O médico maranhense Phil Camarão participou, entre os dias 16 e 18 deste mês, no Rio de Janeiro, do XIV Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego e do III Congresso Brasileiro de Psicologia do Tráfego. Promovido anualmente pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), visa promover a formação continuada para o médico, agregando outros profissionais que atuam na área de trânsito, como psicólogos, advogados, gestores e entidades do setor de trânsito.
Louis Philip Moses Camarão, mais conhecido como Phil Camarão, é autoridade quando o assunto é medicina de tráfego. Presidente da Abramet federada Maranhão, membro da Câmara Técnica de Medicina de Tráfego do Conselho Federal de Medicina (CFM) e membro titular da Câmara de Educação e Medicina do Conselho Nacional de Trânsito e do Departamento Nacional de Trânsito (Contran/Denatran), com representante do CFM, ele deu novamente valorosa contribuição no debate de temas relacionados à saúde no trânsito.
Por seus sólidos conhecimentos sobre os assuntos em debate nos dois congressos, o médico maranhense foi bastante cumprimentado por seus pares. Sempre presente nos eventos destinados a discutir a medicina de tráfego e sempre atualizado em relação às novidades dessa área, Phil Camarão participa ativamente de todas as discussões sobre o tema e faz questão de reafirmar o seu compromisso com a melhoria dos indicadores de saúde no trânsito no Brasil e em especial no Maranhão.
Redução de sinistros
Os dois congressos realizados simultaneamente pela Abramet contaram com a participação de diversas autoridades federais e estaduais, representantes de entidades médicas e instituições do Sistema Nacional de Trânsito, médicos e psicólogos de todas as regiões do Brasil. Todos reconheceram a importância de sua atuação para a prevenção de doenças e redução de sinistros na mobilidade humana.
“Estamos aqui para discutir a importância e as técnicas da medicina do tráfego. A saúde, o estado mental e as plenas condições de dirigir fazem diferença entre a vida e morte, entre uma viagem segura e o acidente evitável”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em vídeo gravado especialmente para o evento, ele afirmou que é preciso trabalhar e garantir o direito a plena locomoção a todos os brasileiros aptos. “Os desafios, mais grandiosos por causa da pandemia, mostram que somos capazes de encontrar soluções. A atuação da medicina do tráfego e da psicologia do tráfego é fundamental para que a legislação seja atualizada, para a avaliação correta dos condutores e para o bem de todo o povo brasileiro”, destacou.
A abertura do evento contou com a participação presencial de parlamentares federais. Estiveram no Centro de Convenções do Hotel Windsor Plaza, na Barra da Tijuca, o presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hiran Gonçalves; os deputados Juscelino Filho, que relatou a revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) na Câmara dos Deputados; o deputado Dr. Luizinho e as deputadas federais Maria Gorete Pereira e Christiane Yared.
“Estou representando os conselhos regionais de trânsito. Desde 2013 participo dos encontros e de eventos dessa natureza, sempre discutindo o que é preciso fazer para reverter o quadro do trânsito no nosso cotidiano”, afirmou Frederico Pierotti Abrantes, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito (FOCOTRAN).
Leia mais sobre o evento aqui.
“Por seus sólidos conhecimentos…”????
Ele tá se eternizando na ABRAMET por motivos políticos.