Carnaval Lava Pratos e as suas curiosidades em São José de Ribamar

0comentário
Orla de São José de Ribamar sempre foi um tradicional ponto de encontro de foliões no fim de semana seguinte ao Carnaval

O ano de 2021 foi diferente para os amantes do Carnaval em São José de Ribamar. Conhecido nacionalmente como um dos carnavais mais agitados fora de época, o tradicional Carnaval Lava Pratos dará espaço para algo muito maior e que requer conscientização e solidariedade para aqueles que têm enfrentado a pandemia de forma dolorida e de muitas perdas.

Porém, pensando nisso e não deixando essa chama se apagar, a Prefeitura de São José de Ribamar preparou, com carinho, 10 curiosidades sobre o mais charmoso carnaval fora de época do país.

1 – FAKE – Não é verdade que o Lava Pratos foi um evento realizado por garçons, tendo em vista que não existia garçom nessa época.

2 – FATO – O Lava Pratos começou depois da II Guerra Mundial, após a escola de samba Batuqueiro Naval visitar agremiações em São Luís, na terça-feira de Carnaval, como, por exemplo, Águia de Samba, Mangueira, Flor do Samba e Turma do Quinto, que fizeram uma promessa a São José de Ribamar, caso conseguissem as melhores colocações no Carnaval. Por esse motivo, as escolas da capital resolveram retribuir a gentileza, no primeiro domingo do pós-carnaval.

3 – MITO – O primeiro carnaval fora de época não é o Lava Pratos de São José de Ribamar, como muitos especulam. O primeiro carnaval fora de época é o de Feira de Santana (BA), no dia 27 de março em 1937. São José de Ribamar recebeu o segundo carnaval fora de época do país em 1946.

4 – FOFÃO – O personagem mais conhecido do Carnaval é o fofão. Esse personagem foi bem representado pelo ícone “Zé Capanga”, que se configurava com a melhor roupa de fofão para receber as escolas de samba naquela época.

Cenário da cidade balneário sempre se encheu de cores no Carnaval de Lava-Pratos

5 – FANTASIA – Todos os personagens do Carnaval curtiam a festa de forma padronizada, com o uso de fantasias ao som das marchinhas de carnaval.

6 – CONCENTRAÇÃO – A concentração das escolas de samba era no bairro Cruzeiro e elas desfilavam até a Praça da Igreja, onde recebiam a benção e voltavam para o local de concentração para retornar a São Luís.

7 – ANTIGO FORMATO – Esse modelo de escolas de samba e marchinhas de carnaval durou até meados de 1980.

8 – NOVO FORMATO – Hoje, o Lava Pratos é uma mistura de vários ritmos. Reggae, axé, swingueira e outros ritmos descaracterizaram o tradicional desfile das escolas de samba.

9 – LOCALIZAÇÃO – O Carnaval Lava Pratos acontece no Parque Folclórico Terezinha Jansen, localizado na Avenida Beira Mar, em São José de Ribamar.

10 – SAUDADE – Pela primeira vez na história não é realizado o Carnaval do Lava Pratos em São José de Ribamar.

Sem comentário para "Carnaval Lava Pratos e as suas curiosidades em São José de Ribamar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS