O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Comitê Estadual de Diversidade, vai promover na próxima segunda-feira (28), às 16h, a live “Direitos da População LGBTI+ à luz da Jurisprudência do STF”, com o professor e advogado, Thiago Viana e Felipe Alves, Bacharel em Direito e pesquisador.
O bate-papo virtual faz parte da programação em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, comemorado no dia 28 de junho.
COMITÊ
O Comitê de Diversidade – instituído pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo e coordenado pelo juiz Marco Adriano – objetiva assegurar o respeito aos direitos fundamentais aos diversos grupos da sociedade, assegurando-lhes o acesso à Justiça contra qualquer tipo de preconceito e violência, tais como racismo, sexismo, lgbtfobia, etarismo, capacitismo e gordofobia.
O órgão está situado no Centro Guaxenduba, casarão situado na Rua de Nazaré, n°58, próximo ao Palácio da Justiça, no Centro Histórico de São Luís.
SUGESTÃO/ ENTREVISTA
O juiz de Direito, Marco Adriano Ramos Fonseca, está à disposição para conversar sobre as ações do Judiciário na promoção à necessidade de respeito à diversidade, visando à erradicação de preconceitos e práticas discriminatórias.
SEMINÁRIO
Além da live no dia 28 de junho (Dia Internacional do Orgulho LGBTI+), o Comitê de Diversidade do TJMA, em parceria com a Escola Superior da Magistratura realizam, de 6 a 8 de julho, o I Seminário Estadual de Diversidade e Antidiscriminação, em webinar gratuito e aberto ao público.
MANUAL DE COMUNICAÇÃO LGBTI+
O Comitê de Diversidade também está disponibilizando o Manual de Comunicação LGBTI+ em formato digital aos órgãos de imprensa e que tem como objetivo contribuir para diminuir preconceitos e estigmas, além de colaborar para o melhor entendimento de termos que são recorrentes entre a população LGBTI+, mas que podem não ser usuais no dia a dia de comunicadores(as) e estudantes, a fim de contribuir para um jornalismo mais inclusivo e atento às realidades.
A edição do Manual de Comunicação LGBTI+ foi realizada pela Aliança Nacional LGBTI e pela GayLatino, com participação de diversas associações, organizações, coletivos e indivíduos diretamente engajados na defesa dos direitos das pessoas LGBTI+ e dos direitos humanos de uma forma geral.