Uma multidão eufórica caiu na folia em pleno Dia de Natal, no bairro Madre Deus, no primeiro grito de pré-Carnaval de São Luís. Reunidas em mais um arrastão do Bloco C. de Asa, que tradicionalmente invade as ruas no dia 25 de dezembro, milhares de pessoas se esbaldaram ao som de ritmos carnavalescos, como se não houvesse amanhã e sem dar a mínima para a pandemia de Covid-19.
Importante alertar que a crise de saúde e sanitária global ainda tem duração incerta, pois a nova variante do coronavírus, a Ômicron, continua se propagando mundo afora, com 45 casos já confirmados no Brasil até o momento.
Em vídeos e fotos que circulam em redes sociais, é possível constatar a perigosa aglomeração, com predominância de jovens. Nas imagens, a maioria dos foliões aparece sem máscaras. O compartilhamento de bebidas, ingeridas no gargalo, foi outro comportamento de risco observado.
Um alento em meio à irresponsabilidade generalizada é o fato de a maior parcela da população já estar vacinada contra a Covid-19, inclusive com a dose de reforço.
Ainda assim, não é bom facilitar. Assista: