O Maranhão é um dos 22 estados que registram alta na média móvel de mortes por Covid-19 neste momento da pandemia. Por coincidência, ou não, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deixou de divulgar, nas redes sociais, o boletim com dados resumidos da crise do novo coronavírus, o que era feito diariamente.
O informe da SES com atualização dos números de casos confirmados e óbitos provocados pela Covid-19 por região do Maranhão era postado sempre no final da tarde no Instagram e em outras mídias digitais. Estranhamente, a divulgação está suspensa desde 12 de dezembro de 2021. Agora, quem quiser se atualizar sobre os dados diários da pandemia no estado tem que pesquisar no site da SES.
A suspensão da divulgação dos dados da pandemia nas redes sociais diminuiu significativamente o alcance da divulgação do cenário da Covid-19 no estado. Tendo em vista a popularidade dessas mídias, que têm milhões de seguidores, é óbvio que o acesso às informações ficou limitado.
Mortes em alta
De acordo com o site G1, o Maranhão e outras 21unidades da federação apresentam alta na média móvel de mortes por Covid-19. Segundo o portal de notícias, o estado governado por Flávio Dino registrou, até o dia 23 deste mês, 378.415 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus, com 10.447 óbitos.
Gráficos publicados pelo G1 apontam o a alta tanto do número de casos, quanto do número de mortes registrados por dia. Resta saber se o governo maranhense, que costuma exaltar o portal do Grupo Globo quando este pública informações favoráveis à administração estadual, se renderá aos números divulgados e trabalhará para reverter o cenário ou tentará desqualificar a matéria, postura que geralmente adota quando se vê acuado:
Confira os gráficos: