A Prefeitura de Santa Rita tem intensificado os trabalhos de construção do novo hospital municipal que terá características de uma unidade macrorregional. As obras estão em estágio avançado, sendo iniciado nesta semana a fase de concretagem da laje do primeiro pavilhão da unidade hospitalar.
O prefeito Hilton Gonçalo afirmou que o novo hospital, que está sendo construído com recursos próprios, terá capacidade para atender casos de média e alta complexidades.
A Prefeitura de Santa Rita contou com a doação do terreno que anteriormente estava o loteamento Nova Conquista, do empresário Carlos Eduardo.
Além de atender alta e média complexidade, o novo hospital terá leitos de UTI e ampliará a capacidade de atendimentos no município, passando a realizar cirurgias como de retirada de vesícula, apendicite, hérnia, entre outros. A unidade hospitalar também vai absorver os serviços já realizados no Hospital Municipal Maria Helena Freire.
Atualmente, em Santa Rita, são realizados procedimentos de média complexidade e a prefeitura oferta atendimentos de clínico geral, cirurgião geral, pediatria, obstetrícia e ginecologia, cardiologia, endocrinologia, odontologia e periodicamente são realizados mutirões oftalmológicos. O hospital de Santa Rita ainda possui um banco de sangue, raio-x e ultrassom, eletrocardiograma, tomógrafo assim como laboratório de analises clinicas 24 horas.
A ideia é que o atual Hospital Municipal Maria Helena Freire, que possui 28 leitos clínicos e três UTI´s, passe a ser um Centro de Especialidades, assim como abrigar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Rita.