sábado (28) e domingo (29) e a Universidade Ceuma esteve presente com uma grande estrutura.
Intitulado de CEUMAVERSO, nosso stand proporcionou aos participantes conhecer um pouco da Universidade Ceuma, tirar dúvidas e vivenciar a experiência de visualizar o corpo humano através dos óculos de realidade virtual, uma ferramenta presente no recém-inaugurado Centro de Anatomia Virtual Dr. José Eduardo Moraes Rego Sousa. Além disso, através de uma tela interativa, os visitantes puderam estipular suas possíveis futuras profissões.
A reitora, Profa. Ma. Cristina Nitz, esteve no stand da Universidade Ceuma e destacou a relevância do evento para os estudantes. “O TOE agrega conhecimentos e ajuda os alunos a escolherem sua futura profissão. Nossa presença possibilita aos participantes conhecer um pouco mais da Instituição, nos aproximando do público acadêmico e tirando dúvidas a respeito dos nossos cursos e metodologias”, destacou a Profa. Ma. Cistina Nitz.
A empreendedora e Beauty Artist, Paula Guimarães, foi uma das palestrantes do evento e celebrou o networking proporcionado pelo TOE. “Eu me sinto agraciada em poder dar dicas sobre empreendedorismo. Quando comecei não tive essas orientações e poder ajudar o desenvolvimento desse público é muito gratificante”, reforçou Paula Guimarães.
Centenas de estudantes visitaram o stand durante o fim de semana, o universitário Pedro Henrique Raposo enalteceu a iniciativa. “Acredito que participar do evento está sendo muito importante para minha formação acadêmica, pois acabei de entrar na universidade. Já pude conversar com várias pessoas e fazer contatos importantes para meu futuro profissional”, disse Pedro Henrique.