O vereador e jornalista Marcial Lima deu a largada em sua pré campanha a deputado estadual em um grandioso ato de filiações ao Podemos, seu partido, realizado na tarde dessa quarta-feira (30), no plenário da Câmara Municipal de São Luís. Com cacife político elevado após duas eleições ao parlamento da capital e uma votação expressiva, de mais de 20 mil votos, ao concorrer a deputado estadual, em 2018, Marcial encabeça a lista de lideranças da sigla com potencial inquestionável para se consagrar nas urnas em outubro.
Durante o evento, foram abonadas as fichas de dezenas de homens e mulheres com atuação destacada em suas comunidades e segmentos dispostos a marchar juntos na campanha e fortalecer a legenda no Maranhão.
No ato, que reforçou significativamente o quadro de filiados ao Podemos no estado, Marcial Lima, integrante do partido desde novembro de 2019, foi quem deu as boas-vindas aos novos membros da agremiação. Todos disputarão as próximas eleições para deputado estadual e deputado federal..
Marcial Lima ressaltou que o Podemos tem bons nomes para concorrer ao pleito. “Com a união de todos, nosso partido terá uma grande representatividade na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Maranhão”, declarou, com entusiasmo.
Após muitas especulações durante a semana, na tarde desta quinta, 31, a maioria das forças internas partidárias decidiu que o companheiro Felipe Camarão representará o PT no cargo de vice-governador na chapa do governador Carlos Brandão. “Nossa decisão em torno do nome do vice-governador levou em conta a expressão política e atuação dentro do partido. Essas duas particularidades foram essenciais no diálogo em torno da escolha de Felipe Camarão”, afirma o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Francimar Melo.
Felipe Camarão sempre foi engajado na política. Jovem, o ex-secretário de Educação do Governo do Estado do Maranhão também é presidente da Fundação da Memória Republicana do Brasil, membro titular do Fórum Nacional de Educação (FNE) e professor da Universidade Federal do Maranhão. É, ainda, membro da Academia Ludovicense de Letras e sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
A Direção Estadual do PT, diante do momento político, em que a prioridade é a eleição do presidente LULA, no âmbito nacional, do governador Flavio Dino como senador da República, a de Carlos Brandão como governador do Estado, além da ampliação da bancada de deputados estaduais e federais, vê em Felipe Camarão um forte aliado para as eleições de 2022, no combate ao fascismo.
O ainda governador Flávio Dino (PSB) está às vésperas de cometer mais um estelionato eleitoral. De olho na vaga de senador da República e disposto a usar o poder da máquina pública para manter seu grupo político no poder, o “ex-comunista” e agora “socialista” prepara um verdadeiro espetáculo midiático e eleitoreiro a pretexto de inaugurar a Ponte Central-Bequimão, que interliga a regiões da Baixada e Litoral Ocidental do Maranhão.
Segundo o cronograma oficial, a obra, iniciada há quase quatro anos, em plena campanha eleitoral de 2018, quando Dino conquistou a reeleição ao governo. a ponte será entregue nesta sexta-feira, 1º de abril, não por coincidência, Dia da Mentira, com direito a cerimônia pomposa, discursos, presença de lideranças políticas e comunitárias, aplausos, foguetório e até descerramento de placa com os nomes das autoridades que trabalharam em prol da benfeitoria.
Mas uma fonte do blog muito bem situada no cerne da obra revelou que imediatamente após a inauguração, a ponte será fechada para “conclusão de pendências”. O bloqueio será, portanto, a constatação de que a cerimônia de entrega não passou de encenação, pura artimanha para garantir holofotes a Flávio Dino, que renunciará ao cargo no próximo 2 para concorrer ao Senado.
Levando-se em conta os planos eleitoreiros/politiqueiros de Flávio Dino, inaugurar uma obra inacabada faz todo sentido. Cabe agora ao povo ter lucidez para não cair em mais um golpe.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou que iniciará, em 11 de abril deste ano, o retorno presencial planejado das atividades acadêmicas, administrativas em suas respectivas unidades e subunidades. A decisão foi publicada pela Secretaria dos Colegiados Superiores do Conselho Universitário (CONSUN), por meio da Resolução Nº 414, desta quarta-feira, 30, assinada pelo reitor da UFMA e presidente do Conselho Universitário, Natalino Salgado Filho.
As determinações para a regulamentação dos procedimentos referentes à retomada presencial das atividades acadêmicas e administrativas no âmbito da UFMA, no período letivo de 2022.1, de forma planejada e gradual, obedecem a um conjunto de critérios técnicos, científicos, institucionais e constitucionais e seguem as orientações e recomendações do Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais na instituição.
Servidores – Os servidores técnico-administrativos em educação, responsáveis pelas atividades administrativas e acadêmicas dos setores da UFMA, deverão, retornar ao regime presencial de trabalho, a partir de 11 de abril deste ano. As chefias de unidades e subunidades acadêmicas e dos setores administrativos, deverão, até a data estabelecida na resolução, planejar e adotar medidas necessárias ao retorno ao regime presencial, de modo gradual.
As chefias imediatas ficam responsáveis pelo planejamento, pela execução e pelo controle do retorno dos servidores técnico-administrativos em educação às atividades presenciais em suas unidades e subunidades administrativas e acadêmicas, seguindo as orientações e recomendações do Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais, na UFMA. O atendimento nas unidades e subunidades administrativas e acadêmicas será prioritariamente remoto, por meio informado e afixado em local visível e devidamente divulgado aos interessados.
O atendimento presencial, nas unidades acadêmicas e administrativas, deverá ser preferencialmente agendado, conforme orientação da unidade e subunidade afixada em local visível e devidamente divulgado aos interessados. Todas as atividades presenciais, seja em local aberto ou fechado, no âmbito da UFMA, serão realizadas obrigatoriamente com o uso de máscaras.
Volta às aulas presenciais – Sobre o retorno acadêmico, a UFMA informa que as atividades acadêmicas relacionadas às unidades e subunidades acadêmicas retornarão de forma planejada e gradual, nos termos da referida resolução e sob a orientação dos Conselhos de Centro, de forma compartilhada com as subunidades acadêmicas a eles vinculadas. Durante o retorno das atividades presenciais, a comunidade acadêmica deverá respeitar o Protocolo de Biossegurança da UFMA.
Os Colegiados de Curso, excepcionalmente, poderão estabelecer protocolos internos de biossegurança, respeitada a hierarquia normativa e considerando a situação de controle da pandemia. Na graduação, o coordenador de curso realizará a proposta de retorno gradual das atividades acadêmicas relacionadas à subunidade acadêmica, que será aprovada pelo Colegiado de Curso, ouvidos os seus Núcleos Docentes Estruturantes e Assembleias Departamentais no que couber. Os componentes curriculares práticos e estágios serão ofertados de forma presencial a partir de 11 de abril de 2022.
Assistência Estudantil – A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES) será a responsável por dar continuidade às ações de assistência estudantil em conjunto com os setores da Universidade que se fizerem necessárias. Os Restaurantes Universitários, em consonância com o início das aulas teóricas presenciais, serão abertos no dia 31 de maio de 2022. Os discentes beneficiários do auxílio alimentação, a partir de 31 de maio de 2022, passarão a ter acesso gratuito aos restaurantes universitários.
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna, na manhã da última quarta-feira (30), para fazer referência aos requerimentos nº 54/2022, 63/2022, 64/2022 e 65/2022, que foram indeferidos pelos deputados estaduais que integram a base do governador Flávio Dino. Os requerimentos deveriam ser encaminhados ao governador do estado, Flávio Dino, ao Secretário de Educação – SEDUC, Felipe Camarão, à Secretária de Estado de Transparência e Controle – STC, Lílian Régia Gonçalves e ao presidente do SINPROESEMMA, Raimundo Oliveira.
Nos documentos, o parlamentar solicita à SEDUC, a cópia das ordens bancárias referentes a todos os pagamentos dos professores membros da diretoria do SINPROESEMMA no ano de 2021, bem como esclarecimentos sobre os motivos pelos quais os professores ligados ao sindicato não constam no sistema de informações do FNDE e, ainda, informações à STC sobre as mudanças ocorridas no Portal da Transparência do governo no dia 09/03. O parlamentar também solicitou que o presidente do SINPROESEMMA forneça a cópia dos ofícios enviados ao governo e à SEDUC em que o sindicato solicita providências acerca do cumprimento da Lei Nacional do Piso.
Por maioria, os parlamentares que integram a base do governador Flávio Dino indeferiram todos os requerimentos, razão pela qual o deputado Wellington afirmou que irá oficiar o Governo do Estado, SEDUC, STC e SINPROESEMMA e, em caso de negativa, recorrer ao Judiciário.
“Falta de transparência: Flávio Dino impediu a aprovação de quatro requerimentos, de nossa autoria, sobre os ´supersalários´ dos professores que fazem parte da direção do SINPROESEMMA. De acordo com informações retiradas do Portal da Transparência, às 11h41 do dia 9 de março, verificamos que vários professores da direção do sindicato, receberam salários que variam de R$ 14 mil a R$ 34 mil. Esses dados não foram inventados, eles estavam no Portal da Transparência do Governo do Estado segundo o documento que imprimimos do próprio site. No entanto, para nossa surpresa, após nossa denúncia, todos os dados foram alterados e os valores dos salários dos professores que pertencem à direção do SINPROESEMMA foram diminuídos. Por isso, protocolamos quatro requerimentos, sendo dois para a SEDUC em solicitamos a cópia das ordens bancárias referentes a todos os pagamentos dos professores membros da diretoria do SINPROESEMMA no ano de 2021, bem como esclarecimentos sobre os motivos pelos quais os professores ligados ao sindicato não constam no sistema de informações do FNDE, um para a Secretária de Transparência e Controle solicitando informações sobre as mudanças ocorridas no Portal da Transparência do governo no dia 09/03 e um para o presidente do SINPROESEMMA, solicitando a cópia dos ofícios enviados ao governo e à SEDUC em que o sindicato pede providências ao governo sobre o cumprimento da Lei do Piso. No entanto, nossos requerimentos foram indeferidos pela Assembleia Legislativa, que é em sua maioria composta por deputados da base de Flávio Dino. Por qual motivo? O que o governo de Flávio Dino quer esconder? Iremos recorrer da decisão e caso seja necessário, irei ao Judiciário para ter acesso a essas informações”, disse o deputado Wellington.
Depois de mais de seis horas de negociação, a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), com o apoio do procurador regional do Trabalho Roberto Magno Peixoto Moreira, do Ministério Público do Trabalho da 16ª Região, homologou o acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado do Maranhão (STTREMA) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) com a participação direta do Município de São Luís na audiência de conciliação realizada nessa terça-feira (30), na sede do TRT da 16ª Região.
De acordo com a desembargadora Márcia Andrea, o acordo entre os sindicatos só foi viabilizado porque o Município de São Luís se comprometeu em fazer o repasse integral para o SET do valor exato que deverá ser utilizado para custear, exclusivamente, o reajuste salarial de 8%, não retroativo, para os rodoviários a partir da folha salarial de abril deste ano, incluindo tíquete alimentação e plano de saúde.
O Município de São Luís também vai arcar com o percentual de 3% relativo ao reajuste salarial celebrado em 1º de novembro de 2021, “totalizando ambos os percentuais no aporte mensal de R$1,5 milhão até a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho de 2023, com prazo limite para sua celebração até 31/03/2023”, conforme ata da audiência.
Outro compromisso assumido pelo ente municipal foi o de manter o programa social denominado de “cartão-cidadão”, no valor de R$ 1.500.000,00 por mês, até o advento do auxílio do Governo Federal referente à gratuidade dos idosos, quando então deixará de efetuar o repasse referente ao programa. Contudo, vai arcar com a diferença entre o valor recebido do auxílio federal e a quantia necessária para fazer face ao reajuste conciliado.
Em contrapartida, o sindicato dos rodoviários se comprometeu a encerrar a greve. Segundo a desembargadora, o acordo foi fechado para que houvesse o fim da greve e a volta imediata da circulação da frota de transporte coletivo na Grande São Luís (capital, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar). Além disso, com a conciliação, o processo foi extinto com resolução de mérito.
Participaram da audiência de conciliação os representantes do STTREMA, Marcelo Luis Alves Brito e José Rodrigues da Silva, acompanhados da advogada Valuzia Maria Cunha Santos; os representantes do SET, representados por Paulo Renato Pereira Pires, acompanhados dos advogados Erick Abdalla Brito e Ruy Vilas Boas; o Município de São Luís, representado pelo procurador do município Bruno Duailibe, acompanhado do secretário da SMTT, Diego Baluz Furtado, e pelo secretário de Governo, Enéas Fernandes, além de representantes dos Consórcios Taguatur Ratrans (Consórcio Central), Via SL, Upaon Açu e da Viação Primor Ltda.
O Blue Tree São Luís preparou uma programação especial para o almoço de Páscoa, uma das mais importantes festividades cristãs, que celebra a ressureição de Jesus Cristo. O Hotel terá um cardápio diferenciado em que serão ofertados pratos com experiências gastronômicas típicas da celebração.
Além disso, o Blue Tree promoverá atividades recreativas para as crianças, como oficinas de pinturas, pintura artística facial e caça aos ovos personalizados, que promete ser uma grande e divertida aventura.
A diretora-geral do Blue Tree São Luís, Jacira Haickel, ressalta que a Páscoa é uma celebração de vida e nada melhor que celebrar com quem amamos em um lugar aconchegante. “A Páscoa traz um sentimento de esperança, um suspiro de amor e misericórdia e que se traduz em um momento de comunhão à mesa. É pensando nisso que preparamos uma programação mais que especial para o almoço de Páscoa com toa a família e com recreação para os pequenos”, destacou.
Ainda em celebração, o Blue Tree também realizará, no sábado de Aleluia (16), sua tradicional e saborosa feijoada com toda comodidade do Oito Restaurante, que pensa em cada detalhe para proporcionar uma experiência única para todos os clientes. O sábado de Aleluia no Blue Tree São Luís terá como atração o grupo As Marias. A criançada vai curtir a recreação aquática oferecida pelo hotel.
Na oportunidade, o Hotel está oferecendo pacotes exclusivos para o feriado da Semana Santa com hospedagens completa de sexta-feira a domingo com café, almoço executivo e a comodidade dos quartos do Blue Tree. Além da belíssima área de lazer, incluindo jardins e piscina, para o deleite de familiares e amigos neste próximo feriado.
Professores e alunos do curso de Ed. Física realizaram no último dia 26 o I ENCONTRO DE ATIVIDADES RECREATIVAS E ESPORTIVAS PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. As atividades foram desenvolvidas no Complexo Esportivo do campus Renascença e contaram com o suporte de alunos dos cursos de Enfermagem e Odontologia. Durante o evento foram realizados jogos de mesa e tabuleiro, atividades na piscina e jogos de futsal, basquete, voleibol e travinha.
Idealizador do encontro, o Professor Eduardo Macieira ressaltou a importância da iniciativa. “A Universidade Ceuma tem a sensibilidade e entende que todos temos o direito à socialização plena e, por isso, fomenta a integração através do esporte e lazer”, reforçou o Professor Eduardo.
Uma das monitoras das atividades, Izadora Melo, aluna do 8° período de Educação Física, destacou a necessidade do incentivo à prática esportiva às pessoas com Síndrome de Down. “Esse projeto foi criado com o objetivo de incluí-las, proporcionando a integração entre elas. Como futura profissional, entendo que é uma área que ainda requer estudos mais aprofundados, para desenvolvermos uma metodologia de trabalho mais adequada”, disse Izadora.
Um dos participantes mais animados foi o aluno do curso de Educação Física, Davi Hermes, que nos confidenciou: “Meu sonho é ser professor, me inspiro nos meus professores para que um dia eu possa ser também”, disse Davi. Vale destacar que o Davi possui uma carreira vitoriosa na natação, tendo conquistado, entre outros títulos, ouro nos 25m borboleta e nos 25m livre do Campeonato Mundial de Natação para Síndrome de Down, realizado no Canadá em 2018.
George Oliveira, pai do Davi Hermes, estava muito satisfeito com a promoção do encontro. “É importante que ele possa ter uma convivência plena, não apenas com as pessoas ‘ditas normais’, promovendo saúde através do esporte, para ele e para os demais”, destacou George.
Convidada do evento, a professora Denise Araújo parabenizou a Universidade Ceuma pela iniciativa. “As crianças com Down, assim como as outras crianças, precisam de oportunidades, de incentivos e de espaços com estruturas que as estimulem a se desenvolver não só nas partes motora e cognitiva, mas também de maneira social”, ressaltou Denise.
Parlamentar sugeriu ainda decreto de calamidade pública e criticou situação da Estrada do Araçagy
O vereador Marcial Lima (Podemos) se pronunciou, durante o Pequeno Expediente, na manhã desta quarta-feira, 30, para repercutir a situação enfrentada pelos usuários do sistema de transporte em São Luís.
Segundo o parlamentar, a situação demonstra um total caos não apenas nos coletivos como também nos terminais de integração. Em seu discurso, Lima revelou que há situações em que os passageiros precisam descer do ônibus para que o veículo possa subir uma determinada ladeira em seu percurso.
“É uma situação lamentável. A [Viação] Primor, responsável pela administração do Terminal da Cohama, disse que o espaço foi atingido por um vendaval. Mas por quais motivos o vendaval não atingiu outros imóveis? Não foi vendaval, foi falta de manutenção mesmo”, afirmou o vereador.
Marcialsugeriu ainda que o prefeito Eduardo Braide possa decretar calamidade pública no transporte. “Não era preciso a prefeitura acionar a Vara de Interesses Difusos e Coletivos para relatar uma ou outra situação. Bastava cumprir o que determina o contrato e decretar calamidade no sistema”, completou.
Críticas a cultura
Outro assunto que o parlamentar levou à tribuna foi à falta de investimento no setor cultural da cidade. De acordo com Lima, a situação se agrava com a falta de diálogo do prefeito com os segmentos que atuam no setor.
“Eu não culpo o Marcos Duailibe [secretário de Cultura]. O culpado é o prefeito Eduardo Braide que não cumpriu o que prometeu durante a campanha ao reunir representantes deste segmento e prometer que iria ajudá-los”, frisou.
Falta de segurança
Em seu pronunciamento, Marcial também cobrou melhorias na segurança pública e destacou que muitos trabalhadores estão sendo vítimas de assaltos a caminho do local de trabalho. O parlamentar pediu que o vice-governador Carlos Brandão (PSB), que se efetiva no cargo de governador a partir do dia 2 de abril, possa encarar essa situação.
“O governador Flávio Dino não conseguiu e esperamos que o Carlos Brandão possa resolver essa questão envolvendo a segurança pública”, afirmou.
Estrada do Araçagy
O parlamentar encerrou seu discurso relatando o caos na Avenida dos Holandeses, no trecho do Araçagy, em São José de Ribamar. Ele disse que a obra não cumpriu com o objetivo que era para ser disponibilizado ao BRT. Hoje, segundo o vereador afirmou na tribuna, a via virou apenas um corredor de ônibus e vem causando graves acidentes.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (UFMA) assinaram, nessa quarta-feira (30), um Protocolo de Intenção para o estabelecimento de cooperação mútua entre as instituições, visando à integração das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação na prestação de serviços, capacitações, desenvolvimento de pesquisas científicas, transferências de tecnologias, entre outros. O documento foi assinado pelos respectivos reitores Natalino Salgado e Carlos César Teixeira.
Assinado no Gabinete da Reitoria da UFMA, o Protocolo de Intenção foi criado para viabilizar a interação entre as instituições, em ações que poderão ser feitas de forma conjunta para a valorização de ambas as entidades federais e para otimizar recursos. A UFMA, segundo o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Fernando Carvalho, já oferece, junto com o IFMA, um curso de doutorado em um programa de pós-graduação associado, na área de química, e que, em breve, as instituições lançarão juntas um edital de pré-incubação em empreendedorismo. “Nós temos que fortalecer as duas instituições, e a melhor forma é exatamente fazendo as parcerias para todas as áreas, todos os pilares no empreendedorismo, ensino, pesquisa, extensão e inovação”, comentou.
Na ocasião, o reitor do IFMA disse que esse modelo garante autonomia, firma compromisso e intensifica a parceria para o crescimento das instituições. Em seguida, o reitor Natalino Salgado comentou a expansão dos câmpus da UFMA e a importância desse protocolo para a melhoria da qualidade do ensino. Ele também sugeriu a realização de seminários promovidos pelo Instituto Federal do Maranhão e pela UFMA para debater sobre o desenvolvimento de ambos.
Na reunião, da UFMA, também estiveram o pró-reitor do Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Walber Pontes; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Soares; a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera; o assessor de Relações Interinstitucionais, Arkley Bandeira; o superintendente de Correição, José Rinaldo Maya; o superintendente de Comunicação e Eventos, Fernando Oliveira; o superintendente de Tecnologia e Informação, Anílton Maia; o diretor de Empreendedorismo, Walter Nunes; a diretora de Pós-Graduação da Ageufma, Flávia Nascimento; o diretor de Esporte e Lazer da Proaes, Flávio Pires; o diretor de Internacionalização da Ageufma, Sávio Mendes; a diretora de Tecnologias na Educação (DTED), Ana Emília Figueiredo; o diretor de Inovação da Ageufma, Shigeaki Lima; a chefe de Gabinete, Marise Aranha; e o presidente da Diretoria Central Estudantil (DCE), Marcony Matos.
Do IFMA, além do reitor, compareceram o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Teles; e o pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral.