O deputado estadual Wellington do Curso voltou a solicitar do governador Flávio Dino, nesta quarta-feira (12), que realize a nomeação imediata dos 1.750 soldados formados no último concurso da Polícia Militar do Maranhão. Como exemplo, o parlamentar citou que, no Pará, o governador nomeou todos os aprovados, além de realizar mais um concurso para preenchimento de outras vagas.
Ao justificar a solicitação, o deputado Wellington citou o aumento da criminalidade no Maranhão e a necessidade emergencial de mais policiais.
“Encaminhei mais uma indicação ao governador Flávio Dino solicitando a nomeação imediata dos 1.750 aprovados no último concurso da Polícia Militar do Maranhão. No Pará, por exemplo, o governador nomeou todos os aprovados. Recentemente, o estado lá também fez um outro concurso para a PM e para a Polícia Civil. Enquanto isso, aqui no Maranhão a criminalidade e o deficit na corporação só crescem. Por isso, defendo a nomeação desses homens e mulheres que estão aptos a defender a população maranhense”, disse o deputado Wellington.
A prefeita Paula Azevedo e uma numerosa comitiva inauguram obra de infraestrutura na localidade Pau Deitado
Paço do Lumiar completa 61 anos de emancipação política nesta sexta-feira, 14 de janeiro e as atividades em comemoração à data já começaram. Nesta quarta-feira(12), a prefeitura inaugurou cinco ruas beneficiadas com serviços de pavimentação rígida em concreto armado em duas regiões do município. Primeiro foram entregues as ruas Santa Tereza e São Pedro, na comunidade Pau Deitado, onde também foi dada a Ordem de Serviço para as obras da Travessa São Pedro, que liga as duas vias.
As inaugurações seguiram para as ruas 11, 135 e 139 do Maiobão. As obras foram executadas pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo-SEMIU, em localidades que foram intensamente atingidas durante o período chuvoso ao longo dos anos. O projeto estrutural das cinco vias garante durabilidade e segurança para pedestres e condutores de veículos que trafegam diariamente nessas localidades.
Paula Azevedo em visita a moradoras de uma das ruas contempladas com serviços de recuperação asfáltica
A cerimônia inaugural contou com a presença de autoridades dos poderes executivo e legislativo municipal. Participaram dos descerramentos das faixas, a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), os vereadores Vanusa Neves (PCdoB), Jorge Maru (Republicanos), Mary do Mojó(PL), Rafael Neves(PL), Fernando Feitosa (Avante), Bianca Mendes(PL), Drielle da Pindoba (Republicanos), Inácio Ferreira (PTB), Mauro Multibancos (PMB) e o vereador Miércio Martins (Avante), representado por sua equipe, além de moradores das ruas beneficiadas.
Rosimary Duarte é residente da Rua 135 do Maiobão há mais de 30 anos e explicou que se sente realizada com a conclusão das obras: “Por décadas o período chuvoso foi de muita preocupação para mim e toda a nossa vizinhança, nós nos sentíamos reféns em nossas casas, mas a prefeitura veio e cumpriu sua palavra, trazendo esses serviços que nos trazem segurança de verdade”.
Paula Azevedo lembrou o histórico de problemas das ruas recuperadas e destacou nova realidade
A prefeita Paula Azevedo falou sobre o trabalho realizado pela prefeitura diante da demanda apresentada. “Nós sabemos que tanto as ruas recuperadas no Pau Deitado quanto no Maiobão são vias que tiveram histórico de problemas decorrentes de chuvas, nós compreendemos a importância da situação, recebemos solicitações dos nossos vereadores e hoje estamos juntos entregando mais este benefício para a população”, explicou.
Pela manhã, a prefeitura também realizou serviços de limpeza e revitalização na entrada do município, próximo ao residencial Joaquim Aroso. A ação foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Paço do Lumiar-SEMAP e a Avenida Santo Antônio e as vias nos entornos da praça Nossa Senhora da Luz seguem recebendo obras de sinalização horizontal e vertical, uma demanda aguardada por mais de duas décadas pela população.
A prefeita à frente da numerosa comitiva que participou de mais um dia de inaugurações alusivas aos 61 anos de emancipação política de Paço do Lumiar
Durante a tarde, aconteceu uma visita ao Centro de Artesanato e Economia Solidária Luminense, localizado na Comunidade Mocajutuba, que está sendo completamente reformado e reestruturado para garantir renda e maior visibilidade ao trabalho dos artesãos lumineses.
Autoridades em visita a uma das comunidades luminenses beneficiadas para dialogar e prestar contas do trabalho ao povo
O cronograma de inaugurações, obras e serviços da prefeitura de Paço do Lumiar segue acontecendo até o final do mês de Janeiro. Nesta sexta-feira, 14 de Janeiro, o município completa 61 anos de emancipação política com um dia de atividades, que começam com alvorada e hasteamento de bandeiras às 07h, na Praça Nossa Senhora da Luz, seguida por missa a ser realizada na igreja local e atividades durante todo o dia.
O prefeito Fábio Gentil inicia 2022 valorizando ainda mais os servidores da educação de Caxias. O gestor anunciou que na próxima sexta-feira, dia 14, a administração municipal pagará um abono correspondente ao 17º salário a professores, zeladores, vigias, manipuladores de alimentos e demais profissionais da área de ensino.
Fábio Gentil reafirmou o seu compromisso de valorizar os educadores de Caxias, firmado desde o primeiro dia de sua gestão e que sempre cumpriu à risca.
Segundo o prefeito, é uma forma de motivar professores e demais servidores da rede de ensino a ajudar na formação de cidadãos capacitados para o futuro.
Matrículas
Fábio Gentil informou ainda aos pais dos estudantes que as matrículas para o ano letivo de 2022 na rede municipal de educação caxiense já estão abertas.
Hospital UDI, pertencente à Rede D’Or, está realizando testes para detecção da Covid-19 apenas em pacientes com indicação clínica para definição de tratamento e isolamento, pacientes internados e em profissionais de saúde
A Rede D’Or informa que continua realizando a testagem para PCR Covid em suas unidades.
Como é de conhecimento público, há uma limitação no mercado nacional de insumos para testes de PCR e antígeno para Covid. Este cenário vem sendo amplamente alertado pela Abramed – Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, que congrega os principais laboratórios do país.
Considerando o aumento da demanda e a limitação dos recursos, priorizamos a realização desses exames em pacientes com indicação clínica para definição de tratamento e isolamento, pacientes internados e em profissionais de saúde, limitando a realização dos exames eletivos ou em pacientes com bom estado geral.
Todos os exames já coletados estão sendo entregues nos prazos acordados e todos os agendamentos eletivos já confirmados estão mantidos. Tão logo haja um reequilíbrio entre a demanda e os insumos disponíveis, retomaremos a testagem de pacientes que não estejam nos critérios de prioridade citados acima.
Palácio Lá Ravardiére, sede da Prefeitura de São Luís, e demais repartições públicas municipais devem adotar medidas de proteção contra a Covid-19 e síndromes gripais
O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de São Luís (SINFUSP-SL) encaminhou requerimento à Prefeitura de São Luís cobrando medidas protetivas para os servidores e funcionários públicos municipais em decorrência da pandemia de Covid-19 e do surgimento de novas variantes, assim como a onda de surtos virais decorrente das síndromes gripais.
O requerimento tem como base o Decreto nº 37.360, de 3 de janeiro de 2022, do Governo do Estado, que declarou Estado de Calamidade Pública no Maranhão em virtude do quadro pandêmico.
Entre as medidas solicitadas à Prefeitura de São Luís está o afastamento dos servidores considerados do grupo de risco das atividades laborais presenciais, sem qualquer prejuízo a remuneração, uso obrigatório de máscara em todas as repartições, fornecimento de EPI’s adequados aos servidores, adoção de atendimento telepresencial em atividades não essenciais, realização de exames periódicos para detecção de casos de Covid-19 e influenza.
Controle de acesso
O documento requer também que a Prefeitura de São Luís adote medidas de controle de acesso às repartições municipais, a fim de evitar aglomerações, assim como assistência médico-hospitalar e afastamento imediato de servidores, empregados ou colaboradores com suspeita ou contaminação por Covid-19 ou que apresentem sintomas gripais por, no mínimo, 14 dias.
O sindicato reivindica, ainda, marcação no solo ou uso de balizadoras das filas com distanciamento de dois metros e manutenção da higienização interna e externa com limpeza permanente e produtos sanitizantes adequados. “Estamos novamente vivendo um cenário muito complexo de saúde pública, com uma nova onda de Covid-19 e, para piorar, um grande surto de síndromes gripais. Nesse sentido, precisamos proporcionar a melhor estrutura de trabalho para esses profissionais, que estão enfrentando dia a dia esse desafio, garantindo os direitos inerentes a esse momento como o afastamento das pessoas do grupo de risco, fornecimento de todos os EPI’s e assistência médica hospitalar. Com isso, iremos garantir o bem maior dos servidores públicos e funcionários, que é a vida”, ressaltou a presidente do SINFUSP-SL, Lúcia Barbosa.
A investigação se concentra em dois pregões que custaram cerca de R$ 38 milhões aos cofres públicos
Quantia sequestradas em cumprimento de mandado durante a operação da PF
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (12/1), nas cidades de São Luís/MA, Pinheiro/MA e Palmeirândia/MA, a Operação Irmandade, com a finalidade de desarticular organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no âmbito do município de Pinheiro/MA, envolvendo verbas federais do Fundo Nacional de Saúde e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Ao todo, 60 policiais federais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de sequestro de valores, além de ordens de suspensão do exercício da função pública, proibições de acessar ou frequentar a prefeitura, de manter contato com os outros investigados e de ausentar-se da comarca de sua residência durante a investigação. As determinações judiciais foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Viaturas da Polícia Federal estacionadas em frente a um dos endereços investigados
A investigação se concentra nos Pregões 030/2018 e 016/2020, que custaram cerca de R$ 38 milhões aos cofres públicos, e deram origem a contratos firmados com empresas pertencentes aos membros da organização criminosa.
Foram localizados diversos indícios no sentido de que o proprietário de fato dessas empresas seria o gestor público municipal, o que se confirmou por meio da análise das movimentações bancárias. Nessa oportunidade, constatou-se que parte dos pagamentos realizados pelo Poder Público para tais empresas era revertido para as contas do servidor público.
Policial federal vasculha cômodo em busca de provas da prática dos crimes investigados na operação
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação (art. 96, inciso I, Lei 8.666/93), peculato (art. 312, Código Penal), lavagem de capitais (art. 1º, caput, Lei 9.613/84) e integrar organização criminosa (art. 2º, Lei 12.850/13). Somadas, as penas podem chegar a 34 anos de prisão.
A denominação “Irmandade” faz referência à composição da organização criminosa, que possui, tanto no núcleo político, quanto no núcleo empresarial, irmãos participantes do estratagema criminoso.
Vereador Marcial Lima tem ampla vivência nas comunidades e conhece as demandas populares
É preciso que o Maranhão inteiro acorde para os nomes que estarão disponíveis para representar a população na Assembleia Legislativa do Maranhão a partir de 2023. Esse despertar cedoservirá para que o povo maranhense tenha dias melhores, com mais investimentos e qualidade de vida para as pessoas, não apenas por meio de promessas eleitoreiras.
Natural da cidade de Grajaú e com grande vivência na comunicação social e comunitária, o jornalista, radialista e vereador Marcial Lima conhece como poucos, as demandas existentes, tanto na Ilha de São Luís, quanto no interior do estado. Em seu segundo mandato como parlamentar da capital maranhense, Marcial Lima, sem dificuldades, conquistou o respeito e a admiração de seus pares, de seus colegas de profissão e, principalmente, de boa parte da população.
Neste segundo mandato, o vereador Marcial vem desenvolvendo sua vereança de modo mais abrangente, chegando a ser convidado para visitar comunidades fora do município onde atua como parlamentar. Líder do governo Eduardo Braide na Câmara de São Luís, Marcial mostra serenidade e grande poder de articulação entre a Casa Parlamentar e o Executivo Municipal, em prol dos moradores da capital.
Pelo interlor, a credibilidade ecoa, pela sua referência como vereador, pelas redes sociais, pelas ondas do rádio e por suas andanças além São Luís. O nome para ser pensado nas próximas eleições, para que o Maranhão acorde de vez para o progresso!
A prefeita Paula Azevedo, representantes do governo estadual e da comunidade inauguram obra de infraestrutura para comemorar os 61 anos de emancipação política de Paço do Lumiar
Depois de amargar três décadas de esquecimento, a comunidade do Alto do Paranã I viu um novo destino se traçar nessa terça-feira (11) após a inauguração de parte das ruas do bairro. Tudo isso graças a parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMIU) e o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
Agora, os moradores, que receberam as ruas 5, 6 e 9 do Conjunto Alto do Paranã I, totalmente novas pode voltar a sonhar com a chegada do desenvolvimento na região.E as obras no local tendem a continuar, em alguns dias as obras das demais ruas devem ser iniciadas.A inauguração fez parte das celebrações de aniversário de 61 anos de emancipação política de Paço do Lumiar.
Paula Azevedo e comitiva percorrem uma das ruas calçadas no conjunto Alto do Paranã I
“Hoje nós temos a alegria de inaugurar as ruas 5, 6 e 9 do Conjunto Alto do Paranã I. Ouvimos a solicitação da população e prontamente atendemos, graças à parceira com o Governo do Estado. Essa obra marca o início das comemorações de aniversário da cidade onde teremos a entrega de muitas obras durante os próximo dias”, ressaltou Paula Azevedo, prefeita de Paço do Lumiar.
“O Governo do Estado do Maranhão mais uma vez participa de mais uma obra aqui em Paço do Lumiar, desta vez comemorando o aniversário nada cidade. Para nós é sempre uma grande alegria proporcionar momentos como esses ao povo luminense”, disse o secretário da SECID, Márcio Jerry.
Um das ruas do Alto Paranã calçadas pela Prefeitura de Paço do Lumiar com piso sextavado
Para a senhora Maria José, moradora do Conjunto Alto do Paranã I, a inauguração das ruas simboliza uma vitória.”Isso aqui foi um sonho de quase 30 anos, muitas vezes, achamos que nunca seria possível, mas hoje dá até prazer convidar pessoas para a minha casa, pois não tenho mais buracos na minha rua”, comemorou a aposentada.A festa continua durante todo esse mês com entrega de obras, novas ações em prol da saúde, educação, bem-estar, lazer e turismo local.
A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, destacou a parceria com o governo estadual voltada à realização de benfeitorias para o povo luminense
Bolsonaro voltou a fazer piada com as formas rechonchudas de Flávio Dino, que mais uma vez contra-atacou
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), voltou a fazer piada com a obesidade do governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB). E, mais uma vez, despertou a ira do desafeto, que não deixou barato o novo gracejo presidencial sobre sua silhueta rechonchuda. Em maio do ano passado, durante uma de suas tradicionais lives de quinta-feira, Bolsonaro já havia escrachado o rival, que, na ocasião, também respondeu em tom raivoso.
Desta vez, o presidente teceu comentários de teor gordofóbico direcionados a Dino durante uma conversa com apoiadores no “cercadinho” do Palácio do Planalto, na manhã de terça-feira (11). Ao responder a uma correligionária que disse morar no Maranhão, ele insinuou que todos os chefes comunistas são gordos, em clara provocação ao governante esquerdista.
“Já reparou, que geralmente em países comunistas o chefe é gordo? Olha a Coreia do Norte, a Venezuela, gordinha, né? Maranhão”, se referindo a Flávio Dino.
Reação
A reação veio tão logo a piada ganhou repercussão – jornais como Folha de S. Paulo, Valor Econômico e Correio Braziliense e portais de notícias a exemplo de UOL, Poder 360 e O Antagonista, alguns dos mais acessados do país, abordaram o assunto. Em suas contas no Twitter e no Instagram e em seu perfil no Facebook, Flávio Dino contra-atacou da seguinte forma:
A postagem do governador foi replicada por assessores palacianos e por apoiadores com cargos na administração estadual, como forma de afagar o chefe avacalhado.
O vídeo abaixo mostra o novo escracho de Bolsonaro direcionado a Flávio Dino. Assista:
Comentários