O deputado estadual Wellington do Curso explanou, nesta terça-feira (24), dados que comprovam que o número de mortes violentas aumentou no Maranhão. Os dados são do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São a Paulo (NEV-USP) e comprovam que houve uma alta de 10,1% a 20% nas mortes violentas registradas.
Ainda ao se pronunciar, o deputado Wellington mostrou dados que comprovam que, no Maranhão, há uma média de um policial militar para cada 600 maranhenses, número muito abaixo do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Dados do Monitor de Violência comprovam que no Maranhão houve um aumento significativo de 10% a 20% no número de mortes violentas. O Anuário de Segurança Pública, por sua vez, comprova que o Maranhão tem somente 10.898 policiais militares. Isso implica em uma média de um policial militar para cada 600 maranhenses. A ONU recomenda que haja, no mínimo, um policial para cada 350 pessoas, ou seja, o Maranhão está muito abaixo do recomendado. Por isso, volto a cobrar do Governo do Estado que efetive a nomeação dos soldados formados e não nomeados pelo governador Flávio Dino. Aumentaram as mortes violentas no Maranhão e Flávio Dino ignora e humilha 1.700 aprovados na PM. Sigo na luta para que o Maranhão tenha mais policiais, tanto civis quanto militares”, disse o deputado Wellington.