Acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Ceuma estiveram presentes, no último sábado (19), na ação “Cuidar Mais Mulher”, evento promovido pelo Projeto Cuidar+, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). A ação foi realizada no Parque do Bom Menino e faz parte da programação do Março Lilás, campanha que têm como foco principal a conscientização das mulheres de 25 a 65 anos, sexualmente ativas ou não, para a prevenção e combate do câncer de colo de útero.
Nossos alunos fizeram o acolhimento e forneceram as orientações iniciais às mulheres que buscaram o atendimento. A preceptora do curso de enfermagem, Karina de Kassia, reforça que o exercício da profissão vai além do suporte ao tratamento. “É preciso que o profissional seja capaz de identificar onde estão os déficits na oferta da saúde pública, avaliando as principais demandas da população”, ressaltou Karina.
Para a aluna Holymaria Belfort, acadêmica do 10° período, eventos como esse são uma oportunidade para conversar com as pessoas sobre cuidados necessários com a saúde. “Uma pessoa bem orientada pode ser um difusor de informações, por isso, temos a responsabilidade de realizar um acolhimento e uma orientação adequada, para que ela possa propagar esse conhecimento adquirido de forma correta”, informou Holymaria.
Uma das primeiras a chegar ao Parque do Bom Menino, Maria da Conceição Marques soube do evento através de suas amigas e aproveitou a oportunidade para receber orientação e encaminhamentos. “São ações muito benéficas, pois através delas podemos ter acesso, com maior facilidade, a exames básicos e consulta com clínico geral”, disse Maria da Conceição.
O Projeto Cuidar+ é uma iniciativa idealizada pela Primeira-Dama de São Luís, Graziela Braide, e tem como objetivo a realização de ações de âmbito social e educativo voltadas para a promoção do bem-estar e assistência à população em situação de vulnerabilidade social. “É um projeto sem fins lucrativos, que tem como principal função ajudar, acolher e realizar a conscientização a respeito de vários problemas sociais. Realizamos doações de itens de necessidades básicas e também ações como a de hoje”, destacou Graziela Braide.
Dados
Em 2020, foram diagnosticados em todo o Estado do Maranhão 810 casos de câncer de colo de útero, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).