O jornalista, radialista e vereador de São Luís Marcial Lima dialogou, na manhã desta quinta-feira (16), com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Lula, sobre o retorno da torcida aos estádios de futebol de São Luís, cuja autorização foi anunciada ontem pelo prefeito Eduardo Braide. Lula disse já ter sido comunicado oficialmente sobre a decisão da administração municipal da capital e informou que se reunirá nos próximos dias com órgãos que atuam na área de saúde e vigilância sanitária para deliberar sobre o retorno do público às praças esportivas de forma segura.
O secretário diz já ter recebido da Federação Maranhense de Futebol (FMF) os protocolos sanitários referentes às partidas e garantiu que a volta dos torcedores aos estádios de São Luís é questão de tempo. Ele destacou a atuação do comitê responsável pela discussão e a adoção das medidas sanitárias a serem cumpridas para que o público participe dos eventos com a devida proteção.
Sobre a possibilidade de exigir o passaporte da vacina em locais públicos, como restaurantes, por exemplo. ele descartou a medida neste momento, alegando que com apenas 30% da população maranhense com o ciclo de vacinação completo (1ª e 2ª doses), acabaria prejudicando os estabelecimentos, em razão da restrição de público. “Podemos tomar essa medida, mas não agora”, previu.
Ao comentar o cenário atual da Covid-19 no Maranhão, Carlos Lula destacou o momento favorável, com média diária de seis óbitos no estado, bem mais baixa em relação a outras unidades da federação. O secretário afirmou que sua pasta projeta chegar até o fim deste ano com 5 milhões de maranhenses imunizados contra o novo coronavírus.
Assista à conversa na íntegra: