AEB doa 50 computadores a escolas de Alcântara e aborda presença feminina no setor espacial

0comentário
Representantes da Agência Espacial Brasileira que estiveram à frente da realização do evento em Alcântara

A Agência Espacial Brasileira (AEB) participou, no último dia 22, em Alcântara/MA, de cerimônia simbólica para entrega de 50 computadores a escolas do município. Os computadores foram doados pela AEB com o objetivo de incentivar os jovens da região com mais uma ferramenta para crescer e ter mais oportunidades. Na ocasião, também foi comemorado o Mês da Mulher, com uma palestra ministrada por Letícia Vilani Morosino e Priscila Pacheco, representantes da Agência, sobre a presença feminina no setor espacial.

“Nós estamos muito felizes de estar com vocês em uma causa que acreditamos ser nobre, prestigiando o papel da educação, e juntando com as atividades do reconhecimento da importância do papel da mulher nos desafios que temos”, disse o presidente da AEB, Carlos Moura, na abertura da cerimônia.

O evento contou com a participação do Tenente Coronel Rogério Moreira Cazo, representando o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), da prefeitura de Alcântara e de entidades locais.

Palestra ministrada a estudantes do município abordou a presença da mulher no setor espacial

No período da tarde, iniciaram-se os trabalhos de entrega dos equipamentos nas instituições agraciadas. A primeira a receber os equipamentos oficialmente foi a Escola Barão de Grajaú, localizada na agrovila de Cajueiro. A equipe da Agência foi recebida pelo diretor Raimundo dos Remédios e por um grupo de professores.

“Não se pode falar em avanço tecnológico sem pensar no computador. Nossos alunos necessitam muito, porque a maioria é da zona rural e seus pais não têm condições de fornecer estes recursos tecnológicos para seus filhos melhorarem seu aprendizado”, disse Raimundo.

A professora Zildenis Silva estava bastante animada de poder contar com este novo recurso para suas aulas. “A tecnologia traz muitos benefícios. O avanço com os alunos será maior, contribuirá muito para o desenvolvimento das crianças”, disse.

Educadora alcantarense com um dos computadores doados pela AEB à escola onde trabalha

Luiz Diniz, professor da escola e agraciado este ano com um prêmio especial da AEB pelos seus 47 anos de serviço prestado dentro da comunidade de Cajueiro, estava bastante emocionado na entrega dos 3 computadores.

“Eu quero agradecer, pois isso me traz uma grande emoção em ver como a comunidade está sendo beneficiada. Eu estou com muito orgulho com o que a nossa escola está recebendo. Está tendo internet e vamos ganhar muito mais coisas. Estamos juntos”, disse Luiz.

Os computadores foram entregues com o sistema operacional Ubuntu carregado e foram conectados à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

Representantes da AEB com grupo de educadores de Alcântara que participaram do evento

O presidente da AEB, Carlos Moura, esteve presente na entrega e falou um pouco sobre a importância do projeto e também relatou suas expectativas de ver os alunos da escola usando os computadores.

“É um esforço que fazemos para que os nossos jovens possam se aventurar pelo mundo e pelo saber. A gente espera, em breve, voltar e ver a criançada mexendo nestes computadores”, disse.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Sem comentário para "AEB doa 50 computadores a escolas de Alcântara e aborda presença feminina no setor espacial"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS