Para finalizar o ano de instrução da sua tropa, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva, unidade do Exército Brasileiro no Maranhão, executou, entre os dias 15 e 26 de novembro, no contexto do Programa de Adestramento Avançado (PAA) da 22ª Brigada de Infantaria e Selva, Operação Santo Amaro, na Região dos Lençóis Maranhenses.
O 24° BIS iniciou a fase de preparação na sala de operações do batalhão no dia 15 de novembro, com o objetivo de realizar o planejamento da missão por parte do Estado Maior. No dia 22 de novembro, ocorreu o deslocamento, por meio do modal rodoviário até o município de Barreirinhas, onde recebeu o apoio da prefeitura local e instalou-se no centro de convenções.
Na manhã seguinte, o Batalhão Barão de Caxias iniciou uma marcha para o combate fluvial de Barrerinhas, até a localidade Atins, com meios orgânicos da seção fluvial do 24° BIS e meios recebidos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
Na noite do mesmo dia, a tropa iniciou a infiltração terrestre através dos Lençóis Maranheses, saindo de Atins, com o isolamento da cidade de Santo Amaro, totalizando 73 quilômetros de distância, cumpridos em três jornadas.
Ao fim do exercício, houve apresentação da banda de musica e uma formatura na praça matriz da cidade de Santo Amaro, com a presença do tenente-coronel Sergio Henrique Lopes Rendeiro, comandante do 24º BIS, e autoridades municipais.
Foram seguidos os protocolos quanto as orientações e todas as medidas preventivas relativas ao novo coronavírus (Covid-19), inclusive a flexibilização do uso de mascaras, com base no Decreto nº 37.176, de 10 de novembro de 2021, ainda vigente.
O município de Paço do Lumiar tem traçado novos caminhos rumo ao desenvolvimento e à assistência social. Na manhã desta terça-feira (30) representantes municipais participaram da primeira edição da premiação Selo do Sistema de Segurança Alimentar (Sisan) – “Mais Segurança Alimentar”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).
O objetivo da premiação é incentivar os municípios a avançarem no que diz respeito ao fortalecimento e organização da Política de Segurança Alimentar Nutricional.
Nesta edição, 25 municípios receberam o reconhecimento pelo empenho em garantir segurança alimentar à população, dentre os municípios listados está a cidade de Paço do Lumiar que vem se destacando ao longo dos últimos meses por sua atuação frente às necessidades dos luminenses.
“Paço do Lumiar cumpriu todas as exigências que compõem a política de segurança alimentar e nutricional. Para nós é uma grande honra receber esse selo, isso demonstra competência, seriedade e incentivo para continuar trabalhando para tornar a política de segurança alimentar e nutricional de Paço do Lumiar mais forte ainda”, disse a prefeita Paula Azevedo.
“Todos esses passos foram dados com muita responsabilidade, com muita perseverança. Essa é só a primeira edição do selo e o município de Paço do Lumiar vai continuar em busca desse selo em todas as edições que tiver”, enfatizou a secretária adjunta de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar, Elizabete Diniz. Para a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional de Paço do Lumiar, Rebecca Bonfim, essa premiação é fruto de muitas mãos.
Outros 69 municípios se inscreveram para concorrer a premiação, mas nem todos atingiram a pontuação necessária.
“Essa é uma premiação que não se resume apenas a atividades de uma secretaria específica, mas sim toda uma gestão. É o reconhecimento à sensibilização da gestão, às secretárias e técnicos envolvidos. Como coordenadora e nutricionista afirmo que é muito bom o município reconhecer uma política tão essencial como essa”, ressaltou a coordenadora.
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, na sessão plenária desta terça-feira (30), para fazer uma grave denúncia sobre os serviços de travessia São Luís/Cujupe por meio de ferry-boats. A denúncia tem como fundamento a desastrosa atuação do governador Flávio Dino que, desde 2020, decretou intervenção em uma das empresas, resultando em uma prestação de serviço deficitária e violadora dos direitos do consumidor.
A título de exemplo, o deputado Wellington citou o caso de um passageiro que precisou se deslocar para São Luís, e saiu da Baixada Maranhense às 12 horas, mas por falhas na prestação dos serviços, somente chegou à capital por volta das 21 horas.
“Os maranhenses que necessitam dos ferry-boats para se locomover são, diariamente, desrespeitados enquanto consumidores. Flávio Dino decretou intervenção em uma das empresas desde 2020, mas de lá para cá, as coisas só pioram. Ontem recebi um desabafo de um passageiro que precisou se deslocar para São Luís, e saiu da Baixada Maranhense às 12 horas, mas por falhas na prestação dos serviços, somente chegou à capital por volta das 21 horas. Isso é um absurdo e tem que ser combatido. Oficiei hoje a promotoria do consumidor para que faça alguma coisa. Como deputado estadual, sigo sendo o parlamentar que ouve e defende a população da Baixada. Estou firme na fiscalização”, disse o deputado Wellington.
A Prefeitura de Caxias recebeu, nesta terça-feira (30), a premiação do SELO SISAN, que tem como principal objetivo a estruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O evento foi realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), com Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Dos 217 municípios do Maranhão, somente 25 conseguiram a premiação.
Caxias atingiu a pontuação máxima e ganhou a placa de reconhecimento e uma premiação simbólica de um notebook. Na ocasião, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, recebeu a premiação acompanhado da secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Kiara Braga, e da coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Caxias, Nathália Coelho.
A Prefeitura de Caxias vai integrar o SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) no município de 2021 a 2024. A premiação é uma forma de indicar que o município está desenvolvendo as políticas inerentes à Segurança Alimentar e Nutricional.
Em 2019, Caxias recebeu o reconhecimento estadual, por meio da Secretaria Estadual de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), por ser o primeiro município do Brasil a aderir ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável, ano em que foi elaborado o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e a Adesão ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável, que foi assinado na sede do Ministério da Cidadania em Brasília, no dia 6 de junho.
Caxias foi um dos primeiros municípios brasileiros a aderir ao pacto. Com isso, o reconhecimento ao compromisso da gestão municipal com a segurança alimentar e nutricional dos caxienses foi concedido pela SEDES e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que homenagearam o município pelos avanços significativos. O reconhecimento deste dia 30 de novembro de 2021, reforça mais uma vez o compromisso de Caxias em manter políticas de segurança alimentar que beneficiam à população.
Logo no início da gestão em 2017, o prefeito Fábio Gentil, fez adesão ao SISAN, que foi instituído em 2006. Até 2016, Caxias não tinha assumido o compromisso de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Com a adesão ao sistema em 2017, o município vem avançando na Política de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio do cumprimento de uma agenda de trabalho que envolve várias secretarias.
Caxias também faz parte do Pacto Nacional para a Alimentação Saudável, que é uma iniciativa da CAISAN Nacional para articular políticas, órgãos e entidades em esforços conjuntos para a promoção da alimentação saudável. Ela faz uma espécie de convite aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a se engajarem e firmarem compromissos referentes à produção de alimentos saudáveis, à ampliação do acesso regular e permanente a alimentos saudáveis e sustentáveis, e ao estímulo ao consumo de alimentos in natura e minimamente processados, no contexto de consolidação do SISAN.
A Lei 11590/2021, de autoria do deputado estadual Duarte Jr. (PSB), trata da obrigatoriedade da garantia de acompanhante ou atendente pessoal a pessoas com deficiência em atendimento ou internação, durante a pandemia.Com a lei, fica assegurada à pessoa com deficiência internada ou em observação a prioridade de atendimento, ainda que decretado estado de calamidade pública, sítio, defesa ou emergência, devendo o órgão ou a instituição de saúde proporcionar condições adequadas para sua permanência em tempo integral.Para o parlamentar, essa é uma medida justa e necessária.
“É de extrema importância, garantir à pessoa com deficiência ser acompanhado por alguém de sua confiança durante consultas ou internações hospitalares, de forma a lhe assegurar todas as condições necessárias para que sua saúde seja restabelecida, sobretudo, em um momento tão difícil de pandemia”, assinalou o parlamentar.
Duarte Jr destacou ainda que diante da pandemia de Covid-19, aumentou o rigor das medidas estabelecidas em ambientes com maior circulação de pessoas. Assim, muitas unidades hospitalares têm adotado novos protocolos de atendimento. Entre as determinações, restringiu-se a presença de acompanhantes e visitas a pacientes, o que fez necessária a criação do projeto de lei.De acordo com a lei, hospitais deverão dispor de plano de contingência para emergências, com equipes técnicas preparadas para lidar com pacientes que tenham algum tipo de deficiência, incluindo as intelectuais e cognitivas, tais como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Uma imersão na cultura e língua espanhola envolvendo os profissionais da educação das duas cidades: São Luís, no Brasil, e Córdoba, na Argentina. A programação, organizada pela Via Mundo e SET Idiomas conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, e de Turismo do Estado e Município, Universidade Estadual do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão e Escolas Particulares.
Professores e alunos também foram contemplados Oficina de Ensino da Língua Espanhola, que acontece na tarde desta terça-feira, e com o Master Class de Espanhol. “As atividades fortalecem as estratégias do aprendizado da língua espanhola por meio de uma metodologia prática que estimula o aprendizado por meio da vivência nos respectivos destinos” ressaltou Antonio Bacelar, diretor da Via Mundo e diretor operacional da Associação Brasileiras das Agências de Intercambio.
A oficina a ser ministrada envolve conceitos chaves para a educação intercultural do ensino de línguas estrangeiras em geral com foco no espanhol. Tem como foco a compreensão da importância do desenvolvimento sociocultural e intercultural dos estudantes, a partir de recursos didáticos audiovisuais com o foco comunicativo.
Roda de Conversas sobre o Espanhol
Ao longo da programação em São Luís, os representantes da SET vão dialogar com instituições públicas e privadas sobre parcerias para o Ensino da Língua Espanhola. O Governo do Estado, por meio do IEMA no Mundo, já incentiva alunos de escolas públicas a conhecerem e aprenderem outras línguas com o High School no exterior.
A participação dos estudantes amplia seu background cultural, propicia o domínio funcional de uma língua estrangeira, fortalece e enriquece seu currículo escolar, e contribui para seu melhor desempenho acadêmico.
Expositores
A oficina para os professores e alunos será ministrada por Eduardo Trucco, mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Castelhana na UNC (Universidade Nacional de Córdoba), Professor e Tradutor de inglês e espanhol por mais de 25 anos e Tesoureiro da Câmara de Turismo de Córdoba e por Silvina Morales, bacharelado em Comunicação Social e Mestrado em Ensino de espanhol como Língua Estrangeira pra Universidade Nacional de Córdoba, professora de espanhol por 3 anos em vários cursos com estudantes de diversas faixa etárias e origens.
A organização do Tributo ao Rei do Baião mandou celebrar mais uma missa em memória do saudoso Luiz Gonzaga, grande homenageado da festa. O ato religioso acontecerá no próximo dia 2 de dezembro, às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab.
A celebração contará com a participação da banda de música de São Luís, que apresentará alguns clássicos do cancioneiro nordestino para alegrar fiéis, devotos e fãs do eterno Rei do Baião.
Este ano, o Tributo ao Rei do Baião chega à sua 17ª edição, tendo sempre à frente o jornalista, radialista, ativista cultural e vereador de São Luís Marcial Lima.
O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) foi considerado Centro de Referência Nacional do Método Canguru pelo Governo Federal. O título é um reconhecimento aos serviços prestados pela instituição no atendimento aos recém-nascido e às suas famílias.
O certificado foi entregue ontem, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, à diretoria do HU-UFMA com a presença do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho. Na cerimônia, foi exaltada a atenção às boas práticas no cuidado aos bebês, às suas mães e aos demais familiares dispensado pelo hospital.
“Essa conquista é coletiva! Parabenizamos todas as equipes que contribuem direta e indiretamente para que nosso atendimento seja cada vez mais humanizado”, registrou a direção do HU-UFMA, que tem à frente a enfermeira e professora da UFMA, Joyce Lages.
O prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, dá inicio nesta quarta-feira (1°), a uma série de inaugurações em razão do aniversário de 60 anos do município. O gestor municipal dividiu a programação em dois dias com intuito de contemplar os povoados e a sede. Assim como também garantiu programação cultural com cantores de peso nacional.
No primeiro dia, Dr Hilton Gonçalo inaugura obras nos povoados Nova Vida, Papagaio, São José Enfezado, Santo Antônio, São João da Mata, Oiteiro dos Pires, Vaca Morta, Mata dos Pires, Carionguinho, Pedreiras, Santana, Kelru, Jiquiri, Maniva e Santa Filomena. Ao fim do dia 1º de dezembro, ocorre o show gospel de Davi Secer na praça Dr Carlos Macieira.
No dia 2 de dezembro, Dr Hilton Gonçalo percorre os bairros da sede, assim como os povoados Fogoso, Tremedal, João Mendes, Caruaru, Recurso, Rampa, Vale quem Tem, Santa Rita do Vale, Santa Luzia, Timbotiba e Rancho Papouco.
Escolas, UBS´s, pontes, poços artesianos, calçamentos, casas de forno, habitações, praças e muito mais vão ser entregues ao longo de dois dias. Assim como o prefeito e sua comitiva vão vistoriar as obras do novo hospital municipal que vai ampliar a qualidade do serviço de saúde no município.
Para encerrar a programação, a praça Dr Carlos Macieira vai ficar pequena para o grande show do Zé Vaqueiro e Mari Fernandez. As atrações são gratuitas.
Uma mulher foi flagrada recentemente com nada menos do que 10 carrinhos de compras furtados da loja do Mateus Supermercados do Shopping do Automóvel, na Avenida dos Holandeses, Quintas do Calhau, escondidos em sua casa. A suspeita de cometer o crime mora em um bairro situado por trás do empreendimento comercial, conhecido como Vila Conceição, onde a pobreza e o alto índice de violência tornam a área uma das mais inóspitas de São Luís.
Apelidada de Ligeirinha, a mulher apontada como autora do furto dos 10 carrinhos aparenta ter cerca de 50 anos de idade – ou talvez menos, pois seu aspecto físico maltratado pode ser consequência da extrema pobreza em que sobrevive. Ela tem estatura muito baixa, voz infantil, que remete a uma aparente deficiência na emissão da fala, e carrega na cabeça um inseparável boné.
Segundo testemunhas, Ligeirinha frequenta diariamente o Mateus do Shopping do Automóvel, geralmente à tarde e à noite, quase sempre acompanhada de uma criança do sexo masculino, de aproximadamente 6 anos, talvez 7.
Por frequentar o supermercado todos os dias, Ligeirinha é popular entre os funcionários, que a tratam com simpatia e bom humor. Muitos clientes também a conhecem e costumam pagar suas mercadorias ao serem abordados por ela nas filas dos caixas. Pois é, há quem seja solidário diante da figura paupérrima da mulher.
Quanto aos seguranças do supermercado, todos redobram a atenção ao ver Ligeirinha adentrar e circular com a criança que sempre a acompanha e um carrinho de compras pelas dependências da loja. O procedimento-padrão, nesse caso, é transmitir mensagem via rádio aos colegas para que ela seja monitorada.
É a miséria mostrando à sociedade maranhense a sua face mais cruel, sombria, humilhante e deprimente.