Porto de Ponta da Madeira registra queda de 8,75% na movimentação no primeiro bimestre

0comentário

Terminal operado pela Vale no Maranhão se mostrou na contramão da alta de 1,8% verificada no setor portuário brasileiro em janeiro e fevereiro deste ano em relação ao mesmo período de 2021

Porto de Ponta da Madeira, operado pela Vale no Maranhão, registrou queda expressiva da movimentação de cargas no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021

O setor portuário nacional (portos públicos e terminais autorizados) movimentou 179,8 milhões no primeiro bimestre deste ano. O número representa crescimento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Na contramão do crescimento verificado em nível de Brasil, o Porto de Ponta da Madeira, operado pela Vale no Maranhão, registrou queda de 8,75% na movimentação no período. Os dados são da ANTAQ e foram divulgados nesta quinta-feira (7).

O levantamento da ANTAQ aponta que o Terminal de Ponta da Madeira foi a instalação que mais movimentou cargas nos primeiros dois meses do ano: 26 milhões de toneladas. Mesmo no topo do ranking, o Porto privado registrou recuo de 8,75% em relação ao mesmo período de 2021.

Em segundo lugar, apareceu o Porto de Santos (SP), que movimentou 17,9 milhões de toneladas, crescimento de 14,2%. Na terceira posição, ficou o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ), com 11 milhões de toneladas movimentadas (- 0,1%).

De acordo com as estatísticas, os terminais privados movimentaram 120,1 milhões de toneladas em janeiro e fevereiro, queda de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os portos públicos movimentaram 59,6 milhões de toneladas, aumento de 8%.

Um dos destaques foi o Porta de Vila do Conde (PA), que movimentou 27% a mais neste primeiro bimestre do que no anterior. Em 2022, a instalação paraense movimentou três milhões de toneladas. O Terminal Aquaviário de Madre de Deus (BA) movimentou 3,2 milhões de toneladas, aumento de 16%.

Em relação aos perfis de carga, as instalações portuárias movimentaram 99 milhões de toneladas de granel sólido nos primeiros dois meses, crescimento de 3,9% em relação ao primeiro bimestre de 2021. A movimentação de granel líquido caiu 3,2%. Neste ano, foram movimentados 49,8 milhões de toneladas. A carga geral solta cresceu 19,8%, chegando a 11,3 milhões de toneladas. A carga conteinerizada registrou queda de 3,9% em relação ao primeiro bimestre de 2021. Em janeiro e fevereiro acumulados, foram movimentados 19,7 milhões de toneladas (1,8 milhão de TEUs).

Cargas

O minério de ferro foi a carga mais movimentada nesse início de ano. Em janeiro e fevereiro, movimentaram-se 49,4 milhões de toneladas: recuo de 8%. Soja, trigo e adubos (fertilizantes) cresceram 55,8%, 29,1% e 27,8%, respectivamente.

Navegações

A navegação de longo curso movimentou 122 milhões de toneladas no primeiro bimestre de 2022, crescimento de 3,2% em comparação com igual período de 2021. A cabotagem movimentou 46,3 milhões de toneladas, recuo de 3,4%. Já a navegação interior cresceu 10,2%, com 11 milhões de toneladas em janeiro e fevereiro acumulados. 

Novo Indicador

A partir deste mês, o Painel Estatístico da ANTAQ traz um novo indicador: a Taxa Média de Ocupação (TMO), que informa o quanto uma instalação portuária está disponível para receber navios. O novo parâmetro serve para indicar gargalos, eventuais necessidades de ampliações e investimentos, além de auxiliar na mensuração de produtividades.

A TMO alcança o porto organizado como um todo (berços públicos e berços arrendados), terminais arrendados e terminais autorizados. Também pode apresentar o valor individualmente para um berço específico de qualquer instalação portuária brasileira.

Por exemplo, o Porto de Itaguaí (RJ) registrou uma TMO de 78% em 2021, tendo em seu terminal arrendado Tecar a maior taxa anual desse porto organizado (85,3% de ocupação de berço). Outro exemplo: um dos terminais privados com maior taxa de ocupação no mesmo ano foi o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ), com uma TMO de 83%.

Para conferir todos os dados portuários, acesse: anuario.antaq.gov.br. Para saber sobre a TMO, clique na aba “Indicadores”. 

Sem comentário para "Porto de Ponta da Madeira registra queda de 8,75% na movimentação no primeiro bimestre"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS