A unidade de saúde do Governo do Estado de Pedreiras foi inundada durante a forte chuva que castigou o município na manhã dessa quinta-feira (17). Além dos estragos causados nas instalações físicas do prédio, o alagamento teve outra consequência gravíssima: o extravio de um lote inteiro de medicamentos que serviriam para tratar milhares de pacientes acometidos por diferentes doenças, todo de origem humilde.
O sinistro escancarou a vulnerabilidade e a precariedade da estrutura da unidade, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Sem a devida manutenção, o prédio não suportou a chuva torrencial e a água invadiu a recepção, consultórios, enfermarias, depósito e outros compartimentos.
Para completar, expôs o descaso com os remédios que deveriam ser fornecidos à população, em muitos casos, essenciais para salvar vidas.
Espera-se que o governo estadual, por meio da SES providencie a plena recuperação das instalações inundadas, as obras que garantam a proteção do prédio contra novos alagamentos e a imediata reposição do lote de medicamentos extraviado, sob pena de um colapso na saúde local.
Assista: