“Hipocrisia! Flávio Dino e DETRAN distribuem capacetes comprados com dinheiro de motos apreendidas e leiloadas nos últimos 7 anos”, denuncia deputado Wellington

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna, na Assembleia Legislativa, para se pronunciar sobre a politicagem que o governador Flávio Dino tem feito às custas dos recursos públicos no Maranhão. Um exemplo é a distribuição de capacetes, que foram comprados com os recursos oriundos de motos apreendidas e leiloadas em anos anteriores.

Na oportunidade, o deputado Wellington relembrou que Flávio Dino apreendeu e leiloou inúmeras motos e carros que estavam com IPVA atrasado, retirando o bem do trabalhador maranhense.

“Em anos anteriores, Flávio Dino apreendeu e leiloou carros e motos de trabalhadores maranhenses que estavam com IPVA atrasado. Foi maldade. Tirou o bem do trabalhador. Tudo por causa dessa ânsia de arrecadar. Agora, quer distribuir capacetes. O que temos aqui é uma hipocrisia! Flávio Dino e Detran distribuem capacetes comprados com dinheiro de motos apreendidas e leiloadas nos últimos 7 anos. Tenho feito uma fiscalização, inclusive, sobre esses capacetes superfaturados. Essa politicagem baixa e mesquinha tem que acabar”, disse o deputado Wellington.

Assista:

Alumar promove formação de jovens moradores das comunidades vizinhas

Moradores de uma das comunidades beneficiadas exibem certificados de conclusão de cursos

Pessoas qualificadas, aptas e com competência técnica para enfrentar os desafios da atualidade e se tornarem profissionais de sucesso. Com essa proposta a Alumar ofereceu, só neste ano, sete cursos técnicos de qualificação profissional, contribuindo para a formação e aperfeiçoamento de cerca de 230 pessoas, com um investimento de R$ 74 mil.

Os cursos foram viabilizados com o aporte financeiro da Alumar, além das parcerias com o Senai e o Consórcio Fidens/TDM. Com recursos próprios, a Companhia investiu nos cursos de Soldador de Eletrodo Revestido para as comunidades de Rio dos Cachorros, Taim e Porto Grande; Pedreiro de Alvenaria, destinado à comunidade Quebra Pote e Carpinteiro de Forma, beneficiando a Estiva, Vila Rica, Vila Samara, e Piçareira.

A parceria com o Consórcio Fidesn/TDM viabilizou os cursos de Operador de Caminhão Basculante, para os jovens das comunidades de Pedrinhas, Vila Natal, Maruaí, Mangue Seco, Vila Cabral Miranda e o de Impermeabilização em Geossintético, dirigido às todas as comunidades vizinhas e colaboradores da obra das Área Resíduo de Bauxita (ARB). O curso de Impermeabilização em Geossintético surgiu em razão da demanda por mão de obra especializada, aplicada nas obras de engenharia do Consórcio e já está na sua quinta edição. O Senai colaborou com a Alumar nos cursos de Eletricista Predial, beneficiando às comunidades de Vila Cabral Miranda, Mangue Seco e Pedrinhas e Instalador Hidráulico, curso exclusivo para mulheres da comunidade de Ananandiba.

Parceria com o Consórcio Fidesn/TDM viabilizou o curso de Operador de Caminhão Basculante, para jovens de várias comunidades

“Ao oferecer cursos voltados para a necessidade do mercado, a Alumar manteve a sua vocação natural de empreendedorismo aliado à convivência e ações colaborativas com as comunidades”, ressaltou a supervisora de Relações Comunitárias, Joana Burgos.
Para Scheherazade Bastos, gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnologia do Distrito Industrial, a parceria da Alumar tem sido fundamental para possibilitar o aprendizado técnico para jovens e adultos da região. “O trabalho que a Alumar vem realizando nas comunidades vizinhas à fábrica tem sido muito relevante, oportunizando a mudança de vida de muitas pessoas através da qualificação para o mundo do trabalho, semeando esperança em dias melhores.”

A gerente de Relações Institucionais e Security, Dulcimar Soares, ressaltou o investimento social da Alumar em pessoas, em especial nas comunidades. “O nosso objetivo, ao longo deste ano, foi incentivar a qualificação dos jovens das comunidades, prepará-los tecnicamente, dando a eles a oportunidade de se apresentarem ao mercado numa faixa mais elevada de capacitação técnica”.

Raquel de Jesus Botelho Povoas, formanda do curso de Impermeabilização em Geossintético, disse que acredita que esse curso abrirá novas oportunidades. “Somos cinco mulheres formando hoje e, para nós, foi tudo novo, algumas coisas que só homens que faziam e vimos que não é assim, que mulher também pode. Uma experiência muito válida, conheci muitas máquinas e adquirimos muito conhecimento”, finalizou. “Ter uma qualificação profissional é uma oportunidade real de construir um futuro melhor”, afirmou Janderson Rodrigues de Jesus, ao receber a certificação do curso de carpinteiro, junto com mais 22 jovens da comunidade Vila Rica. Ele reconheceu a iniciativa da Alumar ao investir, sobretudo, em cursos técnicos para os moradores das comunidades vizinhas da fábrica. “É como ver uma luz no fim do túnel. Aqui, temos muitos desafios para superar. É a distância, o custo de passagem de ônibus, do próprio curso. Enfim, ter uma empresa que nos possibilita um conhecimento, uma profissão, é bom demais”.

Cidadãos demonstram orgulho e satisfação por terem concluído os cursos de formação profissional

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Santa Rita estimula sentimento de empreendedorismo em crianças

Representantes da Prefeitura de São Luís e do Sebrae com crianças beneficiadas pelo programa

Uma das metas mais ambiciosas da gestão do prefeito Dr. Hilton Gonçalo é tornar Santa Rita uma cidade com uma economia pulsante e que seja referência para o Maranhão. Pensando nisso, a Prefeitura de Santa Rita concluiu nesta terça-feira (21), em parceria com o SEBRAE, o JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

A ideia do JEEP é desenvolver em crianças e adolescentes o sentimento do empreendedorismo. Na Escola Margarida Martins no bairro Gonçalo em Santa Rita, estudante entre 6 e 13 anos, desenvolveram ao longo de dois meses projetos que visavam a elaboração de projetos economicamente viáveis.

Apresentação folclórica marcou a inclusão Jovens Empreendedores Primeiros Passos em Santa Rita

De acordo com o vice-presidente do SEBRAE no Maranhão, Celso Gonçalo, a ideia do JEEP é “descobrir talentos, fazer com que as crianças tenham a percepção que se criarem o seu próprio negócio, elas vão ter renda e ainda gerar empregos”.

Em Santa Rita foram desenvolvidas atividades como a horta escolar, lanchonete e apresentações culturais. Todas essas práticas foram comercializadas nesta terça-feira (21), e cada criança começou a ter a sua primeira renda ao desenvolver com suas próprias mãos uma atividade comercial.

A capacitação incluiu módulo voltado à atividade agrícola, a fim de fortalecer o setor

Tudo isso faz com que conceitos de plano de negócio, como arrecadar dinheiro, qual a melhor maneira de vender e o que fazer com o lucro ou o prejuízo, sejam estimulados nos estudantes. A ideia é que os alunos vivenciem experiências semelhantes às do mercado de trabalho, e consigam lidar com diferentes situações.

O JEEP foi desenvolvido em Santa Rita por meio das Secretarias de Educação, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Indústria e Comércio. A ideia é que para 2022, esse projeto seja ampliado para outras escolas e atenda mais crianças.

Por indicação de Marcial Lima, jornalista Douglas Pinto, do Grupo Mirante, receberá maior honraria da Câmara Municipal de São Luís

Jornalista Douglas Pinto com o colega de profissão e vereador de São Luís Marcial Lima, autor da homenagem

O‎ jornalista‎ e‎ radialista‎ Douglas‎ Pinto,‎ integrante‎ do‎ Grupo‎ Mirante,‎ será‎ um‎ dos‎ homenageados‎ com‎ a‎ Medalha‎ Simão‎ Estácio‎ da‎ Silveira,‎ maior‎ comenda‎ da‎ Câmara‎ Municipal‎ de‎ São‎ Luís.‎ A‎ solenidade‎ será‎ nesta‎ quarta-feira‎ (22/12),‎ a‎ partir‎ das‎ 19h30,‎ no‎ Villa‎ Reale‎ Buffet,‎ localizado‎ no‎ bairro‎ Calhau.‎

⁣Com‎ muitos‎ anos‎ no‎ jornalismo‎ maranhense,‎ Douglas‎ será‎ reconhecido‎ pelo‎ trabalho‎ comunitário‎ prestado‎ diariamente‎ nos‎ telejornais‎ da‎ TV‎ Mirante‎ –‎ afiliada‎ da‎ Rede Globo‎ em‎ São‎ Luís

⁣A‎ autoria‎ da‎ indicação‎ da‎ medalha‎ é‎ do‎ vereador‎ Marcial‎ Lima‎ (Podemos).

Caxias reconhece trabalho da deputada Daniella e Câmara Municipal concede Título de Cidadã

Deputada Daniella ato público em Caxias com o vice-governador, Carlos Brandão, e o prefeito Fábio Gentil

A deputada estadual Daniella (DEM) é a mais nova cidadã de Caxias. Em sessão realizada nessa segunda-feira (20), a Camada de Vereadores do município concedeu o título honorífico por unanimidade, em reconhecimento ao trabalho realizado pela parlamentar em prol dos caxienses, em diferentes áreas, sobretudo a infraestrutura e a assistência social.

Daniella tem dedicado boa parte do seu mandato à prestação de relevantes serviços ao povo de Caxias. Em parceria com o prefeito Fábio Gentil (Republicanos) e a secretária municipal de Governo e pré-candidata a deputada federal, Amanda Gentil, e com o apoio do governador Flávio Dino (PSB) e do vice, Carlos Brandão (PSDB), a deputada deixa a marca do seu trabalho na Princesa do Sertão.

Emenda parlamentar

Graças a uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões destinada por Daniella, diversos bairros e localidades de Caxias foram beneficiados com mais de 10 quilômetros de asfalto, além de piso intertravado e sextavado. As obras mudaram a realidade para milhares de cidadãos caxienses, favorecidos com a melhoria da mobilidade e da segurança de tráfego.

Daniella abraça cidadã em Caxias durante ação em prol da população do município

Em um gesto solidário do seu gabinete, Daniella doou centenas de cestas básicas à cidade de Caxias. Os donativos foram distribuídos às famílias mais carentes do município. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o auxílio prestado pela parlamentar amenizou significativamente o sofrimento dos cidadãos caxienses mais vulneráveis.

Por essas e outras ações realizadas em favor da população, a deputada Daniella conquistou o apoio e a simpatia do povo, dos vereadores e do prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Abaixo, cópia do decreto que concedeu o Título de Cidadã de Caxias à deputada Daniella:

São Luís Shopping oferece estacionamento gratuito

São Luís Shopping, onde o público não pagará estacionamento nestes últimos dias que antecedem o Natal

Visando oferecer conforto e segurança para os consumidores neste período de festas de fim de ano, o São Luís Shopping decidiu que, até  a próxima sexta-feira, 24, o estacionamento é gratuito em horário estendido: de 9h às 23h até o dia 23/12;  e no dia 24/12, das 9h às 18h.

Nos últimos dias, o shopping tem registrado uma alta de vendas, de acordo com o gerente de Marketing, Igor Quartin. Segundo ele, tudo indica um fechamento de vendas em 2021 muito bom e o ano de 2022 bastante promissor. “Vemos oportunidade e crescimento do varejo no ano que vem”, assinalou.

Feirinha Ribamar supera expectativas e atrai grande público em sua primeira edição

Milhares de pessoas passaram pelo acesso à Feirinha Ribamar na programação de inauguração

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, lançou com grande sucesso, a primeira edição do Feirinha Ribamar, Nossa Feira, Nossa Gente. O evento contou com a participação de 40 feirantes, que em barracas padronizadas, puderam expor produtos da agricultura familiar, artesanato e comidas típicas, além de apresentações culturais do município e prestação de serviços públicos do Poder Executivo.

Apresentação de grupo de bumba meu boi foi uma das atrações da estreia da Feirinha Ribamar

De acordo com a secretária de Assistência Social Trabalho e Renda, Gilvana Dualibe, o evento vai acontecer todos os domingos, das 8h às 14h, e conta com o apoio do Sebrae. “O Sebrae tem sido um grande parceiro. Por meio do programa Cidade Empreendedora, nos ajudou a realizar esse sonho, capacitando nossos feirantes. Estou muito feliz em ver os produtos feitos na nossa terra, para a nossa gente, serem comercializados. Com essa feira, aproximamos o consumidor do produtor, gerando renda e fomentando a economia local.

O prefeito Dr. Julinho, a primeira-dama, Gilvana Duailibe, e e convidada em moldura temática montada pela Prefeitura

A primeira feira arrastou um grande público, não só de ribamarenses, mas também de muitos turistas que puderam ver de perto, o que a cidade de São José de Ribamar tem de melhor. A feria foi montada na rua Arthur Azevedo, um ponto estratégico que proporciona aos visitantes uma vista perfeita da Baía de Ribamar, um dos cartões postais mais lindos do Maranhão.

Pratos típicos da culinária regional fizeram sucesso entre o público que prestigiou a Feirinha Ribamar

Nas barracas da agricultura familiar, tinha de tudo um pouco: da alface ao cheiro verde e macaxeira, tudo sem agrotóxico. “Estou muito feliz com essa oportunidade. Vou poder comercializar meus produtos e ganhar um dinheiro extra nesse momento tão difícil”, disse o agricultor José Carlos.

O prefeito Dr. Julinho e a primeira-dama, Gilvana Duailibe, exibem produtora da agricultura familiar local comercializados na feirinha

No artesanato, era possível ver uma variedade de produtos confeccionados a partir de diversas matérias-primas, incluindo lixo reciclado. As comidas típicas do Maranhão também foram um grande atrativo. O tradicional Peixe Pedra de Ribamar, foi um dos pratos mais pedidos da feira. Tinha até mesmo coxinha de peixe pedra diferente e saboroso.

“Ribamar precisava de algo assim. Essa rua aqui era pouco aproveitada, apesar de linda. Aqui era deserto e tínhamos medo de vir aqui. Parabéns a todos” disse o estudante Jonathan Ferreira.

O prefeito Dr. Julinho cumprimenta vendedor em um dos boxes da Feirinha Ribamar

No palco uma grande diversidade artística, músicas populares, bumba meu boi e apresentação de capoeira. Segundo o prefeito Dr. Julinho, a feira tem o objetivo de promover a economia e o fortalecimento da agricultura familiar, do turismo e cultura do município. “Tivemos anos difíceis e precisamos criar oportunidades para que nossa gente possa crescer economicamente”, destacou o prefeito.

Com foco na ampliação da oferta de multimodalidade aos seus clientes, VLI investirá R$ 90 milhões no aplicativo Trato até o fim de 2023

  • Investimento fará base de usuários, atualmente em 65 mil caminhoneiros, crescer 54%, alcançando 100 mil pessoas a partir da oferta de novos produtos e serviços;
  • Criado em programa de intraempreendedorismo da VLI, Trato tem objetivo de cuidar dos motoristas ao mesmo tempo em que aumenta a agilidade de toda a cadeia de transporte.
O presidente da VLI, Ernesto Pousa, diz acreditar que a missão da empresa de transformar a logística do país passa pela integração dos modais

A VLI, companhia logística que opera e integra terminais, ferrovias e portos e presta serviços multimodais aos seus clientes planeja investir R$ 90 milhões no aplicativo Trato, uma plataforma de gestão de cadeia logística rodoviária que oferece soluções de integração, facilidades, informação, produtos e serviços para motoristas de caminhão, transportadoras e embarcadoras.

O Trato teve seu desenvolvimento inicial a partir dos programas de intraempreendedorismo da VLI e, ao longo de dois anos de amadurecimento e investimentos da ordem de 50 milhões, conseguiu alcançar cerca de 65 mil usuários, mais de 500 mil viagens realizadas e 96% dos caminhoneiros e caminhoneiras satisfeitos com o aplicativo. Com o novo aporte, já em 2022, a VLI espera chegar a 100 mil usuários, por meio do desenvolvimento de uma gama de produtos serviços aos motoristas.

“Acreditamos que a nossa missão de transformar a logística do país passe pela integração dos modais. O Trato oferece uma série de comodidades e ferramentas que proporcionam a redução de custos e a possibilidade de incremento de receita aos motoristas, ao mesmo tempo que aumentam a agilidade de toda a cadeia de transporte, colaborando para um escoamento eficiente da produção nacional”, afirma Ernesto Pousada, presidente da VLI.

De acordo com Vanderlei Marques, head do Trato – que opera em modelo de startup –, o projeto nasceu para resolver uma dor real do setor de logística, no modal rodoviário, com um olhar voltado aos caminhoneiros e caminhoneiras. “Nossos estudos demonstraram que além dos custos elevados e margens cada vez mais apertadas, no transporte de grãos, por exemplo, o caminhão ficava parado de 20% a 50% do tempo disponível para transportar, aguardando processos de carregamento, descarregamento e emissão de documentos”, explica.

Ao trabalhar na solução desse problema, a VLI identificou também outras necessidades dos motoristas, ampliando o leque de serviços oferecidos pelo Trato, que hoje trabalha em três frentes: 

Schedule (Agendamento): tem o objetivo de otimizar a jornada do caminhoneiro, de uma forma dinâmica, permitindo ajustes em tempo real da chegada do caminhão para carregamento ou descarregamento. Oferece facilidades adicionais como posição online na fila dos terminais da VLI, dashboard, farol de viagem, frete de retorno e comprovante de agendamento.

Trato Care: entende os principais gargalos e coloca o caminhoneiro no centro de um ecossistema que traz produtividade, redução de custo, aumento da receita e melhoria na qualidade de vida. O motorista passa a se preocupar somente em dirigir. Todos os demais temas são suportados pelo Trato. Desta forma, ele pode planejar melhor o seu tempo e ter acesso a vantagens em postos de combustível, oficinas de manutenção, lojas de autopeças e serviços essenciais, como alimentação e saúde – consultas médicas e dentistas.

Trato Log: Planeja e gerencia o transporte rodoviário de forma digital. Garante a receita dos motoristas por meio da gestão de fretes, com serviços de planejamento da demanda, agendamento, consulta de viagem, emissão de documentos, gestão de pagamento dentre outros.

VLI e Trato

O Trato nasceu dentro da VLI, e operou durante estes dois primeiros anos como uma Venture Building, ou seja, a geração de um novo negócio dentro da empresa “mãe” com base inovadora e tecnológica. A VLI é a única acionista do Trato, mas não descarta parcerias e investimentos que suportem o seu potencial de crescimento.

Desenvolvido em um modelo de camadas, o aplicativo permite que novas funções e facilidades para os motoristas sejam incluídas, à medida que a equipe do Trato identifique necessidades do público-alvo, em formato de sprints com aplicação de metodologia ágil.

VLI e Trato estão juntos nas missões de Transformar a Logística do Brasil e Cuidar e transformar a vida dos caminhoneiros e caminhoneiras.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Cliente sofre ataque fulminante do coração e morre dentro do Mateus do Cohatrac

Corpo do cliente que sofreu um mal súbito e morreu dentro da loja do Grupo Mateus no Cohatrac

Um cliente teve um mal súbito na manhã desta terça-feira (21) e acabou morrendo dentro de uma loja do grupo Mateus, no Cohatrac, próximo à área dos caixas. As primeiras informações dão conta de que o homem sofreu um ataque fulminante do coração.

Dezenas de curiosos se amontoaram no local, enquanto algumas pessoas tentavam reanimar a vítima, sem sucesso.

O corpo foi removido da loja por uma equipe do Instituto Médico Legal e depois liberado aos familiares para o sepultamento.

Deputado Wellington aciona Ministério Público para que Flávio Dino cumpra Lei do Piso e conceda reajuste de 31,3% a professores

Deputado estadual Wellington do Curso na sede do Ministério Público do Maranhão logo após dar entrada na representação

O deputado estadual Wellington do Curso protocolou representação no Ministério Público Estadual direcionada à Promotoria de Defesa da Educação para que o órgão adote as devidas providências com o objetivo de obrigar o Estado do Maranhão a cumprir a Lei Nacional do Piso e o Estatuto do Magistério Estadual dos Professores da Educação Básica. A solicitação também busca o cumprimento da Portaria interministerial MEC/ME n° 8, de 24/09/2021, que assegura o reajuste de 31,3% como forma de atualização do piso do magistério da educação básica no Maranhão.

Ao justificar a solicitação, o deputado Wellington destacou que o cumprimento integral da legislação não é favor, mas sim obrigação.

“Protocolei, no Ministério Público, uma representação em desfavor do Estado do Maranhão. O objetivo é garantir o cumprimento da Lei do Piso Salarial dos professores e, também, a Portaria interministerial n° 8, de 24/09/2021, que assegura o reajuste de 31,3%. A Medida Provisória de Flávio Dino concede um reajuste de apenas 8%, muito distante do que prevê o Ministério da Educação. Por conta disso, acionei o Ministério Público para que adote as devidas providências. Flávio Dino, cumprir a lei do Piso Salarial não é favor, mas sim obrigação”, disse o deputado Wellington do Curso, reconhecido na Assembleia Legislativa por defender os servidores públicos do Maranhão.

Assista:

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima