A Prefeitura de Caxias, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio e de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico retoma, neste domingo (1º), a programação oficial da Feirinha da Gente, paralisada há mais de dois anos, devido à pandemia de Covid-19.
A programação inicia às 6h, com a venda de produtos da agricultura familiar. Pelo menos 18 barraqueiros vão expor verduras, legumes dentre outros itens que serão disponibilizados para os consumidores sem agrotóxicos. A Feirinha da Gente, realizada sempre aos domingos, desde a sua primeira edição vem contribuindo com o emprego e geração de renda para esses profissionais.
O evento reúne atrações artísticas, gastronomia, artesanato e muitos outros serviços. É realizada no largo de São Benedito, emoldurada pelos belos casarões do Centro Histórico de Caxias e se tornou um atrativo turístico. Este ano, pela primeira vez, a Prefeitura realizou edital e está convocando toda a classe artístico-cultural caxiense, que se inscreveu, garantindo recursos também a essa categoria, uma das mais afetadas pela pandemia.
Confira a Programação deste domingo
Os trabalhos iniciam com o café da manhã e o início da venda dos produtos, às 6h. A solenidade de reabertura oficial começa a partir das 10h, com a participação da Banda PagoBlack, Ensaio do Boi Encanto de Caxias, Nicka e Banda. Além disso, neste domingo (1º), a Feirinha vai contar com a presença dos Eternos Ídolos do Flamengo e outras estrelas do Futebol.
Serviço
O QUÊ: Retomada da Feirinha da Gente, em Caxias;
QUANDO: Neste domingo (1º), a partir das 6h. Solenidade de abertura às 10h;
ONDE: No largo de São Benedito, no Centro Histórico.
Uma forte pancada de chuva castigou a região metropolitana de São Luís no início da tarde deste sábado (30). Inundações de ruas, avenidas e outros logradouros e prejuízo à visibilidade no trânsito, representando maior risco de acidentes, foram alguns dos transtornos provocados pelo breve temporal.
Na Avenida Santos Dumont, o fotojornalista Biaman Prado flagrou um passageiro de ônibus desembarcando às pressas, correndo para se proteger da forte chuva.
O trânsito ficou mais lento porque a tempestade limitou a visão dos condutores, tornou as pistas escorregadias e ocultou buracos e outras deformações no pavimento.
O Rio Anil Shopping vai funcionar da seguinte forma neste domingo, 1º de maio , Dia do Trabalhador:
Lojas e Quiosques estarão fechados. A Praça de Alimentação e Lazer, vão funcionar das 12h às 20h. Academia Smart Fit, Banco Bradesco, Cartório e Lotérica não vão abrir. O Supermercado Mateus abre das 9h às 20h.
Lojas do Mateus
O Grupo Mateus informa que todas as suas lojas vão funcionar normalmente neste domingo (1º de Maio) – Dia do Trabalhador.
OBS: As lojas vão funcionar em seus horários de costume, como acontece todos os domingos.
O deputado estadual Pará Figueiredo representou a Assembleia Legislativa na solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão, realizada nessa sexta-feira (29), no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae. O jovem parlamentar cumprimentou os novos dirigentes do Poder Judiciário estadual, acompanhado do governador Carlos Brandão.
Tomaram posse os desembargadores Paulo Velten (presidente), Ricardo Duailibe (1º vice), Marcelino Everton (2º vice) e Froz Sobrinho (corregedor-geral da Justiça). Os quatro magistrados exercerão os cargos no biênio de 29 de abril de 2022 a 29 de abril de 2024.
Pará Figueiredo manifestou felicitações aos novos membros da Mesa Diretora da corte, desejando-lhes sucesso em sua missão de promover a Justiça e de ampliar o alcance do Poder Judiciário em todo o Maranhão.
Filho do desembargador e ex-presidente do TJMA desembargador Joaquim Figueiredo, o jovem deputado obteve, dentro de casa, noções precisas de como construir uma sociedade mais justa por meio da boa prestação jurisdicional, o que tem sido de grande valia para o exercício do seu mandato parlamentar.
A dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) Cricielle Muniz denunciou ao blog ter sido vítima de racismo nessa sexta-feira (29), na loja C&A da Rua Grande, no Centro de São Luís. Ela relatou ter sido abordada de forma constrangedora por funcionárias da empresa quando deixava o estabelecimento, após ter feito algumas compras. Diante do ocorrido e do abalo emocional que a situação lhe causou, Cricielle registrou queixa na Delegacia de Crimes Raciais.
Abaixo, o relato:
Fui vítima de racismo na C&A!
Hoje (sexta-feira, 29/04), no horário do almoço, estive na loja da C&A da Rua Grande para realizar algumas compras, fiz, paguei e ao sair percebi que funcionárias vieram correndo em minha direção gritando e ordenando que eu abrisse a minha bolsa.
Questionei o motivo da revista e não me informaram, apenas continuaram com o tratamento de forma suspeita. Nesse momento, percebi que se formava um aglomerado de pessoas observando a situação constrangedora.
Abri minha bolsa e mostrei o que havia comprado e só assim fui liberada.
Estou muito abalada emocionalmente, estou me dirigindo à Delegacia de Crimes Raciais para registrar boletim de ocorrência.
O deputado estadual Zé Inácio (PT) destacou visita que fez nessa sexta-feira (29) ao município de Paulino Neves, para participar do programa ‘Assembleia em Ação’, atividade itinerante cujo objetivo é aproximar o parlamento estadual das lideranças políticas e populares do interior e debater as demandas do povo em cada região do Maranhão
Durante o evento político e institucional, Zé Inácio integrou a comitiva liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, composta, ainda, pelo prefeito de Paulino Neves, Raimundinho Lídio, demais deputados estaduais, prefeitos de outras cidades, vereadores e lideranças da região dos Lençóis Maranhenses.
Zé Inácio ressaltou que o Assembleia em Ação é uma importante ferramenta de interação e ligação entre o Legislativo estadual e os legislativos e executivos nos municípios.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), conduziu os trabalhos da sétima edição do programa ‘Assembleia em Ação’, realizada nesta sexta-feira (29), em Paulino Neves. O evento contou com a participação de representantes da região dos Lençóis Maranhenses em um momento de troca de conhecimento com a classe política e de escuta de demandas, visando à melhoria do potencial turístico e econômico dos municípios envolvidos.
Além do presidente, estiveram presentes os deputados estaduais Wellington do Curso (PSC), autor do requerimento que solicitou a realização do encontro em Paulino Neves; Socorro Waquim (MDB), Ariston (PSB), Ricardo Rios (PCdoB), Betel Gomes (MDB), Wendell Lages (PV), Zé Inácio Lula (PT) e Marco Aurélio (PSB), prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de diversos municípios. A presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, que também é vice-prefeita de Pinheiro, também participou do evento.
Othelino Neto destacou a importância do ‘Assembleia em Ação’ para a busca de soluções às demandas das comunidades, além de estreitar o relacionamento não só com a classe política, mas, principalmente, com a população.
“Que nós possamos fazer desse encontro um instrumento para a busca de políticas públicas voltadas à região dos Lençóis, no intuito de melhorarmos a qualidade de vida da população. Para nós, deputados estaduais, quanto mais temos esse contato próximo com os municípios, melhor orientamos o nosso mandato”, afirmou Othelino.
Othelino Neto conduziu os trabalhos da sétima edição do programa ‘Assembleia em Ação’ no município de Paulino NevesA programação da sétima edição do ‘Assembleia em Ação’ contou com as palestras ‘Processo Legislativo’, ministrada pelo consultor legislativo constitucional da Casa, Anderson Rocha; e ‘Inovações do Direito Eleitoral’, proferida pelo diretor de Administração da Alema, Antino Noleto.
Plenária
Na etapa de audiência pública, os participantes apresentaram algumas demandas, entre elas o fornecimento de energia elétrica às famílias que residem na área do Parque dos Lençóis Maranhenses e a solução dos conflitos na comunidade pesqueira do Arpoador, em Tutóia. Na ocasião, Othelino Neto afirmou que será criada uma comissão parlamentar para tentar solucionar as questões levantadas pelas lideranças.
“Os deputados Marco Aurélio e Socorro Waquim sugeriram que criássemos essa comissão. Eu irei acompanhar pessoalmente os trabalhos para buscarmos uma solução aos problemas apresentados. Esse é o objetivo e a essência do ‘Assembleia em Ação’, para que conheçamos mais a realidade das regiões e busquemos alternativas às questões levantadas”, ressaltou o chefe do Legislativo maranhense.
Foram debatidas, ainda, alternativas e ações para elevar, ainda mais, o potencial turístico e econômico da região dos Lençóis.
Compromisso
O prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio, disse que a Assembleia Legislativa está sempre atenta às demandas e necessidades dos municípios e que o ‘Assembleia em Ação’ só corrobora esse compromisso com a população. “Ficamos bastante satisfeitos em sediar o encontro em nossa cidade. Agradecemos ao deputado Othelino Neto pela atenção dada à nossa região, que tem um potencial muito forte e precisa ser ainda mais valorizada”, declarou.
O prefeito de Barreirinhas, Dr. Amílcar Rocha, também falou sobre a importância de receber o ‘Assembleia em Ação’ na região. “Nós sabemos do potencial turístico e econômico não só de Barreirinhas, mas também dos municípios vizinhos. Então, esse debate com os deputados só tem a beneficiar a nossa população”, frisou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Paulino Neves, Darlisson Ferreira, agradeceu a presença do Parlamento Estadual no município. “Com certeza, saímos daqui com muito mais conhecimento e realizados por sermos ouvidos e por poder apresentar as necessidades da população”, assinalou.
O vereador Didi do Arpoador, do município de Tutóia, falou da importância do encontro para a classe política. “Essa é uma oportunidade que temos para falarmos sobre questões importantes e estreitarmos essa relação com os deputados, buscando sempre a solução dos problemas da população que representamos. Agradeço à Assembleia Legislativa por nos dar voz nesse importante evento”, disse.Agência Assembleia.
Pais, avós e demais responsáveis por estudantes da rede pública municipal de ensino que moram no Coroadinho fizeram um protesto de rua, nesta sexta-feira (29), com direito a caixão simbolizando a morte da educação em São Luís. O ato foi uma manifestação de repúdio à medida da Secretaria Municipal de Educação que remaneja alunos que residem no bairro para Unidades de Ensino Básico (UEBs) localizadas no João Paulo, Bairro de Fátima e outras localidades.
A transferência dos estudantes foi a forma encontrada pela Semed de não deixar milhares de alunos sem estudar depois de praticamente dois anos sem aulas por causa da pandemia do novo coronavírus. Inconformados com “solução” encontrada pela Semed para insuficiência de vagas em escolas do Coroadinho, os pais e demais responsáveis prometem resistir até o fim para que a medida seja revista. Veja:
Eles alegam que no bairro existem prédios que podem ser alugados pela administração municipal para funcionar como anexos de escolas que poderiam perfeitamente atender a demanda e evitar que os alunos, a maioria crianças e adolescentes, estudem longe de casa. E citam o antigo Coeduc, que até pouco tempo era locado pela secretaria, por R$ 22 mil, e abrigava centenas de estudantes.
Caixão
Ao carregarem o caixão, com um boneco dentro, pelas ruas do Coroadinho e posicionarem a urna funerária em um ponto movimentado do bairro, os manifestantes simbolizaram o funeral do ensino público municipal na capital, que agoniza diante da incompetência da atual gestão, tanto em relação à estrutura da rede educacional, quanto no que diz respeito aos estudantes e professores. Assista:
A propósito, os profissionais do magistério deflagraram greve geral há 11 dias e não há qualquer previsão de quando retornarão ao trabalho. A categoria reivindica reajuste salarial compatível com o piso nacional, além de melhores condições de trabalho.
Para piorar, o prefeito Eduardo Braide não apresentou, até o momento, qualquer contraposta que atenda aos anseios dos educadores e assim vai se desgastando, dia após dia, e mergulhando de cabeça nas profundezas do seu interminável inferno astral.
Está chegando a hora do maior evento esportivo e solidário da região Nordeste. Neste fim de semana, Caxias será palco de grandes shows e de muito amor ao próximo, com o Futebol Solidário e a Festa do trabalhador. A abertura da programação festiva e esportiva acontecerá nesse sábado (30), às 18h, na Praça do Pantheon, com show do cantor Pedrinho Pegação, estourado em todas as paradas, com sucessos entre os mais ouvidos nas rádios, nas redes sociais e nos aplicativos de música.
O Futebol Solidário reunirá, em Caxias, alguns dos melhores craques do futebol brasileiro, que entrarão em campo para uma ação nobre, que vale ainda a sua participação. Foram convidados ex-atletas do Flamengo-RJ e da seleção brasileira, como Edmundo (o Animal), Marcelinho Carioca (o Pé de Anjo), Aldair (zagueiro que disputou duas Copas do Mundo pelo Brasil), dentre vários outros nomes que brilharam nos gramados nacionais e internacionais.
No domingo, a partir das 14h, os ídolos farão um jogo-exibição, no Estádio Duque de Caxias. O ingresso serão 3 kg de alimentos não perecíveis. Para animar ainda a programação, haverá um jogo o time de anões Gigantes do Norte e uma equipe de futebol feminino local. Na segunda-feira (2), os astros entram em quadra, no Ginásio João Castelo, para mais uma partida.
O humorista Pedro Manso manda o recado na voz do Faustão e do Galvão Bueno. Confira:
Apoiador e grande anfitrião do megaevento, o prefeito Fábio Gentil recebeu em sua casa, em Caxias, nessa quinta-feira (28), o cantor Pedrinho Pegação, uma das atrações da festa. O artista faz um convite especial para todos os caxienses. Assista:
O jornalista, radialista, vereador e pré-candidato a deputado estadual Marcial Lima parabenizou Grajaú, por meio do rádio, internet e vídeo, pelo aniversário de 211 anos da cidade.
Grande entusiasta do desenvolvimento de Grajaú, Marcial Lima, além de presta justa homenagem, reconheceu o potencial do município como vetor de progresso para o Maranhão.