A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quinta-feira (27), o resultado da análise das amostras de 147 profissionais do hospital privado de São Luís onde está internado o tripulante do navio MV Shandong Da Zhi infectado pela cepa indiana da Covid-19. Após o sequenciamento genômico do material coletado, feito pelo Instituto Evandro Chagas, de Belém (PA), a constatação é que seis contraíram o novo coronavírus, mas nenhum deles é portador da cepa B.1.617, originária da Índia, considerada altamente letal.
Assim, foi descartada, por enquanto, a transmissão local da variante indiana, o que tranquilizou as autoridades de saúde e sanitárias locais e põe fim ao clima de alarme gerado por rumores de circulação do agente nocivo em São Luís.
Os seis profissionais do hospital particular foram diagnosticados com a cepa P1 do novo coronavírus, conhecida popularmente como “cepa de Manaus”.
Ainda de acordo com o comunicado da SES, o tripulante indiano do navio segue internado na Unidade Terapia Intensiva (UTI), ainda em estado grave, porém estável. Quanto aos 23 tripulantes que permanecem no navio, todos seguem em quarentena e estão assintomáticos.
Segue o comunicado da SES: