Othelino acompanha obras e entrega equipagens esportivas em São Vicente Férrer e Peri Mirim

Othelino Neto em um dos locais que recebem benfeitorias do Governo fo Estado na área de infraestrutura

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), visitou, nesta quarta-feira (23), uma série de obras de infraestrutura em São Vicente Férrer e Peri Mirim, executadas pelo Governo do Estado e frutos de indicação do parlamentar. O chefe do Legislativo maranhense também entregou kits de equipagens esportivas, adquiridas com emendas de sua autoria, a times de futebol amador dos municípios.

Othelino iniciou a agenda em São Vicente Férrer, acompanhado do secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry; do secretário-adjunto da pasta, Werbeth Monteiro, e do prefeito Adriano Freitas. 

O presidente da Assembleia Legislativa e o secretário de Cidades, Márcio Jerry, entregam equipagem a desportistas

Eles visitaram o Hospital Municipal Agostinho dos Santos, que está passando por uma ampla reforma, concretizando um sonho antigo da população. Em seguida, a comitiva vistoriou as obras de pavimentação asfáltica da Travessa Benedito Leite e Avenida Paulo Ramos, executadas por meio do programa ‘Mais Asfalto’, fruto de indicação do deputado Othelino Neto.

“Os dois municípios têm sido amplamente contemplados com obras importantes do Governo do Estado, muitas delas frutos de emendas e indicações de nossa autoria. São serviços importantes que resultarão, sem dúvida, no desenvolvimento da cidade e na melhoraria da qualidade de vida da população vicentina e perimiriense”, destacou o presidente da Assembleia.

Na sede da Prefeitura de São Vicente Férrer, Othelino entregou kits de equipagens esportivas a times de futebol amador, adquiridas com emendas de sua autoria. Na ocasião, o parlamentar também anunciou a destinação de 500 cestas básicas ao município, também fruto de suas emendas, que em breve serão distribuídas à população vicentina.

Comunidade esportiva foi contemplada com uniforme para disputa de competições pelos times locais

O secretário Márcio Jerry reafirmou a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secid, a Assembleia Legislativa e as prefeituras para levar esse pacote de obras aos municípios. “O governo Flávio Dino tem realizado obras como essas em todo o Maranhão, levando benefícios importantes em diversas áreas para a população”, assinalou.

O prefeito Adriano Freitas disse que essa parceria tem dado bons resultados para a cidade. “São Vicente tá se transformando em um canteiro de obras e nós só temos a agradecer ao governador Flávio Dino, ao presidente Othelino Neto e ao secretário Márcio Jerry por voltarem o olhar para o nosso município”, declarou.

Peri Mirim

Othelino, Márcio Jerry e lideranças locais percorrem área que está em obras. mais um benefício para a população

Em Peri Mirim, Othelino Neto também visitou as obras de pavimentação do Programa Mais Asfalto, indicadas pelo parlamentar. Os serviços, orçados em R$ 1 milhão, contemplam ruas dos bairros Campo de Pouso e Portinho, além do Centro da cidade. Em seguida, foi realizada a entrega de equipagens esportivas a times de futebol amador local.

A comitiva visitou, ainda, um dos locais onde poderá ser construído o Hospital Municipal São Sebastião, já autorizado pelo governador Flávio Dino. “É um momento ímpar para todos nós de Peri Mirim. Agradeço pelo apoio recebido e pelo atendimento às nossas demandas de forma tão rápida”, disse o prefeito Heliézer do Povo.

Maranhão recebe 1º lote da Janssen, vacina que imuniza contra a covid com dose única

Remessa inicial contém 42,1 doses e é destinada a aplicação em portadores de comorbidades e de deficiência permanente

Do primeiro lote com 1,5 milhão de doses de vacina da Janssen que chegou ao Brasil, 42,1 mil são destinadas ao Maranhão

O Ministério da Saúde entrega, esta semana, mais 186,2 mil doses de vacinas Covid-19 para o estado do Maranhão. Serão enviadas 81 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, 63,1 mil doses da Pfizer/BioNTech, e outras 42,1 mil doses de imunizantes da Janssen, da Johnson&Johnson, que chegou ao Brasil nessa terça-feira (22) e já começa a ser distribuída. Esta última é alvo de grande expectativa, por possibilitar a imunização contra o novo coronavírus em dose única.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), estabelecido pelo Ministério da Saúde, a primeira remessa com doses da Janssen é destinada a portadores de comorbidades e de deficiência permanente. Integram esse público-alvo no estado 37.898, conforme levantamento prévio das autoridades de saúde.

Em relação ao novo lote da Pfizer/Comirnaty, serão enviados ao Maranhão 63.180 doses para aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e portadores de deficiência permanente. O público-alvo dessas vacinas é de 57.057 pessoas.

Quanto a nova remessa da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, o estado receberá 81 mil doses, destinadas à aplicação em integrantes das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas (2.482); trabalhadores da educação do ensino básico (19.391); trabalhadores de educação do ensino superior (11.994) e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (2.591). Um total de 36.458 pessoas compõem o público-alvo desses imunizantes.

Boletim

Boletim epidemiológico divulgado no início da noite desta quarta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou o registro de 1.341 novos casos confirmados de Covid-19 no Maranhão. Foram 147 na Ilha de São Luís, 93 em Imperatriz e 1.101 em Imperatriz.

O número de mortes no estado chegou a 40, das quais seis ocorreram nas últimas 24 horas. Do total de óbitos, 13 aconteceram no município de São Luís.

Desde o início da pandemia, o Maranhão acumula 311.207 casos de infecção pelo novo coronavírus e 8.841 mortes. Os casos ativos somam 31.164. O número de pacientes recuperados chega a 271.202.

Arraiais da Vacinação são essenciais para acelerar imunização contra Covid-19, diz presidente da Assembleia

Othelino destacou a importância dos mutirões para fazer a vacinação chegar a todos os cidadãos maranhenses

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), falou, durante a sessão remota desta terça-feira (22), sobre a importância do ‘Arraial da Vacinação’, promovido pelo Governo do Estado, como medida para acelerar a imunização com a primeira dose em diversos municípios maranhenses e, também, nas áreas mais periféricas da capital. 

O parlamentar afirmou, ainda, que não há retenção de vacinas no Estado e que, independente de posicionamento político-partidário, é essencial que a vacinação chegue a todos os cidadãos e cidadãs.

“O ‘Arraial da Vacinação’ na Cidade Olímpica, em São Luís, por exemplo, conseguiu atingir quatro mil pessoas em um único dia. No final de semana passado, milhares de pessoas vacinaram nos mutirões realizados também nos municípios de Pinheiro, Imperatriz, São João dos Patos, além dos outros já promovidos em Açailândia, Santa Inês e Timon. Em cada ação dessa são 4, 5, 6, 8 mil pessoas a mais vacinadas”, ressaltou Othelino Neto.

O chefe do Legislativo disse que cada edição do Arraial deve ser festejada, uma vez que representa mais pessoas vacinadas com a primeira dose, o que também reflete na redução da faixa etária da imunização. “Toda a mobilização que é feita pelo governo e as prefeituras estimula a vacinação e promove o avanço no processo de imunização nos municípios maranhenses”, completou.

Segunda dose

Othelino também chamou a atenção para a importância de serem realizadas campanhas permanentes para que as pessoas tomem a segunda dose do imunizante. Ele ressaltou que ainda há uma quantidade significativa de pessoas que não estão completando o ciclo de imunização, muitas vezes por falta de informação.

“Eu até tenho sugerido a alguns prefeitos que façam uma espécie de busca pelos contatos deixados nos cadastros, a fim de que equipes dos municípios possam contatar essas pessoas e chamar para a segunda dose. Nós sabemos que só com a primeira aplicação não existe uma imunização segura e completa”, assinalou.

Prefeitura de Paço do Lumiar intensifica combate à Covid-19 e desmente vereadores

Prefeita Paula Azevedo lidera combate á Covid-19 em Paço do Lumiar com múltiplas ações

A Prefeitura de Paço do Lumiar vem atuando desde o início na pandemia de coronavírus em uma força tarefa para minimizar os impactos da doença no município. Foram adotadas diversas medidas para conscientizar, proteger e imunizar os luminenses. Diariamente cerca de 2 mil pessoas são vacinadas no município. A cidade também conta com testagem disponível para a população e proporciona acesso fácil aos pontos de vacinação.

Em menos de duas semanas, Paço do Lumiar bateu dois recordes consecutivos de vacinados em 24 horas. A competência da secretária municipal de saúde parece ter incomodado alguns parlamentares que nada fizeram até o momento para auxiliar no processo de imunização da população.

Há alguns dias dois vereadores quiseram causar burburinho sem fundamento alegando que havia o descarte incorreto de lixo na cidade. Os parlamentares filmaram uma caixa dentro do carro de coleta de lixo que supostamente armazenava lixo hospitalar. No entanto, na caixa não havia nenhuma amostra de seringas, agulhas ou medicamentos. 

Cidadão é vacinado contra o novo coronavírus em ponto de imunização de Paço do Lumiar

Em um segundo vídeo compartilhado, o vereador Miércio Martins afirma que está em uma UBS de Paço do Lumiar (cujo nome nunca foi citado) e mostra suposto material hospitalar armazenado em área restrita da suposta UBS. O que causa espanto é que claramente o material estava armazenado em um ponto restrito, envolto em caixas e reforçado com sacos para evitar o contato.

Padrão de qualidade

Diante disso, a prefeitura se manifestou afirmando que a limpeza pública é realizada rotineiramente por meio de coleta de lixo doméstico, realizado pela empresa Sellix Ambiental. Seguindo o mesmo padrão de qualidade, a coleta de lixo hospitalar vem sendo realizada no município pela empresa Maxtec Serviços. A Prefeitura de Paço do Lumiar tem trabalhado para reativar a Base Centralizada do SAMU 192 que atualmente encontra-se descredenciada devido às desidiosas gestões anteriores. Acontece que o SAMU 192 apresentava irregularidades que deveriam ser solucionadas no prazo de três meses para manutenção do funcionamento da unidade, mas as gestões anteriores não cumpriram os requisitos e não enviaram os relatórios das tomadas de decisões ocasionando a permanência da desabilitação.

Coordenadora do SAMU de Paço do Lumiar, Ilana Thiana Silva Penha, elaborou minucioso relatório explicando situação da Base Centralizada

Diante desse cenário, a coordenadora do SAMU da municipalidade, Sra. Ilana Thiara Silva Penha, elaborou minucioso relatório explicando a situação atual da Base Centralizada, listando as inconformidades sanadas, as ainda pendentes, os prazos de 180 dias (cento e oitenta dias) para a solução e a urgente necessidade do retorno.

A Prefeitura de Paço do Lumiar continua a trabalhar arduamente em prol dos luminenses e nunca se recusou a dar nenhum tipo de esclarecimento à população ou à Câmara Legislativa. Temos  trabalho para arrumar a casa para melhor atender a população.

Mídia nacional divulga fake news sobre suspensão da vacinação em São Luís

Veículos da grande mídia nacional estão propagando uma fake news sobre a suspensão da vacinação contra a Covid-19 em São Luís. A rádio Jovem Pan, o site UOL, os jornais Valor Econômico, O Globo, Correio Brasiliense, Diário de Pernambuco e outros órgãos de comunicação do país informam erroneamente que a aplicação da primeira dose na capital maranhense foi interrompida por falta de estoque.

Da forma como foi elaborada, a notícia dá a entender que a cidade está sem vacina,.ou seja, que a campanha não alcançou todos os públicos. Nada mais falso e digno de retratação.

Na verdade, a primeira dose deixou de ser disponibilizada porque São Luís alcançou a idade-limite estabelecida pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), que é 18 anos. A meta foi batida ontem. A pendência, agora, é quanto aos retardatários, que serão vacinados tão logo seja definido um calendário para eles.

A segunda dose continua sendo aplicada normalmente, no Centro Municipal de Imunização, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, das 8h às 18h. E os outros oito pontos de vacinação continuarão funcionando até o fim de campanha.

Vale destacar que São Luís é a capital com a vacinação mais avançada. Em cinco meses de campanha, 80,01% da população adulta da cidade recebeu a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus.

“Arraiá do Povo em Casa” – TV Assembleia abre segunda edição nesta quinta com apresentações inéditas

O Boi de Itapera está na programação do “Arraiá do Povo em Casa”, que será transmitido pela TV Assembleia a partir desta quinta

Chegou a hora de guarnicê. Vai começar a festança do “Arraiá do Povo em Casa”. A segunda edição do evento realizado pela TV Assembleia acontece nesta quinta-feira (24), Dia de São João; na sexta (25) e sábado (26), com apresentações inéditas transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto 9.2), Youtube da emissora (tvassembleiama), Insta e Face, a partir das 19h. 

Os amantes das brincadeiras vão poder matar a saudade acompanhando de casa as apresentações dos tradicionais grupos folclóricos do São João maranhense.

Por conta da pandemia, que exige o distanciamento social, a intenção da Assembleia Legislativa, que já realiza um dos mais consagrados arraiais do Maranhão, é manter acesa a chama da tradição de uma das festas mais populares do Brasil.

A Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal vai encantar os telespectadores com a beleza de sua coreografia e indumentária

O diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings, afirmou que as expectativas para a segunda edição do “Arraiá do Povo em Casa” são as melhores possíveis e que tudo está sendo preparado com muito carinho para os três dias de transmissão.

“É a nossa forma de manter acesa a chama junina que existe em cada maranhense apaixonado pelo São João. Mesmo com a vacinação em andamento, continuam as medidas restritivas, o que nos leva a buscar soluções criativas. Por isso, diante do sucesso que foi o “Arraiá do Povo em Casa”, no ano passado, decidimos realizar essa nova edição já que ainda não é possível guarnicermos novamente ao vivo na grande festa junina que a Casa do Povo sempre faz”, disse Jinkings.

Alegria

Em casa, as pessoas vão poder arrastar o sofá e dançar com as mais de 20 atrações. O propósito é levar toda a alegria das matracas, os sotaques marcantes e cadenciados dos nossos bois, o ritmo contagiante das danças tradicionais e todo o brilho que faz do São João do Maranhão o melhor e mais diversificado do Brasil.

As matracas do Boi da Pindoba vão ecoar na festança junina do “Arraiá do Povo em Casa”

Para conferir um brilho todo especial à segunda edição do “Arraial do Povo em Casa”, foi montado um cenário junino no prédio do Complexo de Comunicação, de onde serão transmitidas as brincadeiras. Durante a exibição, os apresentadores farão, ao vivo, a interação com os internautas nas redes sociais, usando a hashtag #ArraiáDoPovoEmCasa. Também será disponibilizado um contato via whatsApp (98 9972-6181) para o envio de vídeos e mensagens de texto. 

Veja a programação completa

QUINTA

BOI DE MORROS
CACURIÁ DE DONA TETÉ
BOI DE NINA RODRIGUES
BOI DE SANTA FÉ
BOI DA MAIOBA
TAMBOR DE CRIOULA DE LEONARDO

SEXTA 

BOI PIRILAMPO
DANÇA PORTUGUESA ARTE E BELEZA DE PORTUGAL
BOI NOVILHO BRANCO
BOI UNIÃO DA BAIXADA
BOI DE RIBAMAR
BOI DE ITAPERA

SÁBADO

BOI DE SONHOS
BOI DA PINDOBA
BOI DA LUA
QUADRILHA MOCINHA DO SERTÃO
BOI DE MARACANÃ
BOI BRILHO DA ILHA
BOI BAIRRO DE FÁTIMA

Dose Premiada: Flávio Dino centraliza programa em seu gabinete para manipulação política

Flávio Dino anuncia valores a serem sorteados pelo programa “Dose Premiada”, que poderão ser adequados por ele próprio por decreto

Serão concentradas na Secretaria de Estado de Governo (Segov) e não na Secretaria de Estado da Saúde (SES), como recomendam a lógica e o bom senso, as decisões sobre os sorteios do programa Dose Premiada, que destinará quantias em dinheiro, em um total de R$ 2,7 milhões, como forma de incentivar os maranhenses a tomar a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus. A Segov é a pasta vinculada diretamente ao gabinete do governador e auxilia o chefe do Poder Executivo no cumprimento de sua missão constitucional e atende, até mesmo, necessidades básicas palacianas, como compra de alimentos para consumo diário, contratação de lavanderia e outros produtos e serviços rotineiros.

É esse o grau de intimidade de Flávio Dino com o programa que idealizou e que muitos têm visto com certa desconfiança. A própria medida provisória que instituiu o Dose Premiada, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 18, contém dispositivos que conferem ao agora “ex-comunista” poder máximo para gerir o montante a ser sorteado e abrem brechas para manipulação, a fim de atender eventuais conveniências.

Tal possibilidade está evidente no parágrafo único do artigo 2° da medida provisória, sob a forma de regulamentação. O dispositivo permite ao governo fazer adaptações, por decreto, ao número de premiações e às quantias a serem sorteadas. A princípio, o programa prevê o sorteio de 700 prêmios de R$ 1.000,00 (mil reais), 200 prêmios de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e 100 prêmios de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Com liberdade para fazer adequações ao uso do dinheiro, nada impede que Flávio Dino altere as quantias a cada sorteio, a pretexto de estimular o maior número de pessoas possível a tomar a segunda dose. Seria uma forma de atender a interesses ocultos sem violar as regras do programa.

Apenas no 6° parágrafo da medida provisória, a SES é mencionada como uma das pastas responsáveis pela execução do Dose Premiada – ao lado da influente Segov, citada logo na sequência, em uma espécie de poder compartilhado.

Apesar de a medida provisória prever a atuação das duas pastas, cada uma dentro de suas respectivas atribuições, qualquer um com a mínima noção de como Flávio Dino governa sabe qual das duas terá mais peso.

Abaixo, o texto da medida provisória publicada no Diário Oficial do Estado:

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima