Para comemorar um ano do programa Café com Leane Lago, exibido aos sábados às 9h30 na TV Band Maranhão, a apresentadora realizará um evento comemorativo e fará uma premiação para os destaques políticos, profissionais e empreendedores de 2021
Data: 5/2/2022
Horário: 18h – Áurea Eventos
Proposta do prêmio: Homenagear o trabalho e atuação em 2021 dos políticos, empreendedores e profissionais que de alguma forma se destacaram e suas áreas de atuação.
Proposta do programa
O programa Café com Leane Lago traz a política de uma forma descontraída e leve para mostrar à população as ações de seus representantes. A ideia é dar espaço ao entrevistado para que ele possa falar para a população do seu trabalho. Além de trazer informações sobre saúde pública, questões jurídicas, empreendedorismo além de apoiar e realizar projetos sociais.
A votação segue aberta até esta terça-feira (01/02/2022):
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe e o Ministério Público do Trabalho, deflagrou, nos dias 24 e 25 deste mês, a operação policial para combater o crime de redução a condição análoga à de escravo, previsto no artigo 149 do Código Penal, investigado através de inquérito policial, tendo em vista notícia inicial atinente a trabalhadores recrutados no estado do Rio Grande do Norte, para trabalhar no corte de cana-de-açúcar no interior do estado sergipano.
Os levantamentos iniciais apontavam que os trabalhadores teriam sido submetidos à jornada exaustiva e estavam sujeitos a condições degradantes de trabalho, além de terem suas locomoções limitadas em face de dívidas contraídas com a empresa empregadora.
Maranhenses
Nas diligências realizadas, foram confirmados os indícios iniciais e encontrados 11 trabalhadores, oriundos dos estados do Maranhão e do Piauí, submetidos às mesmas condições investigadas no inquérito inicialmente instaurado. Os trabalhadores foram resgatados e a eles restabelecidos os direitos trabalhistas, incluindo pagamento de verbas salariais, liberação do seguro-desemprego e custeio do retorno aos locais de origem.
Foi constatado que os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas de trabalho, por mais de 12 horas diárias, eram alojados em condições degradantes (alojamentos com camas insuficientes, ventilação deficitária, sem água filtrada, ausência de utensílios de cozinha e alimentação adequada, em precárias condições de higiene).
Já na frente de trabalho, não eram disponibilizados equipamentos de proteção individual em quantidade suficiente para todos, muitos deles, inclusive, danificados. Não havia banheiro e eles se alimentavam em espaço com inadequações térmica e ergonômica. Além disso, sofriam descontos salariais indevidos, que os impediam de retornar às suas casas, já que lhes sobrava menos que o valor para aquisição das passagens de retorno.
Crimes constatados e penas previstas
O responsável pela empresa não foi preso em flagrante, por não se encontrar em Sergipe quando das diligências. Os elementos de prova colhidos subsidiarão o inquérito policial já existente, assim como um novo, em razão da prática, em tese, dos crimes de redução a condição análoga à de escravo e tráfico de pessoas, com previsão de penas restritivas de liberdade cumuladas de até 16 anos.
Convém mencionar que combate ao trabalho escravo exercido pela Polícia Federal, em âmbito nacional, vai além da repressão ao crime, pois visa resguardar a dignidade da pessoa humana, além de salvar vidas. Na repressão ao trabalho escravo, a Polícia Federal atua em duas frentes: 1) de forma encoberta (regra), por meio das investigações policiais, desencadeadas a partir de notícias-crimes recebidas por diversas fontes; e 2) de forma ostensiva e coordenada, apoiando fiscalizações juntamente com a Auditoria-Fiscal do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública Federal e o Ministério Público Federal.
Balanço
A Polícia Federal deflagrou, no ano de 2021, 47 operações policiais especiais, representando aumento de 470% em comparação com o ano de 2020, bem como foi responsável pelo apoio de 57% das ações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel – GEFM, nas fiscalizações de trabalho escravo em todo o território nacional, tendo auxiliado no resgate de 764 trabalhadores ao longo de 2021.
Artistas, produtores culturais e entusiastas da causa lançaram o movimento Cadê o Circo e buscam respostas para ausência de informação sobre o retorno do Centro Cultural Nelson Brito, antigo Circo da Cidade. Pelas redes sociais (@cadeocirco), foi lançado o Manifesto que convida na sociedade em geral a participar do movimento de resgate do circo, além de traçar planejamento com transparência de financiamento e cronograma de construção democrática e participativa para a reabertura do Circo da Cidade, ainda neste ano de 2022 entre outros objetivos.
O local era palco das iniciativas culturais que propiciava à sociedade alegria e reflexão criativa, promovendo e difundindo o direito de participação e acesso à Cultura através de manifestações artísticas.
Leia na íntegra o Manifesto Cadê o Circo
CARTA ABERTA À PREFEITURA MUNICIPAL E À CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO LUÍS
“Faz escuro, mas eu canto!” Thiago de Mello
Respeitável Público!
Nós, do Movimento “Cadê o Circo?”, representados por artistas, produtores culturais e entusiastas, manifestamos nossa profunda insatisfação e indignação pela ausência de informação sobre o retorno do Centro Cultural Nelson Brito, antigo Circo da Cidade, local de iniciativas culturais que propiciava à sociedade alegria e reflexão criativa, promovendo e difundindo o direito de participação e acesso à Cultura através de manifestações artísticas.
O Circo da Cidade contribuiu para o desenvolvimento das cadeias produtivas da economia cultural. Os projetos desenvolvidos, por meio de coletivos artísticos, companhias, geraram renda e empregos diretos e indiretos para a classe artística do Maranhão, principalmente para produções independentes.
Em sua estrutura abrigava o projeto educacional Circo-Escola, direcionado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, cumprindo seu papel social de forma efetiva por mais de uma década, garantindo a continuidade da herança cultural circense.
Em razão de um absurdo projeto político e eleitoreiro, o Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT), que sequer saiu do papel e que até hoje causa ônus aos cofres públicos, o Circo da Cidade teve suas lonas desarmadas do Aterro do Bacanga, em 2012. Um desrespeito à classe artística e à população da cidade, que nunca foram consultadas. Mesmo com o projeto de remanejamento do Circo da Cidade para um novo endereço que continua engavetado na Secretaria de Cultura do Município de São Luís-MA.
O país atravessa um período delicado na conjuntura econômica e social em virtude da pandemia e da crise política. É preciso valorizar, incentivar, proteger e acolher todos os setores, inclusive, o cultural, extremamente prejudicado, principalmente, neste período pandêmico, que deve ser fortalecido com políticas públicas. Por isso, estamos nos mobilizando pela construção de um espaço de diálogo democrático e participativo com as autoridades responsáveis, em prol da reconstrução, preservação e fortalecimento material e imaterial da cultura circense e artística, com o retorno do Circo da Cidade.
Convidamos artistas, produtores culturais, coletivos, estudantes, professores, profissionais liberais, gestores, cidadãos em geral, para refletirmos e questionarmos “Cadê o Circo?”.
Os nossos objetivos são:
Traçar um planejamento com transparência de financiamento e cronograma de construção democrática e participativa para a reabertura do Circo da Cidade, ainda neste ano de 2022;
Dialogar e reunir com os representantes das instituições responsáveis para que apresentem caminhos assertivos para o retorno do Circo da Cidade;
Garantir a montagem do Circo da Cidade em espaço democrático, acessível e seguro para que possam se beneficiar da cultura circense e artística;
Garantir o caráter público, democrático, com gestão participativa e de qualidade do Circo da Cidade, evitando qualquer contrato com setor privado para a governança das suas atividades;
Garantir programas de fomento ao funcionamento, produção, formação e à pesquisa artística;
Apresentar plano e protocolo de cuidado em saúde no contexto da pandemia global do novo coronavírus, que garanta a continuidade das atividades do Circo da Cidade. Temos certeza, que diante dessa manifestação pública, as autoridades responsáveis tomarão providências urgentes para, enfim, sanar esse prejuízo à arte e cultura que vem se arrastando por dez anos, prejudicando a classe artística, cultural, comunidade e toda cadeia produtiva que as envolve. Em breve, convidaremos todas as pessoas para uma audiência popular sobre o Circo da Cidade que queremos! São Luís, 31 de janeiro de 2022.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava abordagens no km 156 da BR 010, no município de Porto Franco/MA, por volta das 14h30 desse domingo (30), quando visualizou um ônibus Scania/Busscar Panoram, cor prata e deu ordem de parada ao mesmo.
Durante o procedimento, foi verificado de início que o veículo era ocupado por apenas quatro indivíduos, sendo o restante do ônibus tomado por encomendas, que seriam entregues em diversas cidades da região norte do país.
Transportadora despachou a droga
A equipe constatou que o veículo saiu da cidade de São Paulo/SP, tendo sido as encomendas despachadas por uma transportadora. Ao realizar buscas avançadas no compartimento destinado às bagagens a equipe se deparou com um volume contendo cinco tabletes embalados com cloridrato de cocaína pesando aproximadamente 5,250 kg.
Os ocupantes tiveram seus dados registrados pela equipe e foram liberados para seguir a viagem..Já o material entorpecente foi encaminhado à Polícia Civil de Estreito/MA para as devidas análises e demais averiguações.
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de tráfico de drogas.
O empresário Lobão Filho, participou de um almoço promovido pelo Instituto de Líderes Comunitários do Maranhão, neste domingo, em São Luís. No ato, ele foi recebido com aclamação por quem esteve presente na reunião e foi apresentado pelas lideranças como o pré-candidato a deputado federal.
“Esse é um momento de confraternizarmos, e trocarmos ideias sobre o futuro do nosso estado. Afinal, o que nos move e nos une tem nome: o nosso querido Maranhão. Hoje, sou grato por cada palavra que ouvi aqui. São pessoas que fazem acontecer e que têm coragem pra ver um Maranhão mais desenvolvido, justo e digno”, disse Lobão Filho.
O encontrou contou com várias lideranças de São Luís e de municípios do Estado, que vieram demonstrar apoio a pré-candidatura do empresário.
“Lobão Filho é nosso amigo, sei do seu potencial e de sua coragem. Sua família tem história em nosso estado, e merece toda a nossa atenção e admiração. Sua pré-candidatura ao cargo de deputado federal nos enche de esperança por dias melhores”, disse o comunitário Gil Miranda.
O ato contou também com a presença do pré-candidato a deputado estadual, Claudio Cunha.
Parlamentar repercutiu levantamento que mostra que o Maranhão tem o menor efetivo policial do Brasil
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou suas redes sociais para se pronunciar em defesa da nomeação de novos policiais civis e militares diante do baixo efetivo e do alto número de cargos vagos que precisam ser preenchidos para reforçar o policiamento ostensivo e investigativo. De acordo com o parlamentar, a segurança pública do estado do Maranhão está entrando em colapso pois possui o menor efetivo de policiais, tanto civis quanto militares, do Brasil.
Na oportunidade, Wellington criticou as propagandas enganosas do governo Flávio Dino e afirmou que falta vontade política, pois é possível nomear todos os aprovados e ainda realizar novos concursos para a segurança.
“Recebemos documentos oficiais que comprovam o déficit tanto na Polícia Militar, quanto na Polícia Civil. De acordo com esses documentos, há 68 cargos vagos para perito, 431 para investigador e 67 para delegados. Já na Polícia Militar, o número é maior: 4.216 cargos vagos para soldados. Enquanto isso, 1.700 aprovados, que já fizeram o curso de formação estão aguardando serem nomeados. Se tem cargos vagos, então por que o governo não nomeia os aprovados? Dá pra nomear todos e ainda realizar novos concursos, pois a Polícia Militar que combate o crime e a Polícia Civil que investiga, tem o menor efetivo do Brasil e a criminalidade só aumenta. Por isso, estamos solicitando mais uma vez a nomeação imediata de todos os aprovados na Polícia Civil e Militar. Diferente das propagandas enganosas, queremos segurança pública de verdade!”, disse o deputado estadual Wellington do Curso.
Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam o Maranhão como uma das unidades da federação onde o desemprego disparou com o fechamento de diversos setores econômicos desde o início da pandemia de Covid-19, há quase dois anos. De acordo com o levantamento, o estado governado pelo esquerdista Flávio Dino (PSB) tem taxa de desocupação de 15% – muito acima da média nacional, de 11,6% – e está na sétima posição do ranking de pessoas sem trabalho regular.
Apenas os estados de Pernambuco, Bahia, Amapá, Alagoas, Sergipe e Rio de Janeiro têm índice de desempregados maior que o do Maranhão. Um detalhe chama atenção: quase todos os estados do Nordeste têm número elevado de desempregados. Na região, a maioria dos governadores faz oposição ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que sempre alertou para o risco de fechamento da economia.
Confrontados, agora, pela realidade cruel, os governantes estaduais tentam atribuir a crise ao Palácio do Planalto, em um ato de extrema desonestidade política, para dizer o mínimo.
Abaixo, comentário do empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, sobre a onda de desemprego causada pelo fechamento indiscriminado da economia e com duras críticas ao desempenho dos maus políticos na pandemia:
Quando falta bom senso, sobra incompetência. Durante os dois últimos anos vários estados brasileiros sofreram com os lockdowns impensados daqueles que não cuidaram da saúde e ainda destruíram a economia, tudo defendido por péssimos políticos e a velha mídia. Usaram um momento delicado para causar o terror e caos em nosso país.
Infelizmente, a conta uma hora chega e hoje conseguimos ver como isso afetou os brasileiros. A extrema pobreza só interessa aos maus políticos, que querem se perpetuar no poder através de bolsa miséria.
Os estados deveriam seguir o exemplo de Santa Catarina, que praticamente não fechou, criou mais oportunidades, segurou os empregos e que tem a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país. Torço e luto para que a gente consiga fazer a roda da economia voltar a girar, o Brasil precisa seguir em frente, não podemos ter no futuro o pior do nosso passado, não é mesmo?
Confira o ranking dos estados onde o desemprego mais aumentou:
O prefeito de Mirinzal, Amaury Almeida, recebeu membros da reitoria e diretoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) na última sexta-feira (28), Dentre os diversos assuntos tratados, a construção do Campus Avançado foi uma das principais pautas.
O prof° Carlos César Teixeira, reitor da instituição, declarou que essa obra é uma unidade que vai estar subordinada diretamente à reitoria. “Estamos aguardando as tratativas de transformação desse centro de referência num campus avançado, ou quem sabe em um campus, como Pinheiro”, destacou.
Na reunião, foi abordado também o pacote de cursos que serão disponibilizados. São todos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), dentre eles, Línguas Estrangeiras – Inglês e Espanhol – e Robótica. As aulas permanecerão de maneira remota, mas a construção dos laboratórios levará facilidade aos alunos para obtenção de seus conhecimentos e contemplará, também, todos os municípios do entorno. Recentemente foram concluídos três cursos nas áreas de Gestão e Meio Ambiente, no aguardo apenas das certificações, cursos esses realizados via plataforma online.
Tendo o reitor Carlos César Teixeira e a empresa realizadora como testemunhos, o prefeito vem sendo parceiro incondicional da obra desde seu início. Com 98% concluída, a expectativa agora é a entrega do prédio para que possa se iniciar a estruturação dos laboratórios, climatização, mobiliários e equipamentos. Segundo Amaury, esse é o melhor presente que Mirinzal poderia receber às vésperas do aniversário de 60 anos do município. “Estamos ansiosos pela essa inauguração que vai gerar além de educação, emprego e renda para toda região que circunda o município de Mirinzal” – afirmou o prefeito.
O deputado estadual Wellington do Curso esteve na cidade de Monção, na manhã da última quinta-feira (27), para se reunir com os professores da rede municipal de ensino que estão acampados na sede da prefeitura em protesto pelo reajuste salarial, cumprimento da Lei Nacional do Piso, rateio das sobras do FUNDEB e melhoria das condições de ensino.
Durante a reunião, Wellington lamentou a falta de valorização dos professores pela prefeitura de Monção e defendeu o reajuste salarial e cumprimento da Lei do Piso que não ocorre desde o ano de 2020.
“Estivemos na cidade de Monção para prestar nosso apoio aos professores da rede municipal de educação que estão lutando por seus direitos como o reajuste salarial, o cumprimento da lei do piso, o rateio das sobras do FUNDEB e a reforma das escolas que estão em péssimas condições. Esses professores estão tendo seus direitos violados desde o ano de 2020 e apesar de todas as tentativas de diálogo, a atual gestão municipal segue desrespeitando os educadores que precisaram ocupar a sede da prefeitura. Parabenizo todos os professores e sindicato pela mobilização e me coloco a disposição para lutar pelo reajuste salarial que cumpra a lei nacional do piso, bem como o rateio de 70% das sobras dos FUNDEB para os profissionais da educação básica e melhoria das condições de ensino. Os professores de Monção não estão pedindo nenhum favor, mas sim que a lei seja cumprida e seus direitos sejam garantidos. Professores e população de Monção, contem comigo em defesa do educador e da educação pública de qualidade”, disse Wellington.
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, na próxima quarta-feira (2), às 9h30, a sessão solene que marcará o início dos trabalhos da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. A solenidade, no Plenário Nagib Haickel, será conduzida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PC do B), e contará com a presença de representantes dos demais poderes e de outras instituições.
Durante a solenidade, o governador Flávio Dino (PSB) ou o seu representante fará a leitura da Mensagem Governamental, encaminhada ao Poder Legislativo, com a prestação de contas das ações realizadas pelo Governo do Estado em 2021 e as ações previstas para este ano.
Cerimônia militar
Antes do início da sessão solene em plenário, com horário previsto para às 8h30, será realizada a cerimônia militar em frente ao Palácio Manuel Beckman, constituída de hasteamento das bandeiras e revista às tropas da Guarda de Honra pelo presidente Othelino Neto.
Durante todo o evento, serão cumpridos os protocolos sanitários de prevenção e enfrentamento à Covid-19.