O prefeito Fábio Gentil sancionou nessa terça-feira (16) a Lei Municipal nº 2512 que garante à Prefeitura de Caxias a autorização para adquirir vacinas contra a Covid-19, além da entrada no Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), um consórcio intermunicipal organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FPF).
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores na última segunda-feira (15). A votação foi em caráter de urgência.
Com a Lei, a Prefeitura espera adquirir doses que possam garantir a cobertura vacinal no município, já que as vacinas enviadas em remessa pelo Governo Federal estão chegando num ritmo lento. A lei permite não apenas a compra de vacinas, mas também a aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde voltados para o combate à covid-19.
O consórcio
O consórcio intermunicipal é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) cujo objetivo é adquirir vacinas contra Covid-19. Em todo o Brasil, de acordo com informações da FPF, até o dia 16 de março, 2.457 municípios manifestaram interesse em aderir ao consórcio público. Aqui no Maranhão, 28 cidades entraram na lista de interessados, entre elas Caxias, São Luís, Imperatriz, Timon e Santa Inês.
Fonte: Hudson Braz/Portal Guanaré