Em nota divulgada na noite dessa terça-feira (29), o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA) confirmou participação na audiência convocada pela Justiça do Trabalho para negociar o fim do impasse que levou a mais uma paralisação geral da frota de ônibus da região metropolitana de São Luís. A reunião está marcada para esta quarta-feira (30), às 15h, na sede do Tribunal Regional do Maranhão da 16ª Região (TRT-MA), na Areinha.
De acordo com o informe sindical, a entidade confirma presença na audiência, solicitada pela Prefeitura de São Luís, “e espera que os encaminhamentos tomados resultem no atendimento das reivindicações dos trabalhadores”. No entanto, o STTREMA deixa em aberto a possibilidade de encerrar a paralisação de 100% do transporte público, que tende a chegar ao segundo dia consecutivo.
Na nota, o sindicato dá a entender que o futuro da mobilização depende de eventuais avanços no diálogo com a classe patronal e com o Município. Ou seja, se não houver acordo, os coletivos continuarão fora de circulação, mesmo com a decisão proferida no último dia 28 pela desembargadora do trabalho Márcia Andréa Farias que determina a operação de 60% da frota de ônibus da Ilha durante a greve de rodoviários. O movimento completa hoje 44 dias.
Ainda segundo a nota, motoristas e cobradores não têm interesse algum em causar transtornos à população, o que soa contraditório, já que é visível a intransigência.
Segue a nota do STTREMA: