O deputado federal e presidente do Partido Liberal (PL) no Maranhão, Josimar de Maranhãozinho, resgatou e postou ontem (14) em suas redes sociais pessoais fotos de uma reunião que teve no dia 2 deste mês com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. A exposição do encontro pelo parlamentar sinalizou que ele e seu numeroso grupo político, que conta com mais de 50 prefeitos e diversas outras lideranças Maranhão afora, descartam qualquer possibilidade de compor aliança em torno de uma candidatura única ao governo apoiada pelo Palácio dos Leões, em 2022, como propôs recentemente o governador Flávio Dino (PSB).
Mais ainda, ao escancarar sua proximidade com o presidente, com quem tem abertura para se reunir e reivindicar pessoalmente recursos, obras e demais ações do Governo Federal para o Maranhão, o deputado refirma suas credenciais como possível candidato à sucessão de Flávio Dino apoiado por Bolsonaro.
A simples sinalização de aliança entre Bolsonaro e Maranhãozinho para a disputa majoritária no estado ano que vem é uma grave afronta ao governador maranhense, que mantém com o chefe da nação uma relação extremamente hostil. A animosidade entre ambos vai além das divergências políticas e ideológicas e já se situa no campo pessoal. Quanto ao deputado, Flávio Dino nunca escondeu o interesse em mantê-lo sob a influência palaciana, pois seu expressivo capital político soma em qualquer palanque. Daí não ser exagero nenhum afirmar que o governador, agora, está sob pressão ainda maior para definir quem será o ungido a contar com seu apoio no próximo ano.
A postagem das fotos do encontro com Bolsonaro, ocorrido há quase duas semanas, pode ter sido um lance perigoso de Josimar de Maranhãosinho, que parece ter guardado as imagens como trunfo, para divulgá-las, caso fosse preciso esticar a corda.
Riscos à parte, a estratégia tem certa probabilidade de sucesso, pois não seria nada inteligente abrir mão do apoio do deputado. Com bom trânsito no governo Bolsonaro e alvo da cobiça de Flávio Dino, o parlamentar acredita que pode alcançar o real valor e o protagonismo político que sempre almejou e sair ainda mais fortalecido para jogar o jogo do poder.