O vereador Marlon Botão (PSB) deu entrada na Câmara Municipal em um projeto para implementar o primeiro Centro de Atenção e Saúde do Idoso (CAISI) da zona rural de São Luís.
“A nossa zona rural é composta majoritariamente pela população idosa, que até hoje não tem à disposição um Centro de Saúde especializado para essa faixa etária”, disse Marlon Botão.
“O nosso projeto vai resolver esse problema histórico, mais um dentre tantos que a zona rural infelizmente acumulou ao longo de décadas, e levar mais qualidade de vida para os idosos de toda a região, que merecem essa valorização e cuidado”.
Para Marlon Botão, a instalação do primeiro CAISI da zona rural será mais um passo na luta por justiça e inclusão social.
“É nosso dever levar saúde de qualidade para mais perto das pessoas, especialmente das que vivem em localidades mais afastadas, como é o caso da zona rural. Estou certo de que toda a zona rural ficará muito grata ao prefeito Eduardo Braide por mais essa grande realização”.
Localização estratégica
De acordo com o projeto, o CAISI da Zona Rural deve ser instalado no bairro do Maracanã.
“O Maracanã tem uma importância muito grande dentro da zona rural pela sua posição estratégica, centralizada, ligando diversos outros bairros. Por isso propus que o primeiro CAISI da Zona Rural seja instalado no Maracanã”, disse.
Anseio da comunidade
Segundo o parlamentar, a proposta é fruto de reivindicação de um grupo composto por mais de 100 idosas da zona rural.
“O nosso mandato tem uma conexão muito forte com a zona rural, até pelos resultados que já apresentamos para a região, então é comum a comunidade me procurar para pleitear projetos como esse”, disse Marlon Botão.
“Fui procurado e prontamente elaborei um projeto solicitando a criação do primeiro CAISI da Zona Rural. Aos poucos estamos mudando para melhor a realidade da nossa Zona Rural”, finalizou.
Serviços do CAISI
O CAISI realiza atendimentos ambulatoriais com equipes multiprofissionais em especialidades como geriatria, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, educação física entre várias outras, incluindo serviço social.
Os atendimentos podem ocorrer de forma individual ou em grupos terapêuticos, de convivência, de memória e atividades físicas como ioga, hidroginástica, alongamentos, pilates, ginástica funcional e fortalecimento muscular, etc.
Os idosos atendidos no CAISI são referenciados pela rede de atenção básica em saúde ou um ambulatório especializado. Ao dar entrada na unidade, o idoso passa por uma triagem feita pela equipe de enfermagem e serviço social para a avaliação multidimensional por meio da qual são identificadas todas as necessidades e a elaboração do plano de cuidados onde são definidos todos os atendimentos que ele receberá.
Parabéns meu vereado,isso é de grande importância..
Parabéns meu vereador ,isso é de grande importância..
Vai ser de grande valia a todos idosos da zona rural e seremos muitos gratos por vermos nossos velhos pais e avós sendo valorizados e bem cuidados , pois a atual situação dos nossos idosos da zona rural é de descaso vindo das gestões anteriores mas estamos confiantes quê nosso prefeito Eduardo Braide vai atender sua solicitação meu vereador Marlon Botão.