Direto do Bar da Alcione, no Rio, grupo de samba que conquistou cariocas e paulistas se apresentará pela primeira vez em São Luís neste domingo; programação começa às 16h
Um dos mais aplaudidos grupos de samba do Rio de Janeiro, Arruda desembarca no Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, neste domingo (24), para fazer a abertura do projeto “Casarão Errejota – O Estilo Carioca de ser Maranhense”, capitaneado pelas produtoras culturais Mirella Castelo Branco e Ana Souza, por meio do selo “Salve Simpatia”. A programação começa às 16h. Além do convidado especial, haverá outras atrações para alegrar a tarde/noite no espaço mais prestigiado do Centro Histórico de São Luís.
Arruda vem direto do Bar da Alcione, no Rio. É formado por Gustavo Palmito (repique de mão e percussão geral), Fabão Araújo (surdo), Marcelinho (tan-tan), Anderson Popó (percussão geral) e Nego Josy (voz e pandeiro), além de Armandinho do Cavaco (cavaquinho bandolim) e Maria Menezes (voz).
Trata-se de uma proposta influenciada por nomes como Cartola, João Nogueira, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Fundo de Quintal, entre outros. Em 2021, o projeto completa 16 anos de existência. O nome, Arruda, surgiu do hábito de seus integrantes levarem galhos de arruda para as rodas de samba, ficando esses encontros conhecidos como “Pagode da Arruda”. De lá, saiu para as melhores casas de shows e eventos do Rio de Janeiro e São Paulo.
DVD
Em 2015, foi selecionado para o primeiro DVD / CD “Samba Social Clube – Nova Geração”, da MPB FM, ao lado de outros artistas do novo cenário do samba, lançado em 2016 pela Universal Music. Em julho do mesmo ano, gravou o primeiro DVD ao vivo, intitulado “Guerreiros do Bem”. O DVD já soma mais de 2 milhões de streamings nas plataformas digitais e o número não para de crescer. Dentre as faixas de maior sucesso, “Pra Matar Preconceito”, “Reconvexo”, “Agradecer e Abraçar” e “Batucada do Arruda”.
Em 2017, Arruda lançou seu primeiro videoclipe, “Chama Berenice”, da música “Berenice”, de Nego Josy e Armandinho do Cavaco, tendo Ketula Mello como Berenice e as participações especiais de Alcione, Marcelo Chocolate e da Tia Zezé da Mangueira. Direção de Leonardo Siqueira.
Recentemente, lançou, em todas as plataformas e em seu canal no YouTube, o DVD “Flores em Vida – Arruda canta Cleber Augusto”, gravado ao vivo em São Paulo, em setembro de 2019, com direção de Léo Queiroz e produção musical de Alessandro Cardozo. Arruda homenageia o poeta Cleber Augusto, ex-Fundo de Quintal, autor de clássicos como “A Amizade”, um dos maiores sucessos do grupo Fundo de Quintal, do qual Cleber Augusto fez parte por 26 anos.
Serviço
O quê: Grupo Arruda no Casarão Colonial
Quando: neste domingo, dia 24, às 16h
Onde: Rua Afonso Pena, no Centro Histórico