Braide anuncia fim da greve do transporte em São Luís

Audiência na Justiça do Trabalho resultou em acordo e no fim da grave do transporte público na Grande Ilha

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, acaba de anunciar o fim da greve do transporte público, que deixou a Grande Ilha sem ônibus nós últimos dois ônibus e havia sido deflagrada em 14 de fevereiro. O desfecho veio durante audiência iniciada à tarde na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT–MA), e só encerrada à noite.

Segundo Braide, não haverá novo aumento de passagem, nem demissão de cobradores.

O prefeito garantiu, ainda, que os ônibus voltarão a circular nesta quinta-feira (31). E informou que, com o seu empenho, foram assegurados os recursos necessários para o reajuste dos rodoviários.

Assista:

Prefeitura de Caxias realiza primeiro sorteio do programa “Minha Casa é 10” nesta quinta-feira (31)

A Prefeitura de Caxias realiza nesta quinta-feira (31), a partir das 17h, no Ginásio João Castelo, o primeiro sorteio do programa “Minha Cidade é 10”, idealizado pelo prefeito Fábio Gentil com o intuito de oferecer moradia gratuita a famílias de baixa renda do município.

O sorteio é a concretização de uma iniciativa de grande alcance social e representa o cumprimento de uma promessa feita por Fábio Gentil aos caxienses. Simboliza também a execução do maior programa habitacional municipal já realizado em todo o Maranhão.

“Promessa feita, promessa cumprida. Casa de graça para o pobre. Esse é o prefeito que ajuda o povo”, é a mensagem que define o programa “Minha Casa é 10”, mais um feito grandioso de Fábio Gentil para beneficiar os conterrâneos.

Assista:

Marcial Lima critica situação do transporte público de São Luís

Em seu discurso, o vereador cobrou providências por parte da prefeitura de São Luís

O parlamentar também falou sobre a paralisação do transporte coletivo, iniciada nessa terça-feira, 29 (Foto: Fabrício Cunha)

O vereador Marcial Lima (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na última segunda-feira (28), para destacar a situação do transporte público da capital. O parlamentar lembrou da paralisação do serviço, iniciada nessa terça-feira (29).

“Segundo o sindicato, a cidade vai amanheceria sem o transporte urbano e semiurbano e não vi nenhuma reação do poder público. Por isso, sugiro que a prefeitura decrete estado de calamidade no sistema de transporte, pelo período de três meses, pois o serviço está um caos”, afirmou Marcial Lima. O parlamentar também sugeriu que a prefeitura contrate empresas para servir à capital e garantir o direito de ir e vir da população.

Outro tema tratado pelo vereador diz respeito ao Terminal de Integração da Cohama. Ele apontou que o local ainda está em condições precárias e que os empresários não estariam cumprindo decisões na Justiça que determinam ações de melhoria nos terminais da capital.

“Todos os terminais precisam ser fiscalizados e receber manutenção. Estamos sugerindo aos órgãos de defesa do consumidor que possam fazer inspeções rápidas e duras nos terminais de integração da capital”, pontuou o vereador.

Marcial Lima se manifestou ainda sobre as condições do Anel Viário. “Precisamos saber quanto foi gasto no Anel Viário na gestão passada e quanto já foi aplicado neste ano. É um absurdo o que acontece hoje no Anel Viário, que está um caos e dificultando o tráfego”, disse. O vereador informou que irá convocar representantes da Secretaria Municipal de Projetos Especiais para tratar do tema.

Othelino declara apoio à eleição de Brandão ao governo

Postagem em rede social na qual Othelino Neto anunciou apoio à pré-candidatura de Carlos Brandão ao governo

O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), declarou apoio, no início da noite desta quarta-feira (30), à pré-candidatura de Carlos Brandão a governador do Maranhão. A mudança de palanque causou forte impacto no cenário político local, pois foi vista como claro sinal de enfraquecimento do projeto eleitoral do senador Weverton Rocha (PDT), que também almeja ocupar o Palácio dos Leões.

Com a adesão de Othelino, Brandão, que assumirá o governo no próximo dia 2 e disputará o pleito no cargo – e com a máquina pública nas mãos – ganha ainda mais musculatura para seguir firme rumo a uma campanha vitória, salvo algum fato extraordinariamente novo que abale o seu cacife.

Ao anunciar, nas redes sociais, que marchará junto com Brandão, Othelino comunicou que mantém o apoio à pré-candidatura do ainda governador Flávio Dino (PSB) ao Senado Federal.

CPI reconhece déficit do sistema de transporte de São Luís

Após sucessivos reuniões e diversos depoimentos, inclusive com apresentação de dados técnicos, a CPI constatou o déficit do sistema de transporte de São Luís

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte, vereador Álvaro Pires (PMN), fez um resumo dos trabalhos realizados até o momento e uma das constatações é de que o sistema de transporte público de São Luís opera de forma deficitária. A fala do relator da CPI confirma o que vem alertando há tempos o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET).

De acordo com Álvaro Pires, após vários depoimentos importantes e, sobretudo, com base nos dados apresentados pelo consultor técnico da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Manoel Cruz, os membros da CPI entenderem que de fato o sistema de transporte é deficitário.

O relator reafirmou, com base no estudo ao qual a CPI teve acesso, que o sistema de transporte de São Luís não se paga. “Não adianta aumentar a passagem que não iremos alcançar o resultado correto”, ponderou. “A gente não pode mais ficar apontando dedo para os empresários, para o prefeito e para os trabalhadores que assim não vamos resolver o problema”, observou.

Âlvaro Pires acredita que solução para o impasse do transporte público de São Luís é buscar novas fontes de tarifas. “É o que eu estou fazendo, é o que estou propondo e acho que esse é o caminho”, concluiu.

Assista:

Projeto de Marlon Botão vai garantir primeiro Centro de Atendimento ao Idoso da Zona Rural de São Luís

Vereador Marlon Botão dialoga com idoso sobre demandas a serem atendidas pelo CAISI da Zona Rural

O vereador Marlon Botão (PSB) celebrou, após a sessão desta terça-feira (29) da Câmara Municipal, a aprovação do seu requerimento 126/22, que pede a criação do primeiro Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI) da Zona Rural de São Luís.
.
De acordo com o parlamentar, a criação do CAISI da Zona Rural reforça o compromisso do atual governo em descentralizar políticas públicas e valorizar a população da Zona Rural – algo que, em sua avaliação, não acontecia em gestões anteriores.
.
“A população da Zona Rural sempre foi esquecida por gestões passadas. E os moradores se acostumaram a ter que enfrentar grandes distâncias para conseguir acesso a serviços públicos básicos”, disse Marlon Botão.
.
“Nosso mandato existe para dar um fim a essa injustiça e, felizmente, o prefeito Eduardo Braide também se comprometeu desde o início a trabalhar para mudar essa realidade. A criação do primeiro CAISI da Zona Rural será um presente para os nossos idosos e uma realização para mim, como ser humano. É sempre um momento especial quando a gente vê o nosso trabalho duro mudando pra melhor a vida das pessoas”.
.
Prevenção
.
Marlon Botão destacou que o Centro de Atenção ao Idoso da Zona Rural desempenhará um importante papel de prevenção de doenças.
.
“Os cuidados preventivos são essenciais para a saúde do idoso. E é isso que o CAISI também vai garantir para a população da Zona Rural. Um Centro com equipes multiprofissionais, com especialidades que vão da geriatria à fonoaudiologia e educação física”, disse o vereador.
.
“Estou certo de que o prefeito Braide, que é um amigo da Zona Rural, atenderá nosso requerimento. E nós vamos continuar trabalhando na Câmara Municipal para levar cada vez mais políticas públicas para dentro dos bairros da nossa Zona Rural, para descentralizar os atendimentos e garantir mais conforto e qualidade de vida para a população. Esse é o meu compromisso”.
.
SERVIÇOS DO CAISI
.
O CAISI realiza atendimentos ambulatoriais com equipes multiprofissionais em especialidades como geriatria, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, educação física entre várias outras, incluindo serviço social. Os atendimentos podem ocorrer de forma individual ou em grupos terapêuticos, de convivência, de memória e atividades físicas como ioga, hidroginástica, alongamentos, pilates, ginástica funcional e fortalecimento muscular, etc.
.
Os idosos atendidos no CAISI são referenciados pela rede de atenção básica em saúde ou um ambulatório especializado. Ao dar entrada na unidade, o idoso passa por uma triagem feita pela equipe de enfermagem e serviço social para a avaliação multidimensional por meio da qual são identificadas todas as necessidades e a elaboração do plano de cuidados onde são definidos todos os atendimentos que ele receberá.

Deputado Wellington declara apoio ao pré-candidato Lahesio Bonfim para o governo do Maranhão

Wellington fez um histórico de sua trajetória política, justificando suas alianças e motivações e ressaltou que seu posicionamento não podia ser diferente, tendo em vista o alinhamento de ideias para o Maranhão com o médico Lahesio Bonfim

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna para declarar apoio à pré-candidatura do médico Lahesio Bonfim, atual prefeito do município de São Pedro dos Crentes, para o governo do Estado do Maranhão. Segundo o parlamentar, dentre as opções, o apoio à Lahesio, mantém sua coerência política e, diante do cenário que se projeta para as eleições do ano de 2022, o pré-candidato é o mais qualificado e capaz de transformar o Maranhão de fato.

Durante o pronunciamento Wellington fez um histórico de sua trajetória política, justificando suas alianças e motivações e ressaltou que seu posicionamento não podia ser diferente, tendo em vista o alinhamento de ideias para o Maranhão com o médico Lahesio Bonfim.

“Diante do cenário que se projeta para as eleições para governo do estado no 2022, meu posicionamento não podia ser diferente diante de toda minha trajetória política como deputado estadual. Então, por acreditar que é a melhor opção para fazer as transformações que o nosso estado precisa hoje, declaro oficialmente o meu apoio à pré-candidatura do médico e atual prefeito de São Pedro dos Crentes, doutor Lahesio Bonfim, o único candidato que não faz parte do consórcio de Flávio Dino, para ser o próximo governador do Maranhão. Minha decisão mantém minha coerência política, pois sempre fui oposição ao atual governo que nada melhorou na vida dos maranhenses, sendo assim, em defesa da população maranhense, acredito que Lahesio Bonfim é o mais preparado para transformar o Maranhão, pois compartilhamos dos mesmos projetos para melhoria da qualidade de vida do povo como a geração de emprego e renda, nomeação de aprovados em concursos e realização de novos concursos públicos para a segurança e todas as demais áreas, valorização dos professores, policiais e todas as categorias que foram esquecidas e desrespeitadas na atual gestão e saúde pública de qualidade. Por tudo isso, apoiamos o doutor Lahesio Bonfim para ser o próximo governador do estado, juntos podemos construir um novo Maranhão a partir de 1º de janeiro de 2023”, disse o deputado estadual Wellington do Curso.

Sem ônibus há dois dias, São Luís é o retrato do caos e da degradação urbana

Transporte alternativo tem explorado o povo sem piedade nestes dois dias de paralisação total dos ônibus (Fotos: Douglas Pinto/TV Mirante)

São Luís amanheceu novamente sem ônibus novamente nesta quarta-feira (30), segundo dia de paralisação dos trabalhadores rodoviários, que reivindicam reajuste salarial e outros benefícios. Em diversos pontos da Grande Olha, pessoas enfrentaram muita dificuldade para conseguir condução para ir ao trabalho ou outro destino. A exploração praticada pelo transporte alternativo continua flagrante, com a viagem custando R$ 5,00 (cinco reais), valor quase 30% acima da tarifa do transporte público convencional.

Espera pela condução debaixo de chuva agravou o drama de quem precisou sair de casa nas primeiras horas do dia

No Anel Viário, mais precisamente no terminal de ônibus próximo à Fonte do Bispo, foi possível testemunhar, logo cedo, o quanto está sendo cruel a realidade nestes dois dias seguidos sem ônibus circulando nas ruas. Além de amargar a falta dos coletivos, meio de locomoção utilizado por cerca de 700 mil pessoas apenas na capital, cidadãos tiveram que enfrentar a chuva e a lama que se acumulava no chão.

Terminal de ônibus da Fonte do Bispo é o retrato fiel do caos em dois dias consecutivos de paralisação da frota do transporte público

Para quem não tem transporte próprio e precisa sair de casa nas primeiras horas da manhã, a situação está sendo dramática. O jeito é se aventurar em busca da condução, muitas vezes em condições extremamente desconfortáveis e arriscadas, sem falar no oportunismo dos que estão cobrando mais caro pelos itinerários.

Procura por táxis-lotação tem sido intensa durante a greve geral dos rodoviários da região metropolitana de São Luís

Enquanto o povo sofre, os ônibus seguem retidos nas garagens, impedidos de circular por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (STTREMA), que fazem piquetes em frente às empresas para manter 109% da frota parada, contrariando o próprio discurso da entidade de que não pretende causar transtornos à população ao deflagrar e persistir na greve.

Nova audiência

Enquanto aguardavam o transporte, cidadãos e cidadãos se protegeram da chuva sob sombrinhas e guarda-chuvas

Em tempo: o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA) convocou uma nova audiência para logo mais, às 15h, a pedido da Prefeitura de São Luís, na qual tentará, mais uma vez, mediar um acordo que leve ao fim do impasse do transporte público e restabeleça a normalidade do serviço. Todas as partes envolvidas no conflito – rodoviários, empresários e Município e Governo do Estado – deverão enviar representantes para a reunião.

Mesmo reforçada, frota de carrinhos-lotação é insuficiente para atender a demanda de usuários por transporte dura a greve geral

Todas as expectativas se voltam para essa reunião, pois danos causados à sociedade, inclusive o comércio e outros setores produtivos, tendem à se agravar cada vez mais, no mesmo compasso do caos.

Em Mirador, Othelino participa de entrega de obras em comemoração ao aniversário da cidade

Othelino Neto fortaleceu aliança institucional e política ao prestigiar inaugurações de obras em Mirador no aniversário de 84 anos do município

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), prestigiou, nesta terça-feira (29), as festividades em comemoração aos 84 anos de emancipação política do município de Mirador. Como parte da celebração foram inauguradas importantes obras em diversas áreas.

Entre as obras e serviços entregues estão as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Prefeitura, da Secretaria de Assistência Social e a Creche Gentileza Lima, que disponibiliza ampla estrutura para receber alunos do berçário ao infantil II.

O presidente da Assembleia Legislativa e a prefeita de Mirador, Domingas Cabral, aplaudem entrega da reforma da Creche Gentileza Lima

O chefe do Parlamento Estadual destacou a importância das novas estruturas públicas e dos serviços disponibilizadas aos miradoenses. “A melhor maneira de comemorarmos o aniversário de uma cidade é sempre presenteando a população com obras importantes, como essas que foram entregues aqui”, disse Othelino.

Othelino Neto, Domingas Cabral e comitiva vistoriam instalações da creche municipal

Outras obras de infraestrutura estão em andamento com apoio do seu mandato parlamentar e em parceria com o Governo do Estado, a exemplo da urbanização da Beira Rio, da construção da Praça de Eventos, da reforma do Mercado Municipal e da instalação de um Restaurante Popular. Outras intervenções realizadas na cidade, também com seu apoio, já foram concluídas, como a pavimentação de vias por meio do programa ‘Mais Asfalto’.

Além disso, recentemente, Othelino prestou apoio à cidade com doações de colchões e cestas básicas, quando a população de Mirador enfrentou grandes problemas causados pelas fortes chuvas que atingiram o município.

O chefe do Parlamento Estadual descerra placa de inauguração de mais uma benfeitoria em Mirador

A prefeita Domingas Cabral agradeceu a parceria. “Othelino é um deputado que tem compromisso com Mirador. Sou muito grata por ele estar comigo nessa luta por minha cidade, que tanto tem sofrido com as enchentes. Juntos, vamos continuar trabalhando por dias melhores aos miradoenses”, disse a gestora.

Othelino Neto e a prefeita Domingas Cabral em mais um espaço revitalizado com apoio do seu mandato parlamentar

O evento de comemoração alusivo à data também reuniu centenas de pessoas na praça principal da cidade. Estiveram presentes o vice-prefeito do município, Abraão do Joelino; o presidente da Câmara de Vereadores, Jorgiano Sá, entre outras autoridades.

Concessões à iniciativa privada injetam aproximadamente R$ 306 milhões no Porto do Itaqui

Com as obras, terminal no Maranhão aumenta sua capacidade de escoamento de produção, ao mesmo tempo que ganha segurança operacional

Investimentos privados no Porto do Itaqui já estão gerando bons resultados

Três empreendimentos inaugurados no último dia 24 representam a injeção de R$ 306,05 milhões em investimentos privados no Porto do Itaqui, no Maranhão. As obras do Berço 99, construído pela Suzano, a expansão do Terminal 1, da Granel Química, e a implantação do Dique 4, pela Ultracargo, vão aumentar a capacidade de escoamento da produção pelo terminal maranhense e reforçar a segurança das operações no local.

O Berço 99 teve R$ 143,3 milhões em investimentos e ajudará no desembarque e embarque de navios, aumentando a movimentação de carga do porto para 2,5 milhões de toneladas ao ano. Já a expansão do terminal 1 recebeu R$ 82 milhões, garantindo a instalação de uma nova bacia com 4 tanques de 3.000 m³, 2 tanques com capacidade de 4.500m³, uma plataforma de carga e descarga de caminhões tanque, duas unidades de bombeamento para transferência de produtos e duas balanças rodoviárias.

O investimento de R$ 80,75 milhões na implantação do Dique 4 viabilizou mais sete tanques em aço em carbono, além de estruturas associadas à interligação e segurança operacional. O aumento do escoamento atenderá melhor tanto a demanda do estado do Maranhão quanto a de estados vizinhos.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima