A pesquisa Escutec/O Estado divulgada nesse sábado (27) confirmou o que muitos observadores já vinham cogitando: a ex-governadora Roseana Sarney ressurgiu com força para mais uma vez tornar-se protagonista no cenário político do Maranhão. O levantamento indicou as intenções de votos para a sucessão estadual, em 2022, e cravou a emedebista como favorita na disputa, com ampla vantagem sobre os demais nomes incluídos na sondagem.
Para muitos, o resultado da pesquisa foi recebido com surpresa. Mas para outros tantos, sobretudo os que acompanham com atenção a movimentação das peças do xadrez político, trata-se de uma tendência natural ante o desgaste da esquerda – no Maranhão liderada pelo cada vez mais impopular Flávio Dino (PCdoB) – e pela ausência de nomes de expressão e sem manchas no currículo para concorrer a eleições majoritárias.
A presença mais frequente de Roseana nas redes sociais, seja com postagens de amenidades, seja dando palpites e sugestões para a administração pública, área que tão bem conhece, é outro fator que deve ter influenciado para que ela largasse na dianteira na corrida ao Palácio dos Leões, mesmo sem ter confirmado pré-candidatura ao governo.
É bem possível que os números favoráveis da pesquisa tenham dado à ex-governadora o ânimo que faltava para mais uma vez encarar as urnas para voltar a ocupar a cadeira mais cobiçada da política estadual.
Com longa trajetória na vida pública, conhecida por todos os maranhenses e consolidando-se dia após dia como influenciadora nas redes sociais, Roseana tem tudo para turbinar ainda mais o seu nome e lançar-se com força e chances reais de sucesso a qualquer projeto.