São cada vez mais claros os sinais de que a política de segurança pública do governo Flávio Dino (PSB) é um fracasso retumbante. Como se não bastassem os assassinatos em série em diferentes bairros de São Luís, quadriciclos estão sendo tomados de assalto nos Lençóis Maranhenses, comprometendo a imagem desse que se consolida dia após dia como destino turístico internacional.
Na última quinta-feira (21), mesmo dia em que sete pessoas morreram em uma chacina que aterrorizou diferentes bairros de São Luís – supostamente em resposta à execução de três policiais militares nos dias anteriores -, um quadriciclo foi roubado na região de dunas de Santo Amaro, município vizinho a Barreirinhas, que também integra o Parque Nacional dos Lençóis e que vem atraindo fluxo crescente de turistas de todo o mundo por causa de sua paisagem paradisíaca.
O caso mostra que além de investir na infraestrutura turística propriamente dita, como acessos, treinamento visando à melhor hospitalidade aos visitantes, incentivo ao setor de entretenimento, dentre outras melhorias, os governantes precisam reforçar o policiamento na região.
O roubo do quadriciclo, que chegou a ser divulgado nas redes sociais, em forma de apelo para que o veículo fosse recuperado, é outro fato a demonstrar a escalada da violência no Maranhão. A audácia dos bandidos é tamanha que ninguém está a salvo de um ataque, a qualquer hora do dia ou da noite.
Seja na capital, nos paraísos turísticos ou nos rincões do estado, a bandidagem está sempre à espreita de vítimas. E não importa se são cidadãos comuns ou mesmo policiais. Estes últimos, por sinal, são tratados com máxima crueldade e não raro se tornam presas fáceis, muito em razão do fator surpresa, que favorece os criminosos, habituados a métodos traiçoeiros.