UFMA homenageia mais de 50 profissionais com a comenda dos 200 Anos da Imprensa no Maranhão

Homenageados na cerimônia de entrega da condecoração pelos 200 Anos da Imprensa no Maranhão

A Universidade Federal do Maranhão realizou, na noite dessa terça-feira, 21, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, com transmissão ao vivo no Canal Institucional da UFMA no Youtube, a entrega da Comenda do projeto 200 Anos da Imprensa no Maranhão a cinquenta personalidades da comunicação do estado, marcando o encerramento das comemorações da iniciativa, que produziu este ano vários produtos como uma WebStoriePodcasts, uma LongForm e um Documentário. A cerimônia contou com o lançamento dos livros “História da Imprensa no Maranhão (1821-1925)”, de autoria de Antônio Lopes, e “O Conciliador – Um capítulo da história da imprensa periódica no Maranhão”, organizado pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, e pelo professor Silvano Alves Bezerra da Silva.

O organizador do projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão e vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio de Belos Matos, informou que, durante este ano, foram organizados e entregues diversos produtos audiovisuais sobre a história do bicentenário da imprensa no estado e que a Diretoria de Comunicação da UFMA foi responsável por esse marco histórico, que teve início no dia 15 de abril de 1821, data de circulação do primeiro exemplar de O Conciliador.

“A Imprensa Maranhense fez e faz com que a sociedade maranhense seja muito forte, e poder homenagear estas cinquenta personalidades da área da comunicação é contribuir com a história no Maranhão. A Universidade teve a sensibilidade de idealizar e pôr em prática esse projeto, junto com outras instituições parceiras. Estamos hoje comemorando esses 200 anos de Imprensa no estado com a entrega desta comenda”, destacou o vice-reitor.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado comentou que, mesmo vivendo em tempos de pandemia, a Universidade se reinventa e busca formas de produzir ensino, pesquisa e extensão, diante de tantas limitações ocasionadas pela pandemia da covid-19. Ele ressaltou que a instituição tem trabalhado para preservar a vida de seus alunos, funcionários, prestadores de serviços e a população em geral, fazendo ciência e formando gerações.

“Estamos construindo com a história da comunicação no estado com a finalização desse ciclo de atividades do projeto, e construir história também é resgatá-la, fizemos isso com a realização do Mérito Cultural, inédito na instituição, Palmas Universitárias, Honoris Causa e Professor Emérito e, agora, com a Comenda dos 200 Anos de Imprensa do Maranhão. O papel da comunicação é essencial em uma democracia, e homenagear estes profissionais é valorizar a história de seu povo”, pontuou.

Uma das homenageadas na categoria pesquisadores, a docente do Departamento de Comunicação Social (DCS) e pró-reitora de Extensão e Cultural da UFMA, Josefa Melo e Souza Bentivi Andrade, conhecida como Zefinha Bentivi, utilizou em seu discurso as palavras de Nelson Werneck, parafraseando que a história da imprensa é a própria história do desenvolvimento da sociedade capitalista, pontuando que o que se verifica ao longo desse desenvolvimento é uma luta que aparece em organizações com pessoas das mais variadas condições sociais, ideológicas e políticas.

“Correspondendo a diferenças de interesses e aspirações, não somos uma só imprensa, assim como não somos um só jornalismo, e essa diversidade está muito representada quando se homenageiam diferentes categorias nessas intempéries dos 200 anos da Imprensa do Maranhão, são jornalistas de atuação, perfis de atuação e vieses ideológicos distintos, mas cada escolhido foi reconhecido como digno de representar este bicentenário”, discursou. 
Confira as fotos da solenidade:

Confira na íntegra a cerimônia da entrega da Comenda dos 200 anos de Imprensa no Maranhão:

Sobre o projeto

O projeto 200 anos de Imprensa é desenvolvido pela união entre a Universidade Federal do Maranhão — por meio da Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) — com a Fundação Josué Montello, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Vale. A iniciativa visa resgatar e enaltecer os 200 anos da introdução da imprensa no Estado do Maranhão, de forma a proporcionar uma revisitação da memória, tanto do acontecimento em si quanto da trajetória da imprensa nesses dois últimos séculos.

Em abril de 1821, foi fundado, na capital do Maranhão, a colonial cidade de São Luís, que ainda não era conhecida como Atenas Brasileira, o primeiro jornal do Maranhão. Chamava-se “O Conciliador do Maranhão” e se tornou o marco inicial da atividade jornalística que, nesses 200 anos, mostrou-se pujante e bastante diversificada.

Para comemorar esse momento, a UFMA organizou uma série de eventos em 2021. As ações foram promovidas e efetivadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e pela Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), por meio da Diretoria de Comunicação da Universidade (DCom).

Confira a lista dos agraciados por categoria:

Votação Popular

Douglas Pinto

Douglas Pires Cunha

Edvânia Kátia Sousa Silva

Jailson Mendes

José Tribuzi Pinheiro Gomes (Bandeira Tribuzzi) – in memoriam

Luiz Carlos da Cunha

Lukas Carvalho

Marcos Saldanha

Mário Linconl

Paulo Melo Sousa

Pesquisadores

Josefa Melo e Souza Bentivi Andrade (Zefinha Bentivi)

Marcelo Cheche Galves

Sebastião Barros Jorge

Empreendedores

Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço)

José Ribamar Bogéa – in memoriam

José Sarney

Moacyr Sposito Ribeiro

Pedro Freire

Sergio Antonio Nahuz Godinho

Produção Jornalística

Célio Sérgio Serra Ferreira

Dreyfus Nabor Azoubel – in memoriam

Hipólito César Vieira Ferreira (César Hypolito)

Jornalista

Alberico Carneiro

Benedito Bogéa Buzar

Bernardo Coelho de Almeida – in memoriam

David Peres

Djalma Silva Rodrigues

Félix Alberto Gomes Lima

Herbert Fontenele Filho – in memoriam

José de Jesus Louzeiro – in memoriam

José Raimundo Rodrigues

José Raposo Gonçalves da Silva (Amaral Raposo)

José Ribamar Gomes (Gojoba)

Josilda Bogéa – in memoriam

Manoel dos Santos Neto

Marcelo Rodrigues

Marcia Maria de Paiva Coimbra

Nascimento Moraes Filho – in memoriam

Neiva Moreira – in memoriam

Othelino Nova Alves – in memoriam

Pergentino Holanda Silva

Raimundo Jurivê Pereira de Macedo – in memoriam

Raimundo Nonato Borges

Ribamar Correa

Roberto Fernandes – in memoriam

Sebastião de Almeida Negreiros

Sidney Pereira

Outros Profissionais

Francisco Melo Filho  – in memoriam

Chafi Braide Júnior

Homenagem Especial

Curso de Comunicação UFMA – São Luís

Por: Allan Potter

Fotos: Maiara Pacheco

Revisão: Jáder Cavalcante

Deputado Wellington denuncia politicagem de Flávio Dino com a segurança pública em meio a tentativas de latrocínio contra 3 policiais

Deputado Wellington cobra de Flávio Dino nomeação de mais 500 policiais militares para reforçar a segurança pública no Maranhão

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta terça-feira (22), para se pronunciar sobre o caos na segurança pública do Maranhão. Somente nas últimas 72 horas, três policiais militares foram vítimas da criminalidade no Maranhão, sendo eles o cabo Jasiel Silva, o major Luís Henrique e o soldado Bruno Leonardo.

Sobre o caso, o deputado Wellington repudiou a omissão do atual Comandante da Polícia Militar e do governador Flávio Dino que prefere deixar viaturas paradas em rotatórias a ter que agir em defesa dos agentes de segurança.

“A criminalidade tomou conta do Maranhão. Infelizmente, essa é a realidade. Em 72 horas, 03 policiais foram vítimas de tentativa de latrocínio enquanto Flávio Dino faz politicagem com a vida das pessoas no Maranhão. O Governador defende a politicagem barata e mesquinha: prefere deixar viaturas paradas em rotatórias, sem utilidade alguma, a ter que agir para defender os agentes de segurança. Com tristeza, vemos que a PMMA está sem comando. Mais uma vez, oficiei o Governo do Estado para que faça alguma coisa. Quantos policiais terão que ser assassinados para que Flávio Dino tome alguma decisão? “, questionou o deputado Wellington.

Assista:

Em coletiva, Othelino destaca produtividade recorde do Poder Legislativo em 2021

Othelino Neto, ao lado do diretor de Comunicação, Edwin Jinkings, concede entrevista coletiva, na qual fez balanço das ações do Parlamento Estadual em 2021

Em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (22), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), apresentou balanço das atividades do Parlamento Estadual em 2021. Na ocasião, o parlamentar destacou o recorde histórico de produtividade da Casa, que teve mais de sete mil proposições apreciadas pelo Plenário, registrando um número superior a 200% em relação aos anos de 2020 e 2019.

Othelino enfatizou a grande contribuição do Poder Legislativo para o Estado. “Foram ações que ajudaram a modificar para melhor a vida das pessoas. Apesar das dificuldades e dos traumas que a pandemia impôs nos últimos dois anos, considero que 2021 foi um ano em que a Assembleia produziu de forma extraordinária para o bem do Maranhão”, avaliou.

Na coletiva, Othelino Neto destacou as principais ações desenvolvidas pela Assembleia Legislativa em 2021

O chefe do Legislativo maranhense também ressaltou o bom debate político que permeou os trabalhos dos parlamentares durante o ano. “Eu sempre gosto de ressaltar as boas discussões políticas que acontecem no Parlamento, em razão de que aqui estão representadas as mais diversas vozes com posicionamentos políticos e ideológicos diferentes. Isso enriquece muito a Assembleia”, disse Othelino.

Proposições

Durante a coletiva, Othelino Neto pontuou matérias importantes aprovadas pela Casa, muitas delas voltadas ao combate à pandemia. Falou, também, sobre projetos de cunho social, a exemplo do que instituiu o Estatuto Estadual dos Povos Indígenas, um marco importante e pioneiro no país.

Othelino, ao lado do diretor de Comunicação da Alema, Edwin Jinkings, e da diretora adjunta de Comuniacação, Silvia Tereza, durante a coletiva

O presidente da Assembleia ressaltou, ainda, a aprovação do reajuste salarial para os servidores públicos estaduais e do Legislativo, bem como a aprovação da Lei Orçamentária Anual, que aumentou os investimentos em áreas importantes, como saúde e educação.

“Não ficaram atividades acumuladas, embora o trabalho e o desafio nunca acabem. Nós tivemos como foco principal alguns projetos que auxiliam o combate à pandemia, tanto no reforço à rede hospitalar quanto nas estratégias de prevenção. Esse foi o ponto de maior destaque da produção legislativa deste ano”, destacou o parlamentar.

Agradecimento

Coletiva de imprensa concedida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, nesta quarta-feira

Após a coletiva, Othelino Neto presidiu a última sessão plenária do ano e agradeceu aos deputados estaduais, servidores da Casa e a todos os maranhenses pela confiança no trabalho do Poder Legislativo.

“Em 2022, a Assembleia continuará firme nas suas atribuições, mantendo a relação respeitosa e harmoniosa com os demais Poderes, como estabelece a Constituição. E seguiremos sempre defendendo os interesses dos maranhenses”, concluiu.

Em evento com diversas lideranças, Fábio Gentil consolida-se como maior expressão política do leste maranhense

Prefeito Fábio Gentil recebe abraço afetuoso de correligionária no encontro

A convite do prefeito Fábio Gentil e da secretária municipal de Governo, Amanda Gentil, dezenas de lideranças politicas de diferentes regiões do estado se reuniram em Caxias. Na reunião, o anfitriã consolidou-se como maior expressão política do leste do Maranhão.

Entre as lideranças políticas, Fábio Gentil troca carinho com a filha Amanda, pré-candidata a deputada federal

Entre lideranças estavam deputadas, secretário de estado, prefeitos, ex prefeitos, vereadores, suplentes e lideranças Maranhense vindas de diversos locais firmar apoio a Amanda Gentil em sua pré candidatura a deputada federal.
O evento ocorreu no espaço Assunção Festas, que ficou pequeno para multidão que estava lá.

O prefeito de Caxias destaca qualidades da filha Amanda Gentil durante o encontro político

Fábio Gentil agradeceu a presença de todos alí e em seu discurso final, disse que estaria entregando um de seus bens mais preciosos, que era sua filha Amanda Gentil para trilhar no caminho da política.

Fábio Gentil agradeceu a presença de todas as lideranças no encontro político

Falou ainda que o vice-governador Carlos Brandão, por sua fidelidade ao governador Flávio Dino, será o governador do estado muito em breve e que não abre mão de sua reeleição para governo do Maranhão. “Meu nome agora é Fábio Brandão” finalizou Fábio Gentil.

Fábio Gentil de braços dados com Amanda Gentil, a deputada Daniella e outras lideranças, em sinal de união do seu grupo político

No diapositivo de discurso estavam 3 pré candidatos a deputados estaduais, Daniela Tema, deputada em mandato que irá disputar sua reeleição, o secretário de turismo do estado, o caxiense Catulé Júnior e Comandante Schneider de Timon.

Amanda em seu discurso muito emocionada, lembrou de seu avó o ex Deputado Zé Gentil e, pediu a ajuda dos políticos que ali estavam com mais experiência que a ajudasse nessa caminhada de pré candidatura a deputada federal.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e a deputada Daniella reafirmaram aliança no encontro político

Um dos momentos em que o público mais vibrou, foi quando Fábio Gentil anunciou que os funcionários da educação de Caxias, todos receberiam 14°, 15° salários, além dos professores que vão receber até o 16°.

Sorteio de prêmios hoje inclui uma moto no Natal de Codó

Pedro Neres coordenando diversas ações do movimento Novas Ideias

Um Natal como nunca se viu antes em Codó. Pela primeira vez a cidade inova e surpreende com uma decoração de Natal à altura da sexta maior cidade do Maranhão. A  programação especial de Natal encerra hoje, quarta-feira às 17:00hs na Praça São Sebastião, com várias atrações e sorteio de prêmios, incluindo bicicletas e uma moto.

No sábado, a programação começou cedo, com diversas ações do movimento Novas Ideias, sobre o comando de Pedro Neres. O dia iniciou com um café da manhã, seguido de atendimento médico voltado para a saúde da mulher e do homem codoense. A tarde, foi a vez da criançada se divertir com brincadeiras e a noite as famílias tiveram uma programação cultural intensa que encerrou com o show da cantora Cecília Leite.

Cecília Leite ao lado do prefeito, Dr. Zé Francisco, e da primeira dama, Irene Neres

“O Natal simboliza amor, união, generosidade e felicidade. Nossa intenção é proporcionar eventos de qualidade para a população de Codó, especialmente para as famílias, que ao longo dos últimos anos foi privada de qualquer programação natalina”, afirma D. Irene Neres, primeira dama e secretária de assistência social do município.

“O povo de Codó merece o melhor, merece uma cidade mais bonita, merece ter acesso ao que há de melhor, por isto eu me preocupei com cada detalhe da decoração de Natal e em oferecer as melhores atrações natalinas possíveis para as famílias codoenses. E como o Natal é uma época em que presentear é natural, vamos sortear bicicletas e motos na noite de hoje para os que estiverem presentes”, registra o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco.

A cantora Cecília Leite posa para fotos ao lado dos fãs após o show em Codó

Por lá já se apresentaram nomes de peso, como o Coral São João e a cantora Cecília Leite, e hoje no seu encerramento, contará com os cantores Dhean Britto e Fernando de Carvalho. “Nesta época do ano, é sempre um grande prazer, poder se apresentar em uma cidade como Codó, faremos um show para agradar tanto os adultos, quanto às crianças”, afirma Dhean Britto, que veio de São Paulo, onde reside atualmente, para uma temporada de shows natalinos no Maranhão no final de ano.

Flávio Dino admite rever apoio a candidato à sua sucessão

Flávio Dino admitiu rever apoio ao candidato à sua sucessão em entrevista ao jornalista Clóvis Cabalau, apresentador do quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante

Em entrevista nessa terça-feira (21) ao jornalista Clóvis Cabalau, apresentador do quadro político Bastidores, do telejornal matinal Bom Dia Mirante, o governador Flávio Dino (PSB) admitiu a possibilidade de rever a apoio ao candidato à sua sucessão, já declarado ao vice-governador Carlos Brandão (PSDB).

Segundo Flávio Dino, caso o grupo de 13 partidos que integram a sua base de sustentação defina, por maioria, que a decisão deve ser outra, o nome a ser ungido como candidato governista ao Palácio dos Leões pode mudar. “Eu tenho muita confiança na união e mudaria minha posição se a maioria a rejeitasse”, declarou.

Ele afirmou que a indicação passará também pelos prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e demais lideranças aliadas. “Temos uma mesa de partidos que hoje integram o governo, existem os prefeitos, os deputados estaduais e a bancada federal que nos apóiam. Esses são os núcleos decisórios principais. Se a maioria achar que a minha posição está errada eu seria o primeiro a revê-la”, assinalou.

Assista:

SEMTRANS de São José de Ribamar fecha o ano com avaliação positiva nas ações

Equipe faz simulação de resgate de vítima de afogamento na orla marítima de São José de Ribamar

A Secretaria de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social de São José de Ribamar encerra 2021 com uma boa avaliação, as ações executadas ao longo do ano, que tiveram como objetivo, garantir um melhor gerenciamento do transporte público, melhorar as condições das ruas e avenidas e cuidar da segurança no trânsito da cidade.

Qualificação de bombeiros salva vidas do município foi permanente em 2021

A pasta promoveu uma capacitação da Guarda Municipal, com o curso “Coleta de dados para produção de conhecimento em fontes do sigma”; reabriu o posto “Guarda Vida” de Panaquatira, que estava em situação precária e de portas fechadas há quase 2 anos; lançou novos adesivos para os taxis da cidade, garantindo segurança aos usuários; realizou diversas intervenções nas praias do Meio e Araçagy, além de promover um grande projeto na região chamado “Orla Segura”, que garante segurança aos consultores de veículos, ciclistas e pedestres.

Condutores e veículos são fiscalizados em blitz realizada pela SEMTRANS em acesso a praia ribamarense

A SEMTRANS também cumpriu o seu papel social no combate à Covid-19, e foi a campo levando conscientização por meio de blitz educativas e entrega de máscaras, pontos estratégicos da cidade. Durante a semana Nacional de Trânsito, promoveu palestras e ações educativas. O mesmo aconteceu no período de campanha do Maio Amarelo, quando a pasta entregou panfletos, realizou blitz e caminhadas.

Equipe da secretaria envolvida em ação de educação para o trânsito em São José de Ribamar

Para valorizar ainda mais os servidores que integram a secretaria, foi disponibilizado a Carteira Funcional Provisória e por famosos, todos os eventos que fazem parte do calendário anual do município contaram com o apoio e organização da SEMTRANS.

Segundo o secretário municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa, Mano Pontes, que recebeu o prêmio amigo do trânsito, apesar do ano ter sido difícil e limitado, tudo foi pensado e planejado para garantir o melhor ao povo ribamarense.

Atividades de fiscalização e orientação foram realizadas com frequência pela SEMTRANS durante todo o ano

“Trabalhamos muito e graças ao apoio e incentivo do prefeito Dr. Julinho, promovemos ações, repensamos e discutimos políticas públicas de transportes públicos, ocupação e reordenamento do uso do solo. Isso nos possibilitou alcançarmos nosso objetivo primordial, que é favorecer a mobilidade urbana. Espero também, que nosso trabalho tenha alcançado o objetivo de conscientizar as pessoas para a prática de um trânsito cada vez mais seguro, com os condutores pensando mais no próximo, atentos a quem está transitando nas vias e, principalmente, sendo mais tolerantes e cuidadosos”, disse o secretário.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima