Sinônimo de sucesso no mercado editorial maranhense, a obra Nossa São Luís, de autoria do fotógrafo Brawny Meireles, chega a quarta edição, com lançamento previsto para o próximo dia 3 de dezembro a partir das 19;30 no espaço da livraria AMEI, localizada no Shopping São Luís.
Em razão do notório sucesso alcançado pelas edições anteriores, havia uma expectativa quanto a publicação de uma quarta edição desse livro que chega acrescido em número de fotos e na quantidade de páginas, passando de 60 para 72 páginas.
Com mais de 90 fotografias, todas saídas das lentes de Brawny, o livro retrata e desnuda a ilha capital do Maranhão, em seus mais variados e destacados cenários e matizes. Um trabalho que se iguala artisticamente aos melhores livros do gênero no país, tanto na sensibilidade da percepção artística da realidade quanto na cuidadosa impressão e acabamentos gráficos.
A quarta edição do livro Nossa São Luís tem texto de Apresentação assinado pelo Secretário de Estado da Cultura do Maranhão, Anderson Lindoso. O patrocínio para essa nova publicação foi obtido junto a empresa Equatorial Energia, com amparo da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão.
O livro Nossa São Luís é mais uma publicação de iniciativa da Associação Maranhense de Fotografia – Amaphoto, entidade responsável por uma série de outras publicações temáticas do Maranhão.
Aos interessados, o livro Nossa São Luís se encontra disponível, inicialmente, apenas na livraria AMEI no Shopping São Luís, ou via online, com pedidos encaminhados para o e-mail [email protected]
SOBRE O AUTOR
Brawny Meireles, natural de Lago da Pedra (MA), 1964, é autor de diversas publicações fotográficas. Destaque para os livros Imperatriz do Brasil (2003; ed.: AMAPHOTO) e, São Luís – Luz diversos (2005; ed.: AMAPHOTO).
Fotógrafo experiente, Brawny é o autor que mais vende publicações fotográficas temáticas do Maranhão. Suas imagens estampando cartões postais, por exemplo, chegou a 320 mil exemplares vendidos, num período de apenas três anos, entre 2009 a 2012, quando a comercialização desses postais, na forma de um kit com oito unidades de cartões postais temáticos do Maranhão, se deu por meio de uma grande rede de supermercados que opera no Estado.
Próximo de completar 30 anos na fotografia, Brawny se diz cheio de novos planos e garante estar feliz pelo seu trabalho. “Minha gratidão maior a Deus por me manter trabalhando, fazendo o que gosto que é fotografar o meu Maranhão”, declara.
Em sua trajetória profissional, além de colecionar títulos de publicações editoriais, o artista foi também foi o idealizador do conhecido projeto “Foto na Lata”, que veio a ser incorporado no plano de trabalho da Associação Maranhense de Fotografia – AMAPHOTO. O projeto se constituía de oficinas de arte organizadas pela instituição e ministradas pelo próprio Brawny, que repassava as técnicas de uma fotografia rudimentar mundialmente conhecida por Pinhole. As oficinas do projeto “Foto na Lata” alcançaram mais de trezentas crianças durante uma itinerância do projeto por diversas comunidades do Maranhão, incluindo uma comunidade indígena.