O empresário Paulo Marinho recebe hoje, em Caxias, um grupo de empresários brasileiros do agronegócio. Marinho, que há anos luta pela implantação do Porto Seco no município, quer aproveitar o momento da expansão do plantio de soja na região para viabilizar a implantação de projetos voltados à avicultura e suínos.
Segundo Marinho, não basta apenas produzir e exportar a soja em grãos. O importante é agregar valor e transformar os grãos em proteína. Isso será possível, já que a região já começa a se destacar como produtora de soja e milho.
Paulo Marinho acredita que com a implantação do Porto Seco e o uso da ferrovia, a exportação de produtos acabados para o exterior se tornará fácil apartir do Porto Seco de Caxias. “Temos a melhor logística e a região produtora no nosso entorno, o que nos dá uma vantagem na logística agora, que poderemos absolver aqui as exportações do Piauí, onde não há porto”, justifica o ex-prefeito de Caxias.
Um dos presentes na reunião será o senador Roberto Rocha, que encaminha junto ao Governo Federal a demanda de Marinho pelo Porto Seco. Relator da Reforma Tributária no Congresso Nacional, Roberto Rocha poderá ser um facilitador na consecução do projeto, que poderá transformar o Leste Maranhense.
“Precisamos resgatar nossa tradição de exportador. Caxias, no século passado, exportava tecidos e algodão. Dá para voltar a exportar, gerar empregos aqui mesmo, transformando grãos em proteína e abrindo a cadeia produtiva do agro negócio aqui mesmo e não na China”, explicou o ex-prefeito de Caxias e maior expressão política da Região dos Cocais.