Líder político Marlon Botão defende união progressista em torno de Carlos Brandão

Marlon Botão considera que escolha do sucessor de Flávio Dino não pode significar um racha dentro do campo progressista no estado.

O líder político e ex-secretário de cultura de São Luís, Marlon Botão (PT), se posicionou sobre o imbróglio que se tornou a sucessão do governador Flávio Dino (PSB) no estado. Com pelo menos quatro outros nomes possíveis dentro do campo progressista – Weverton Rocha (PDT), Felipe Camarão (PT), Edivaldo Holanda Jr. (PSD) e Simplício Araújo (SD) –, Marlon Botão defende uma união de forças em torno do nome do vice-governador Carlos Brandão (PSDB).
.
Segundo Botão, a escolha do sucessor de Flávio Dino não pode significar um racha dentro do campo progressista no estado.
.
“Eu sou militante político há mais de 30 anos, sempre ativo na luta por uma sociedade mais justa e humana pra todos, e acompanhei de perto a história política do Maranhão. O que quase sempre aconteceu, ao longo dessas três décadas, foi a perda de protagonismo do campo progressista justamente por causa desse divisionismo dentro dos seus próprios quadros. Isso não pode mais acontecer”, opinou.
.
O anúncio do nome escolhido para a sucessão de Flávio Dino será feito no dia 29 de novembro pelo governador.
.
“Tudo indica que Carlos Brandão será o nome escolhido pelo governador no dia 29, e eu espero que isso não cause um racha interno entre pré-candidatos que, de uma forma ou de outra, representam um mesmo modelo de governo, que é o governo pautado pelo combate às desigualdades sociais”, disse.
.
Fortalecimento
.
De acordo com Marlon Botão, a decisão de Flávio Dino deve ser respeitada, pois cada um dos pré-candidatos terá um papel a cumprir para o fortalecimento do campo progressista no estado.
.
“Weverton Rocha tem desempenhado um trabalho importante para o Maranhão no Senado Federal. Mesmo jovem, já se mostrou um líder competente, e certamente o seu nome continuará sendo cotado para o Palácio dos Leões. Mas eu acredito que, neste momento, ele pode contribuir muito mais para o Maranhão continuando a ser uma voz progressista dentro do Senado”, opinou.
.
“Do mesmo modo que acredito que o atual secretário de educação, Felipe Camarão, que é uma liderança jovem e forte dentro do Partido dos Trabalhadores, tem potencial para ajudar a formar a maior bancada do PT do Maranhão na Câmara Federal”.
.
Sobre o ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. e o atual secretário de indústria e comércio, Simplício Araújo, Marlon Botão destacou que os dois também serão peças importantes dentro da Câmara dos Deputados.
.
“Os dois conhecem bem a Câmara Federal e representarão muito bem o nosso estado. Com isso, teremos cada um deles em pontos estratégicos para o Maranhão continuar avançando. Porque o mais importante é que esse tabuleiro seja montado pensando no bem do povo maranhense”, disse.
.
Transição
.
Marlon Botão ressaltou que Carlos Brandão não terá direito à reeleição – por já ser vice-governador do estado –, e que por isso o seu mandato será importante para a transição dentro do campo progressista.
.
“A eleição de Carlos Brandão, um gestor experimentado e com uma trajetória reconhecida, vai significar a continuidade do legado do governo Flávio Dino, e, ao mesmo tempo, a transição para as novas lideranças progressistas”, frisou.
.
“Temos que garantir a continuidade dos programas sociais implementados pelo governador Flávio Dino ao mesmo tempo que, com a atuação de todos os hoje pré-candidatos progressistas, alavancamos a política maranhense num nível de reverberação nacional”, completou.
.
União definitiva
.
Botão destacou, ainda, que a união definitiva das forças progressistas no Maranhão é um passo importante para garantir o desenvolvimento do estado e do povo maranhense.
.
“Essa é uma questão que vai além de qualquer articulação eleitoral. A história política do Maranhão já mostrou, mais de uma vez, os riscos que corremos quando nos dividimos”, disse.
.
“A união das forças progressistas no Maranhão deve ser definitiva, para a consolidação e continuidade das políticas públicas pautadas pela justiça social, pelo combate à pobreza, pela participação popular. O Maranhão não pode retroceder”, completou.
Articulações
.
Marlon Botão também afirmou que o seu grupo político, que em 2020 conseguiu eleger Marlon Botão Filho (PSB) para a Câmara Municipal de São Luís, vai marchar com Carlos Brandão e trabalhar para eleger pelo menos dois deputados. A eleição de Flávio Dino para o senado também faz parte das articulações.
.
“Temos trabalhado muito para consolidar e expandir o nosso grupo por toda a cidade, o que felizmente estamos conseguindo graças aos resultados positivos na prática que temos apresentado para a população da capital, e agora a nossa missão é essa: eleger dois deputados e trabalhar ativamente na eleição de Flávio Dino para o Senado”, disse.
.
“Com isso vamos fortalecer ainda mais a base progressista no nosso estado, ao mesmo tempo em que cuidamos do panorama nacional. A gente conta com a eleição de Lula em 2022, e, para pôr o país de volta nos eixos, ele certamente vai precisar de bons nomes no Congresso – tanto na Câmara como no Senado – para que as suas pautas avancem”, finalizou.

Carolina: Assembleia em Ação consolida presença do Legislativo na região Sul do Maranhão

Chefe do Legislativo maranhense, Othelino Neto, abriu os trabalhos da 6ª edição do Assembleia em Ação, realizada em Carolina (Fotos: Biaman Prado)

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), conduziu os trabalhos da 6ª edição do programa ‘Assembleia em Ação’, realizado nesta sexta-feira (26), no município de Carolina. Na abertura do evento, o parlamentar falou sobre a satisfação em encerrar o ciclo de encontros de 2021 nessa região tão importante para o turismo e a economia do estado.  

O evento contou com a presença dos deputados estaduais Rildo Amaral (Solidariedade), autor do requerimento que solicitou a realização do encontro em Carolina; Paulo Neto (DEM), Wendell Lages (PMN), Zito Rolim (PDT), Socorro Waquim (MDB), Roberto Costa (MDB), Thaiza Hortegal (PP), Vinicius Louro (PL), Marco Aurélio (PCdoB), Rafael (PDT), Antônio Pereira (DEM), Valéria Macedo (PDT), Betel Gomes (PRTB), Wellington do Curso (PSDB) e Márcio Honaiser (Licenciado). Também esteve presente ao evento a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, que também é vice-prefeita de Pinheiro.  

Othelino Neto destacou que o programa itinerante do Parlamento Estadual oportuniza aos deputados conhecer mais de perto as demandas de cada região e debater ações e estratégias para o seu desenvolvimento. O parlamentar ressaltou, ainda, que a região Sul, em especial a cidade de Carolina, é fundamental para o turismo e a economia do estado.

Othelino disse que o ‘Assembleia em Ação’ oportuniza aos deputados conhecer mais de perto as demandas de cada região

“O nosso estado é muito grande e, por isso, precisamos ir aos municípios para sabermos, em detalhes, as suas necessidades. A região Sul, por exemplo, é um dos principais polos turísticos do Maranhão, e nós precisamos debater e estimular as atividades que são ecologicamente corretas e geram muitos empregos. Para todos nós, deputados estaduais, o ‘Assembleia em Ação’ é um momento muito importante”, afirmou o chefe do Legislativo maranhense.

Programação

A programação da sexta edição do evento contou com as palestras ‘Processo Legislativo’, ministrada pelo diretor-geral da Mesa Diretora da Assembleia, Bráulio Martins, e pelo consultor legislativo constitucional da Casa, Anderson Rocha; além de ‘Inovações do Direito Eleitoral’, proferida pelo diretor de Administração da Alema, Antino Noleto.

Na etapa de audiência pública, os participantes também puderam apresentar as pautas da região, entre elas a realização de obras de infraestrutura rodoviária, melhorias nas áreas da saúde e educação, além de investimentos no polo turístico do Parque Nacional da Chapada das Mesas.

O evento contou com expressiva participação de parlamentares e representantes da sociedade civil

A vereadora Luciane Martins (PL), presidente da Câmara Municipal de Carolina, disse que o ‘Assembleia em Ação’ dá voz aos representantes da população. Ela entregou, ainda, uma pauta de solicitações, em nome de todos os vereadores, ao chefe do Parlamento Estadual.

“A iniciativa é uma forma, também, de nos ajudar a continuar crescendo, pois somos uma cidade turística e com um potencial muito grande. A Assembleia Legislativa acertou em desenvolver esse importante programa itinerante”, disse.

Desenvolvimento

O bispo da Diocese de Carolina, Dom Francisco, que também é coordenador nacional de análise de conjuntura da CNBB, pontuou que o encontro dá visibilidade às necessidades das regiões. “Em nome de um olhar religioso, civil e político, parabenizo pela ideia de trazer a Assembleia Legislativa a Carolina”.

Parlamentares e sociedade civil debatem ações para o desenvolvimento do Sul maranhense durante encontro em Carolina

O prefeito da cidade de Filadélfia (TO), David Bento, vizinha ao município de Carolina, também falou da importância do programa para o desenvolvimento da região. “Espero que saiamos daqui com propostas e ações concretas em busca do bem comum da nossa sociedade e da região Sul”, declarou.

Deputado Wellington destaca aprovação do piso salarial para a enfermagem no Senado Federal

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna, na manhã dessa quinta-feira (25), para parabenizar os enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, pela aprovação no Senado do Projeto de Lei 2564/2021 que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e fixa a jornada de 30h semanais para a categoria.

Ao se pronunciar, Wellington destacou que a aprovação do projeto é uma luta antiga dos profissionais de enfermagem e ressaltou que essa luta tem sido uma das pautas defendidas desde o início de seu mandato como deputado estadual.

“É com alegria que destaco a aprovação do Projeto de Lei n° 2564/2020, que institui o piso salarial nacional para os profissionais da enfermagem. A luta pela valorização dos profissionais da saúde sempre foi pauta do nosso mandato e a aprovação desse projeto pelo Senado é uma grande conquista, fruto de uma das lutas mais antigas e merecidas desses profissionais que sempre se dedicaram para salvar vidas e têm atuado de forma incansável nesta pandemia. Na Assembleia Legislativa, encaminhei indicação à bancada federal do Maranhão solicitando que os nossos deputados federais e senadores votassem pela aprovação do projeto e na última quarta – feira, o Senado aprovou por unanimidade e agora o PL seguirá para apreciação pelos deputados federais e contamos com o apoio de todos os parlamentares maranhenses na luta pela valorização dos profissionais da enfermagem. Como deputado estadual, seguiremos em defesa de todos os profissionais da enfermagem no Maranhão!”, disse Wellington.

Maranhão Rally anuncia primeira competição indolor nesse domingo (28), em Morros

Piloto em teste de preparação para a competição em quadriciclo

O fim de semana promete muita poeira e velocidade para turma off-road. A 1ª Competição Rally Indoor, organizada pelo grupo Maranhão Rally, acontece neste domingo (28), no loteamento do Rio Una Condomínio Clube, no município de Morros. A prova é dividida nas categorias: carros, motos, quadriciclos e utv´s. As inscrições seguem abertas no site www.maranhaorally.com.br

No Rally Indoor, os competidores terão que cumprir um roteiro de 4 voltas em um percurso fechado de 4 km, com piso misto de piçarra e areia. A organização soma a pontuação das melhores voltas para definir os campeões.

Pilotos prontos.para a largada em suas motocicletas para competir no rally em trilhas maranhenses

O diretor de provas do Maranhão Rally, Artur Carvalho, conta que a 1ª Competição Rally Indoor é um pedido dos pilotos que já participam do Campeonato Maranhense de Rally de Regularidade, organizado pelo Maranhão Rally.

“Atendemos ao pedido da turma que já acompanha o nosso trabalho. E neste mês de novembro oferecemos mais uma competição de rally. A ideia é repetir o sucesso de público, consolidado no Maranhense de Regularidade. Nesta quinta-feira, 25, na Off Road Slz, daremos mais explicaçõees do evento. A expectativa é para que o Rally Indoor integre o calendário automobilístico do Maranhão”, afirma Artur Carvalho.

Piloto faz manobra radical em trilha em treino para competir no município de Morros

A diretoria do grupo Maranhão Rally é formada por dois competidores experientes, Artur Carvalho e João Afro, que tem no currículo participações em grandes competições nacionais: Rally dos Sertões, Rally Piocerá, Rally do Nordeste 1500, Mit Cup entre outras.

Apaixonados por velocidade, Artur e João seguem movimentando a cena off-road no Maranhão, abrindo espaço para novas modalidades do esporte.

“O Rally Indoor é uma competição para quem gosta de pisar fundo com muita adrenalina e fortes emoções. O loteamento do Condomínio Rio Una Clube foi palco de abertura da 3ª Etapa do Maranhense de Regularidade. Visualizamos no terreno um grande potencial para uma competição em circuito fechado. Daí, unimos o útil ao agradável, pois essa competição era um desejo antigo de muitos pilotos. Convido a todos a conhecerem o Rally Indoor”, disse João Afro.

Veículo devidamente preparado para concorrer na categoria Carros no município de Morros

Em dezembro, o Maranhão Rally encerra em grande estilo as atividades off-road, promovendo a 4ª Etapa do Campeonato Maranhense de Rally de Regularidade, no município de Barreirinhas.

PF combate extração ilegal de madeira em terras indígenas no Maranhão

Viatura da Polícia Federal diante de várias toras de madeira extraída ilegalmente em terra indígena no interior do Maranhão

A Polícia Federal e a FUNAI deflagraram, juntamente com o IBAMA, FORÇA NACIONAL, CBM/MA e BPA/PM, uma operação nas Terras Indígenas Alto Turiaçu, Awá e Caru, com o objetivo de combater os ilícitos ambientais ocorridos nessas áreas protegidas. As ações ocorreram pelo período de 10 dias, entre 16 e 25/11/2021.

Policiais federais percorrem trilha em uma das áreas indígenas alvos da operação conjunta

A operação conjunta visa dar cumprimento à decisão judicial proferida pela Justiça Federal no bojo de ação civil pública, com vistas à paralisação das atividades de extração ilegal de madeira e minério, garantia da posse e uso exclusivo dos recursos naturais pelos povos indígenas do território e fiscalização ambiental.

Vista aérea do clarão formado em área devastada pelos criminosos em reserva indígena

As T. I. s Alto Turiaçu, Awá e Caru possuem uma área total de 822 mil hectares, localizadas nos remanescentes florestais da Amazônia Oriental no Estado do Maranhão. Esse território é tradicionalmente habitado pelo povo Awa (isolado), Guajajara e Ka’apor, com uma população aproximada de dois mil índios.

Toras de madeira extraída de terra indígena sem a devida autorização da legislação

Durante as ações, foram lavrados autos de infração com multas aplicadas no valor de mais de R$ 729 mil e termos de embargo e Interdição de aproximadamente 600 hectares. Foram interditadas serrarias e movelarias irregulares, bem como foram realizadas apreensões de madeira em tora e beneficiada de variadas essências (maçaranduba, pau santo copaíba, angelin e um pequizeiro com aproximadamente 200 anos de existência), além de três armas de fogo. As equipes também localizaram e erradicaram pequenas roças de maconha no interior da terra indígena.

Embarcação utilizada pelos criminosos para transportar a madeira estrada de forma ilegal

Os investigados poderão responder por crimes como receptação qualificada (art. 180, §1° do CPB), transporte e depósito de produto de origem vegetal sem licença válida, funcionamento de estabelecimento potencialmente poluidor sem autorização (art. 46, parágrafo único e art. 60 da Lei 9.605/98).

Madeira extraída ilegalmente apreendida pela Polícia Federal e demais órgãos envolvidos na força-tarefa

Participaram da operação um total de 62 servidores dos seguintes órgãos: FUNAI, POLÍCIA FEDERAL, IBAMA, FORÇA NACIONAL, CBM e BPA/PM.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima